NÚCLEOS

Núcleo Mitologia

COORDENADORES

Stylianos Tsirakis – Presidente do Conselho Deliberativo da Areté, Editor da Odysseus Editora, Arquiteto de formação e estudioso da Cultura Clássica, especialmente da Mitologia Grega.

Vera L. Couto – psicoterapeuta de orientação junguiana, membro do Conselho Deliberativo, da Diretoria e Coordenadora do Núcleo de Mitologia da Areté.

Ana Célia Rodrigues de Souza – psiquiatra, analista da SBPA-IAAP, coordenadora do MiPA (Núcleo de Mitologia e Psicologia Analítica da SBPA-SP) e membro do Núcleo de Mitologia da Areté- Centro de Estudos Helênicos.

Sylvia Mello Silva Baptista  – psicoterapeuta, mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP, analista junguiana da SBPA/IAAP, coordenadora do MiPA (Núcleo de Mitologia e Psicologia Analítica da SBPA), e membro do Núcleo de Mitologia da Areté- Centro de Estudos Helênicos. 

 

GRUPOS DE ESTUDO

GEM – Grupo de Estudos de Mitologia


Grupo de Estudos interdisciplinar, ou seja, formado por estudiosos oriundos de áreas diversas do conhecimento. Iniciou suas atividades em junho de 2009, no âmbito da Editora Odysseus. Com a criação do Areté – Centro de Estudos Helênicos, em 2011, passa a compor o quadro de Grupos de Trabalho da instituição, sob a égide do NuMI.

Coordenadores Stylianos Tsirakis e Vera L. Couto

 

Leitura das Comédias de Aristófanes, em 7 Encontros

Venha participar da leitura das duas comédias de Aristófanes, em 7 encontros, coordenados por Stylianos Tsirakis. O 1º encontro será no  próximo dia 6 de abril, às 20h30.

As comédias de Aristófanes são uma reflexão ousada sobre a polis, concidadãos e instituições e nos impressionam, vinte e cinco séculos depois, pela franqueza, coragem, humor e liberdade com que tratam  os mais variados temas.
 Em Lisistrata as mulheres fazem um greve de sexo para convencerem seus maridos e as cidades a selarem a paz e porem fim à guerra. Nas Tesmoforiantes, Eurípides será julgado pelas mulheres inconformadas com as revelações e supostas maledicências do tragediógrafo  ao gênero feminino.
 
 
Utilizaremos a tradução e estudo de Adriane Duarte (Duas  comédias, Ed. Martins Fontes)

Início 6/4. Todas as quartas-feiras, das 20h30 às 22h30.
Doação sugerida para os 7 encontros: R$ 100,00.


Cursos, palestras e workshop para escolas, professores e instituições.

Neste ano, quando ocorrem pela primeira vez no Brasil os Jogos Olímpicos, a Areté -  Centro de Estudos Helênicos realiza várias atividades para o estudo e divulgação da cultura grega antiga. Oferecemos cursos, palestras e workshops para escolas, professores e entidades para a reflexão sobre a origem e a história dessa celebração universal, além de outros temas da mitologia.

Iniciados em 776 a.C.e disputados por mais de mil anos, os jogos olímpicos foram a principal celebração do mundo grego antigo. Além do caráter religioso e festivo, os jogos são emblemáticos do espírito agonístico, da liberdade e dos valores de uma cultura que tinha início com a fundação e gestão de inúmeras cidades-estado. O desenvolvimento posterior da democracia e da cultura muito deve ao espírito agosnístico simbolizado pelos jogos.

Compreender o lugar e a importância dos Jogos Olímpicos na Grécia Antiga é aproximar-se de valores que ajudaram a construir a civilização grega e que valem ser repensados ainda hoje. Tal compreensão possibilita dialogar com os propósitos e o espírito dos Jogos na atualidade.Os projetos que estão sendo desenvolvidos, tem como objetivo promover a interdisciplinaridade com a história, filosofia, arte, dança e educação física.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail secretaria@arete.com.br
 

Copyright © 2011 - All Rights Reserved - Areté - Centro de Estudos Helênicos
Rua dos Macunis, 495 São Paulo - SP - Brasil 05444-001
Tel: (11) 3032-3939 | E-mail: secretaria@arete.org.br