ARETÉ

Biênio 2022-2024

DIRETORIA EXECUTIVA e Conselho Deliberativo

Presidente do Conselho Deliberativo
Domingos Kiriakos Stavridis
Engenheiro, membro fundador da Areté, pesquisador e estudioso da História da Grécia. É membro do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica de São Paulo. É coordenador do Núcleo de História da Areté.

Diretor Presidente
Stylianos Tsirakis
Arquiteto pela FAU USP, estudioso da cultura clássica, fundador e editor da Odysseus Editora. Idealizador e Membro fundador da Areté, é autor do livro “Uma viagem à Grécia: os jogos olímpicos e os deuses” (Ed. Odysseus, 2003). É membro do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica de São Paulo. É coordenador do Núcleo de Mitologia.

Diretora Administrativa Financeira
Vassiliki Thomas Constantinidou
Jornalista, desenvolve estudos sobre história oral e pesquisa da história dos imigrantes gregos no Brasil. É autora dos livros “A Doçura da Terra – História e Lembranças de Antônio Pavan e Noemia Feltran Pavan” (2006); e “Os Guardiões das Lembranças – Memória e História dos imigrantes Gregos no Brasil” (2009) e “Os Argonautas do Cerrado” (2015). É membro do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica de São Paulo.

Diretor Administrativo Financeiro
Henrique Marins de Carvalho
Professor de matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, licenciado em Matemática pela FEG – UNESP, mestre em Matemática e doutor em Educação Matemática pelo IGCE – UNESP e mestre em Filosofia pela EFLCH – UNIFESP. É coordenador do Núcleo de Matemáticas e Ciências da Areté.

Diretor de Marketing e Comunicação
Leonardo Quintanilha Antunes
Ator e diretor, bacharel em Artes Cênicas pela ECA-USP, com habilitação em Direção Teatral. Integrou o CPT (Centro de Pesquisa Teatral) e por 8 anos foi ator da Cia de Teatro Balagan e diretor da Cia de Ensaio. Foi professor do curso de direção teatral da SP Escola de Teatro e orientador de teatro dos projetos Núcleo Teatro Vocacional; Ademar Guerra e Fábrica de Cultura (da secretaria de cultura do Estado e do Município). Diretor da Cia Teatral Energós. É coordenador do Núcleo de Teatro da Areté.

Diretor de Núcleos
Vicente Azevedo de Arruda Sampaio
Mestre em Filosofia pela UNICAMP. Doutorando em Filosofia pela UFU (pesquisa: A interpretação heideggeriana do pensamento grego). Professor de Letras Clássicas e Filosofia da Faculdade de São Bento (SP). Tradutor e professor (grego, latim e alemão). É coordenador do Núcleo de Filosofia.

Conselheira
Aspásia Papazanakis
Psicóloga, professora da Faculdade de Psicologia da UNIP. Membro fundador da Areté, membro do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica de São Paulo e membro da Sociedade Internacional dos Amigos de Nikos Kazantzakis. É coordenadora do Núcleo de Literatura da Areté.

Conselheiro
Bruno Loureiro Conte
Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral na École Normale Supérieure de Paris. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorando na FFLCH/USP. Editor-assistente da revista Hypnos. É coordenador do Núcleo de Filosofia da Areté.

Conselheiro
Caio Mancini
Formado em Letras pela USP, estudou linguística e literatura de língua portuguesa e japonesa. É dançarino do Grupo Zorbás de danças gregas. Em 2017 iniciou seus estudos da língua grega moderna e desde então tem colaborado com traduções e pesquisas junto ao Núcleo de Danças Gregas da Areté. Desde 2021 dá aulas de grego moderno para o nível básico. É coordenador do Núcleo de Idioma da Areté.
Conselheira – Dimitra Apostolopoulou, farmacêutica-bioquímica, 1ª Secretaria do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica de São Paulo .
Conselheira – Helena Jean Markakis, engenheira química e designer gráfica. É integrante da equipe de Comunicação da Areté. É coordenadora do Núcleo de Tradições e Culinária da Areté.

Conselheiro
Jean Pierre Kaletrianos
Ator, violinista, músico, cantor e professor. Formado pelo Conservatório Helênico de Atenas e em Musicologia na Universidade de Sorbonne, Paris, onde integrou a orquestra e o coral. Integrou a Orquestra Sinfônica Municipal, SP. Formado em Artes Cênicas pelo Teatro-Escola Macunaíma, desenvolveu pesquisa teatral no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas, LUME – UNICAMP. Integrou a Cia Coral do Estado de São Paulo. É diretor da Cia Teatral Energós e ministra aulas de língua neo-helênica. É coordenador do Núcleo de Teatro da Areté.

Conselheiro
Jorge Constantin Kapotas
Historiador e estudioso das culturas Minóica e Micênica, além de administrador (FEA – USP e mestrado UCLA) e matemático (mestrado e doutorado IME – USP), com larga experiência nos mercados financeiros internacionais e vários trabalhos e artigos em derivativos e risco publicados. Membro fundador da Areté. É coordenador do Núcleo de História da Areté.

Conselheiro
José Paulo Sertek
Engenheiro químico com mestrado na área de geociências, professor de danças gregas, diretor do Grupo Zorbás, fundado em 2004. Pesquisador e estudioso das danças populares e tradicionais gregas e música grega folclórica. É coordenador do Núcleo de Dança da Areté.

Conselheira
Lilian de Angelo Laky
Graduada em História pela PUC-SP, é doutora em Arqueologia Clássica pelo MAE-USP. Em 2014 fez estágio de pesquisa na Universidade de Thessaloniki, na Grécia. É pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (LABECA -MAE/USP). É sócio efetivo da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) desde 2004 e da European Association of Archaeologists (EAA) desde 2020. Desde 2012 faz parte da equipe das escavações alemãs em Olímpia, na Grécia. É coordenadora do núcleo de estudos de Arqueologia da Areté.

Conselheira
Marina Zarvos Ramos de Oliveira
Psicóloga clínica, psicanalista infantil, licenciada em Letras e estudiosa da mitologia grega.É membro fundador da Areté. Membro da AJEB-SP- Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil. Tem textos publicados em várias antologias, entre elas: Un Giardino in Parole (edição italiana 2021). Escreve crônicas da cidade, veiculadas pela rádio CBN. Menção Honrosa Especial recebida no concurso da Rede Sem Fronteiras, com a crônica “Buquê de Lavandas”, na Antologia Lusófona Sem Fronteiras pelo Mundo (2021).

Conselheira
Nasia Fani Petridis de Oliveira
Economista. É membro do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica de São Paulo

Conselheira
Nataly Ianicelli Cruzeiro
Mestre e doutoranda em Letras Clássicas na USP, onde, atualmente, desenvolve uma pesquisa a respeito de análise e crítica musical na Antiguidade. Traduziu o tratado Os Elementos de Harmonia de Aristóxeno de Tarento.É coordenadora do Núcleo de Música Antiga da Areté.

Conselheiro
Stayros Kyriopoulos
Formado em odontologia, é membro fundador da Areté, presidente da Coletividade Helênica de São Paulo e presidente da Federação das Comunidades Helênicas do Brasil.

Conselheiro
Táki Athanássios Cordás
Coordenador de Assistência Clínica do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP, do Programa de Transtornos Alimentares ( AMBULIM) do IPQ-HCFMUSP. Prof. dos Programas de Pós-Graduação do Departamento de Psiquiatria da USP ,do Programa de Neurociências e Comportamento do Instituto de Psicologia da USP e do Programa de Fisiopatologia Experimental da USP. Especialização em Filosofia e Autoconhecimento: pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil. Autor de 42 livros, mais de 150 capítulos de livros e estudioso da cultura grega.

Conselho Fiscal

Maria Cecília Herzer Mattos Apostolópoulos
É pedagoga, Diretora de Relações Institucionais da Coletividade Helênica de São Paulo e atua junto a organizações sociais.

Lígia Cristina Sanchez de Almeida
Pedagoga e pesquisadora da Grécia Moderna, mestre em História. É coordenadora do Núcleo de História da Areté.

Nicolas Emanuel Balafas
Bacharel em administração de empresas pela PUCSP, MBA em finanças pelo Insper, atua como profissional do mercado financeiro.

CONSELHO Consultivo

Constança Marcondes Cesar
Professora de Filosofia, UFS.

Flávio Ribeiro de Oliveira
Professor de Língua e Literatura Grega, UNICAMP.

Gláucia C. B. Rodrigues
Presidente do CEU – Centro de Estudos Universais.

Jovana Constantinidou
Professora de Danças Gregas e Bióloga.

Kriton Iliopoulos
Tradutor literário e Biólogo, Atenas – Grécia.

Luis Alberto Machado Cabral
Professor de Língua e Literatura Grega e doutorando em Linguística, UNICAMP.

Marco Zingano
Professor de Filosofia, FFLCH – USP.

Maria Cristina Franciscato
Jornalista e doutora em Literatura Grega Antiga, FFLCH-USP.

Nelson Carrozzo
Psicanalista, Instituto A Casa.

Paula da Cunha Correa
Professora de Língua e Literatura Grega, FFLCH -USP.

Paulo Ferreira
Professor de Filosofia, UNIFESP.

Paulo Sertek
Professor de Danças Gregas, Grupo Zorbás.

Rachel Gazolla
Professora de Filosofia, PUC-SP.

Tereza Jardini
Presidente da SIANK – Sociedade Internacional dos Amigos
de Nikos Kazantzakis.

Jorge C. Kapotas
Historiador e estudioso das culturas minóica e micênica,
doutor em administração e matemática.

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades