ARETÉ

14.08.2023 -

Conversas Helênicas – A Dramaturgia Antiga no Contexto da Polis Ateniense

O Conversas Helênicas é uma série de rodas de conversas que procura incentivar o debate entre os diversos campos do conhecimento e das artes e o público.

A dramaturgia antiga desempenhava uma importante função, religiosa, cívica e social na Atenas, do século V a.c., período no qual os grandes poetas trágicos produziram as suas obras. Estas eram encenadas durante as celebrações religiosas anuais da polis ateniense, dedicadas a Dionísio, seja no festival primaveril da “Grande Dionísia, de maior repercussão no mundo helênico, ou nos festejos invernais Leneanos, de caráter mais regional.

Nestes festivais, a audiência, que poderia chegar a 1400 pessoas, assistia à apresentação, competitiva, de vinte ditirambos, três conjuntos compostos de três tragédias, cada um deles seguido de uma peça satírica e de três a cinco comédias. Os festivais necessitavam da participação atuante de um grande contingente de cidadãos, estimado em 1200 almas, se contados os elementos necessários para a composição dos coros ditirâmbicos de cada uma das dez tribos. Os poetas e, posteriormente, os atores vencedores recebiam um prêmio outorgado por um grupo de juízes, selecionado de forma aleatória dentre todos os cidadãos, tal qual nas cortes de justiça da cidade, refletindo o mesmo espírito igualitário da democracia ateniense antiga.

Os expoentes da dramaturgia deste período, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes exploram, frequentemente em suas obras, temas relacionados ao destino, à fragilidade humana, aos dilemas, tensões e ambiguidades morais dos heróis trágicos e das severas consequências dos seus atos. Eventos mitológicos, épicos e em alguns casos “históricos”, onipresentes na consciência coletiva, são utilizados como enredo para a construção da trama trágica que leva o herói, ou a heroína, ao seu inescapável destino, muitas vezes moldados pelos entes divinos ou por forças sobrenaturais.

As tragédias da polis ateniense não representam, apenas, grandes eventos de entretenimento popular, mas, também, poderosas plataformas de expressão religiosa, moral e política que molda e reforça a identidade sociocultural do cidadão ateniense antigo. O seu importante e longevo legado continua a impactar significativamente a literatura e o teatro modernos, como um paradigma duradouro da história da civilização ocidental.

Com os palestrantes Stylianos Tsirakis, Bruno Conte, Jorge Kapotas e mediador Luiz Eduardo Negrisoli.

Bibliografia Sugerida
Easterling, P. E. (ed.), The Cambridge Companion to Greek Tragedy, Cambridge University Press, Cambridge, UK, 2003.
Gregory, J. (ed.), A Companion to Greek Tragedy, Blackwell Publishing, Oxford, UK, 2005.
Kitto, H. D. F., A Tragédia Grega: Estudo Literário, Vol. I e II, Armênio Amado Editor, Coimbra, Portugal, 1972.
Relm, R., Greek Tragic Theatre, Routledge, London, UK, 1994.
Sommerstein, A. H., Greek Drama and Dramatists, Routledge, London, UK, 2004.

Evento presencial e online
26/agosto (sábado), 10h30 às 12h30
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.

Link para o evento online: https://bit.ly/ConversasHelenicas

_

Jorge Kapotás – Doutor em Matemática Aplicada (IME-USP), Mestre em Modelagem Matemática em Finanças (IME-USP), MBA (Anderson School of Management-UCLA), Historiador (FFLCH-USP) e Administrador de Empresas (FEA-USP). Atualmente é CEO da OctaPlus Financial Analytics.

Bruno Conte – Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral na École Normale Supérieure de Paris. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorando na FFLCH/USP. Editor-assistente da revista Hypnos.

Stylianos Tsirakis – Arquiteto e estudioso da Cultura Clássica (especialmente da Mitologia Grega), editor da Odysseus Editora.

Luiz Eduardo N. Ramos de Oliveira – executivo Sênior, graduado em Economia, graduado em Administração, mestrado em Administração, M.B.A em Administração pela F.G.V, licenciado em Filosofia, certificado em Conselho de Administração pela Fundação Dom Cabral, membro fundador do Centro de Estudos Helênicos Areté.

_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

 

 

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades