LOGIN
ASSOCIE-SE!
Apoie nossa missão e colabore para que possamos perseverar como instituição autossustentável.

NÚCLEOS

Núcleo Teatro

Coordenadores:



Jean Kaletrianos - Ator, violinista, músico e cantor, indicado em 2011 ao Prêmio Shell de Teatro pela preparação vocal do espetáculo “Prometheus, a tragédia do fogo”.

Formado pelo Conservatório Helênico de Atenas e em Musicologia na Universidade de Sorbonne, Paris, onde integrou a orquestra e o coral. 

Estudou violino no Conservatoire de Chatou com Roger André. Estudou canto e voz com Caio Ferraz e Theophil Meier assim como aulas de análise, composição, estética e atualização pedagógica com Hans-Joachim Koellreutter. 

Integrou a Orquestra Sinfônica Municipal, SP. Formado em Artes Cênicas pelo Teatro-Escola Macunaíma, desenvolveu pesquisa teatral no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas, LUME - UNICAMP. Integrou a Cia Coral do Estado de São Paulo. Participou de worksession com Jerzy Grotowski na Irvine University, Califórnia e com Eugenio Barba no "Istituto Italiano", Rio de Janeiro. 

De 1995 a 2018 foi professor de teatro e música no Liceu Pasteur. Foi ator e preparador vocal da Cia de Teatro Balagan desde setembro de 2007, tendo participado como ator no espetáculo "Prometheus, a tragédia do fogo", assim como ator e músico na Cia da Memória em 2014, tendo participado como ator e violinista na trilogia "Karamázov". Em 2013 e 2014 lecionou na S.P. 

Escola de Teatro e desde 2015 leciona na Escola Livre de Teatro de Santo André.


Leonardo Antunes - Diretor, ator e professor de teatro, formado em Arte Cênicas pela ECA-USP. Em 2016, fez residência artística com o grupo teatral Attis Theater, dirigido por Theodoros Terzopoulos, em Atenas, Grécia. Integrou o Centro de Pesquisa Teatral dirigido por Antunes Filho e realizou cursos com os diretores russos Anatoli Vassiliev e Jurij Alschitz, e com o ator Yoshi Oida, dentre outros.


Entre 2007 e 2015 foi ator na Cia Teatro Balagan, dirigida por Maria Thais, onde integrou o projetoDo Inumano ao Mais-Humano (2008) e atuou no espetáculo Prometheus - a tragédia do fogo. Também atuou no espetáculo “Do Amor”, de Phillippe Minyana, direção de Francisco Medeiros (2015, espetáculo indicado ao Prêmio APCA  - melhor direção – e ao Prêmio Aplauso Brasil – melhor elenco), e trabalhou com diretores, como André Garolli e Mário Massetti.


Pela Cia. de Ensaio, dirigiu e fez a dramaturgia do espetáculo Três Estações (2007, finalista do Prêmio Nascente-USP, e selecionado pelo Projeto Primeiro Sinal do SESC-SP) e dirigiu o espetáculo Ausência (2010), ambos contemplados com o PROAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria Estadual de Cultura de São Paulo. Também dirigiu “O Arquiteto e o Imperador da Assíria” de Fernando Arrabal (2015) com a Cia de 2; foi diretor e dramaturgo de “Urbania” (2006) e diretor de “Ensaio para Blasted” (2003) de Sarah Kane.


Foi diretor do Projeto-Espetáculo da Fábrica de Cultura Jardim São Luís (Programa da Secretaria Cultura da Secretaria de Cultura do estado de São Paulo) e artista-orientador do projeto Ademar Guerra por 6 anos.
 

O Núcleo
 

O meta do núcleo de teatro da Areté é despertar o ser dramático latente no ator e no público por meio de um trabalho centrado na tragédia grega. Desenvolvemos pesquisa e experimentação da forma e dos grandes temas da tradição trágica grega, lidando em especial com a poética dos fragmentos.

GRUPOS DE ESTUDO

Oficina de Teatro

 

O Ser Dramático

por Jean Pierre Kaletrianos

Realizado dia 09 de março 2019 (encerrado)

A Oficina  “O ser dramático”, sob coordenação do professor de Teatro e Música Jean Pierre Kaletrianos -  Ator, Diretor de Teatro e  Violinista.

Uma oportunidade para vivenciar uma experiência-investigação teatral através do corpo-voz, passando por versos do antigo drama helênico.

A Oficina tem como objetivo maior despertar ou revisitar o "ser dramático" em si mesmo, assim como, provocar o interesse para a formação de um núcleo teatral, tendo como epicentro o drama antigo, no espaço cultural da Areté.

 


Curso

Teatro e Tragédia
Início Abril 2019 (encerrado)

 

Tem como objetivo além de despertar o ser dramático de cada um, investigar a ação teatral através da tragédia grega, entrando em contato com sua forma e seus grandes temas.

Esse trabalho também tem como objetivo uma montagem final de uma tragédia. 


Curso

O Ator e a Tragédia Grega
Início Fevereiro de 2020 (postergado em razão da pandemia)

 

O objetivo do curso é investigar o trabalho do ator na tragédia por meio de um treinamento Corporal-Vocal. O treinamento proposto toma a Voz como Corpo, e entende o treinamento corporal como meio de ampliar a presença do ator e abrir espaço para explorar as potências da voz. Ao longo do semestre será criado um Experimento Cênico a partir do fragmento de uma tragédia de Eurípides. 

Após o término do curso, eventuais interessados e selecionados poderão integrar o Núcleo de Teatro da Areté.    




https://youtu.be/r8Z86ZUqs2M
 

Copyright © 2011 - All Rights Reserved - Areté - Centro de Estudos Helênicos

Rua dos Macunis, 495 - Vila Madalena - São Paulo - SP - Brasil 05444-001

Tel: (11) 3032-3939 (Segunda a Sexta das 13:30h às 20:30h e Sábado das 09:00h às 14:00h)

E-mail: secretaria@arete.org.br | Whatsapp (11) 97113-0660