O Núcleo de Mitologia da Areté realizará o grupo de estudo online e gratuito “Minos, Teseu e o Minotauro” coordenado por Stylianos Tsirakis. Os encontros serão às segundas-feiras, das 20h às 22h, com início em 17 de fevereiro.
O Núcleo de Mitologia existe desde a fundação da Areté e tem organizado, ao longo de todo esse período, leituras e Grupos de Estudo das obras de Homero e Hesíodo, além da saga dos heróis e das tragédias.
A mitologia helênica, originalmente composta pela tradição oral e em forma de poesia tem suas raízes em uma era ainda obscura para nós, o período denominado Geométrico que sucede o colapso civilizacional por volta de 1.200 até o início do período arcaico marcado pelo início dos Jogos Olímpicos em 776 a.C. No século VIII a.C., com o florescimento das cidade-estado gregas e o ressurgimento da escrita, temos a fixação e o desenvolvimento continuado de um imenso acervo de mitos que compõem uma investigação e reflexão profunda sobre o Homem. Os deuses, em seus âmbitos divinos revelam os potenciais, as paixões e a natureza “maravilhosa e terrível” do ser humano: Capaz de conquistas culturais e técnicas, mas também responsável pela destruição da qual ainda se podia ver os rastros. Provérbios conhecidos como “conheça a ti mesmo”, “nada em excesso” e ainda outros como “quem afiança, afiança o erro”, são produtos da reflexão filosófica sobre os mitos, que poderíamos nomear de “mitofilosofar”.
O mito de Teseu aponta a nova forma de organização social que marca o Período Arcaico com o surgimento das cidades-estado (poleis); o basileus, governante deste período, ao contrário do ánax, da Idade do Bronze, não exerce monocraticamente nem concentra todos os poderes. Nessa importante transformação com a instauração de estado de direito, o Homem deixa de ser súdito para surgir o indivíduo como centro da investigação filosófica na Mitologia.
O Grupo tratará do mito de Teseu a partir do livro de Menelaus Stephanides (ed. Odysseus). Com 12 encontros semanais de 2 horas, teremos tempo também de analisar outros mitos como o de Belerofonte e Atalanta, presentes na obra.
Público-alvo: Interessados em mitologia grega.
Atividade online e gratuita
Início 17/fevereiro (2as feiras)
20h às 22h
Inscrição e informações
E-mail: secretaria@arete.org.br
WhatsApp: https://bit.ly/WhatsappAreté
Celular: (11) 97113-0660
_
Stylianos Tsirakis — Arquiteto pela FAU USP, fundador e editor, desde 1.999, da Odysseus Editora. Membro fundador da Areté, Centro de Estudos Helênicos e de seu Núcleo de Mitologia, autor do livro Uma viagem à Grécia, a origem dos Jogos Olímpicos e os deuses, Odysseus Editora. Tem ministrado cursos e coordenado grupos de estudo sobre: a Ilíada e a Odisseia; Teogonia; Os trabalhos e os dias; As gêneses e os feitos dos heróis: Perseu, Hércules, Jasão e Teseu; O ciclo tebano em cinco tragédias (Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona, Sete contra Tebas e As bacantes) e sobre os deuses do panteão olímpico.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660