LOGIN
ASSOCIE-SE!
Apoie nossa missão e colabore para que possamos perseverar como instituição autossustentável.

NÚCLEOS

Núcleo Cinema

Coordenadores:

 

Marina Zarvos Ramos de Oliveira

Paulo Sertek

Dimitra  Apostolopoulou

Dimitri Apostolopoulos

 

O Núcleo de Cinema e Debate dedica-se à divulgação de obras gregas de grande expressão cultural e artística, compondo com vários outros núcleos do Centro de Estudos Helênicos Areté.

Este núcleo existe desde 2005, contando, em cada uma das exibições, com a participação de convidados -  amantes da sétima arte ou interessados em conhecê-la melhor e participar  das reflexões.

As exibições, debates e palestras, normalmente realizadas nas dependências do Areté,  ocorrem durante estes tempos de  pandemia no nosso canal do Youtube.

 

 

GRUPOS DE ESTUDO

13 Mar. 2021

Roda de conversa sobre o filme: O Tempero da Vida 

Em O Tempero da Vida (2003), filme de Tassos Boulmetis, Vassilis (Tassos Bandis), dono de uma loja de especiarias em Istambul e patriarca de uma família de raízes gregas, transmite ao pequeno neto ,Fanis (Markos Osse), seu saber ancestral sobre o mistério dos temperos. 

O mundo de ambos será marcado pelas relações deterioradas entre Grécia e Turquia devido à questão de Chipre (final da década de 50 em diante). O filme é uma viagem nostálgica sobre pessoas que deixam suas terras e seus conflitos pessoais, além de apresentar a poesia existente na arte da culinária e nos mistérios do amor. 

Mediação e comentários: Aspásia Papazanákis 

Comentários: Isabella Callia e Táki Cordás

 

 

21 de mar. 2021

Entrevista exclusiva do Núcleo de Cinema da Areté com o diretor de “O Tempero da Vida” (2003), Tassos Boulmetis. 

A entrevista foi feita por Dimitris Apostolopoulos em 10 de Março de 2021 e reproduzida parcialmente na “Roda de Conversa” com os professores e colaboradores Táki Cordás, Isabella Callia e Aspásia Papazanákis, que exploraram aspectos históricos, da tradição culinária e psicologia da obra. Link da “Roda de Conversa” realizada em 16 de Março de 2021: https://youtu.be/ulLsLiTQuAQ​ 

Apoio: Pegasus ProduçõesREBÉTIKO - o filme

com comentários de Taki Cordás  e Paulo Sertek e mediação Raphael Retucci

 

 

 

Rebético -filme e debate

 

14 NOVEMBRO   2020. SÁBADO      

18:00 às 20:00h  GRATUITO   ONLINE

 

A reabertura dos trabalhos do Núcleo de Cinema e Debate trará o filme que conta a saga de um grupo de cantores e músicos gregos (rebétis) nas primeiras décadas do século 20.  

Foca na história de vida de uma mulher que vive na Grécia entre 1920 e 1955, Marika Ninou.  

Além de uma viagem à história da primeira metade do século 20, é também uma viagem à origem do Rebétiko, movimento cultural que surge em Constantinopla e Esmirna, na Ásia Menor (atual Turquia) e se desenvolve com os gregos refugiados dessa região após o conflito Greco-Turco de 1922, já nas favelas dos principais portos gregos, principalmente o de Pireus (Atenas).  

Os olhares do psiquiatra Tákis Cordás, profundo conhecedor do movimento Rebétiko, e do dançarino e professor Paulo Sertek, sobre a dança do período serão apresentados após uma quinzena de exibição do filme na plataforma social Youtube da Areté. Neste dia, após as palestras, o público está convidado a participar através do chat, com suas perguntas.

 

Copyright © 2011 - All Rights Reserved - Areté - Centro de Estudos Helênicos

Rua dos Macunis, 495 - Vila Madalena - São Paulo - SP - Brasil 05444-001

Tel: (11) 3032-3939 (Segunda a Sexta das 13:30h às 20:30h e Sábado das 09:00h às 14:00h)

E-mail: secretaria@arete.org.br | Whatsapp (11) 97113-0660