ARETÉ

17.02.2023 -

Jogos Olímpicos na Antiguidade – Cursos, Palestras e Workshop para escolas, professores e instituições

 Neste ano, quando ocorrem pela primeira vez no Brasil os Jogos Olímpicos, a Areté –  Centro de Estudos Helênicos realiza várias atividades para o estudo e divulgação da cultura grega antiga. Oferecemos cursos, palestras e workshops para escolas, professores e entidades para a reflexão sobre a origem e a história dessa celebração universal.
Iniciados em 776 a.C.e disputados por mais de mil anos, os jogos olímpicos foram a principal celebração do mundo grego antigo. Além do caráter religioso e festivo, os jogos são emblemáticos do espírito agonístico, da liberdade e dos valores de uma cultura que tinha início com a fundação e gestão de inúmeras cidades-estado. O desenvolvimento posterior da democracia e da cultura muito deve ao espírito agosnístico simbolizado pelos jogos.
Compreender o lugar e a importância dos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga é aproximar-se de valores que ajudaram a construir a civilização grega e que valem ser repensados ainda hoje. Tal compreensão possibilita dialogar com os propósitos e o espírito dos Jogos na atualidade.Os projetos que estão sendo desenvolvidos, tem como objetivo promover a interdisciplinaridade com a história, filosofia, arte, dança e educação física.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail secretaria@arete.com.br
 

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades