Há informações sobre a vida diária dos antigos a partir de análises de vasos e outros achados. Possui alguns aplicativos interativos que fornecem mais informações ao modo de jogo.
Parte dedicada do Museu aos Clássicos
Museu fundado em 1863 teve sua nova sede inaugurada em 2009, a 300 metros da Acrópole. Seu acervo é formado basicamente por achados arqueológicos da própria Acrópole.
Desde 1962 mantém achados de sua região e da Macedônia em geral, de muitos períodos de sua história.
Fundado em 1829, reúne grande acervo de achados desde o período pré-histórico até o final da idade antiga. Destaque para as coleções cicládica, micênica e de thera
Estabelecido em 1903, situa-se numa encosta do Monte Parnaso, junto às ruínas do antigo templo de Apolo e reúne achados da região em diversos períodos.
Exibe achados da civilização minóica e é tido como o principal do gênero em todo mundo. Está fechado para reformas desde 2006.
Desde 1885 organiza seu acervo dos achados da região que abrigava o antigo templo de Zeus. Em 1975 o museu inaugurou sua nova sede, onde hoje consegue abrigar todo seu acervo. Destaque para sua coleção de peças em bronze, a maior coleção do mundo nesse gênero.
Obras de arte clássicas.
Recebe seu nome a partir de seu fundador, Antonis Benakis, e inaugurado em Athenas em 1931. Reúne obras de todos os períodos históricos da Grécia, assim como de sua pré-história.
É dedicado ao estudo e divulgação das antigas culturas do Egeu e do Chipre, com especial ênfase à arte cicládica do terceiro milênio antes de nossa era.
O acervo do museu começou a ser formado por Dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo, que a partir de 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República. Na década de 1970, foi possível ampliar significativamente esse acervo.
Atualmente, as principais atribuições do Museu de Arte Sacra de São Paulo são: recolher, classificar, catalogar e expor convenientemente objetos religiosos cujo valor estético ou histórico recomende a sua preservação; expor permanente, pública e didaticamente seu acervo; promover o treinamento, a capacitação profissional e a especialização técnica e científica de recursos humanos necessários ao desenvolvimento de suas atividades; incentivar e apoiar a realização de estudos e pesquisas sobre arte sacra e história da arte; promover cursos regulares, periódicos ou esporádicos de difusão, extensão e de treinamento sobre temas ligados a seu campo de atuação.
Desde 1994 expõe obras de diversas épocas da cultura bizantina.
Situa-se na antiga capital do reino da Macedônia e se destaca por dar acesso às tumbas da antiga dinastia real, descobertas pelo arqueólogo Manolis Andronikos.
Dedicado à conservação de inscrições dos tempos mais remotos até o período tardio da Império Romano.
Obras que outrora estiveram em solo helênico podem ser vistas hoje no Museu francês.
Dedicado desde 1953 à memória da Ilha, tão significativa à nossa história.
Obras clássicas presentes no Museu do Vaticano
Obras clássicas em exibição
Página que indexa diversos museus da região.
Página do sítio de Pompéia.
Copyright © 2011 - All Rights Reserved - Areté - Centro de Estudos Helênicos
Rua dos Macunis, 495 - Vila Madalena - São Paulo - SP - Brasil 05444-001
Tel: (11) 3032-3939 (Segunda a Sexta das 13:30h às 20:30h e Sábado das 09:00h às 14:00h)
E-mail: secretaria@arete.org.br | Whatsapp (11) 97113-0660