ARETÉ

QUEM somos

Fundada em 28 de maio de 2011, a Areté Centro de Estudos Helênicos é uma associação civil sem fins lucrativos e econômicos, de caráter cultural, constituída estatutariamente nos moldes de uma ONG e OSCIP.

A instituição tem como objetivo promover atividades culturais e de estudos helênicos clássicos e contemporâneos, em constante diálogo com a cultura e a sociedade brasileiras.

Dentre as atividades, destaca-se a promoção de eventos culturais, simpósios, congressos, workshops, palestras e debates, atividades com dança, teatro e outras artes. Também tem como meta promover o intercâmbio com outras instituições interessadas em aspectos e história da cultura helênica, suas derivações e influências; e a publicação de livros, revistas, vídeos e material audiovisual, abrangendo os diversos segmentos da cultura grega.

As áreas de estudos e atividades estão estruturadas em 13 Núcleos: Arqueologia, Artes, Ciências e Matemáticas, Cinema, Dança e Música, Filosofia, História, Idioma e Estudos de Linguagem, Literatura, Mitologia, Música Antiga, Teatro e Tradições e Culinária. Os Núcleos possuem produção e ações independentes, contando com ao menos um coordenador em cada área, todos colaboradores voluntários.

Os Núcleos promovem conexões em estudos e eventos interdisciplinares entre si ao longo do ano, articulando e multiplicando os saberes em atividades para públicos cada vez mais plurais.

No imóvel em Pinheiros em que está localizada, a Areté conta com uma biblioteca, um salão para atividades com até 100 pessoas, uma sala de dança e outras três pequenas salas para cursos de idioma e para as reuniões dos grupos de estudos dos Núcleos

A instituição possui relações com outras instituições e grupos da cidade como a Faculdade de Filosofia e de Letras da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo), o Labeca - Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (MAE - USP), o Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas (DLCV, Grego) da Universidade de São Paulo (USP), o Consulado Geral da Grécia, a Coletividade Helênica de São Paulo, a CIA Teatral Energós, o Grupo Zorbás de danças gregas e o Estado da Arte (Jornal Estadão) entre outros.

Atualmente conta com uma Diretoria Executiva, composta de cinco membros, um Conselho Deliberativo, composto de vinte membros, um Conselho Fiscal composto por três membros, além de um Conselho Consultivo composto por professores universitários, economistas, psicólogos, jornalistas, acadêmicos e agentes culturais em geral.

HISTÓRIA da Areté

Um pequeno grupo de pessoas, que compunha desde 2004 o Centro Kaváfis de Cultura Helênica (mais informações abaixo em Memória) organizou a adesão de aproximadamente 60 pessoas, em sua maioria descendentes de gregos, para o projeto de construção de uma entidade voltada ao estudo e divulgação da cultura helênica em São Paulo.

Em 28 de maio de 2011 constituiu-se em assembleia de membros fundadores a Areté - Centro de Estudos Helênicos. A partir dessa data o "Centro Kaváfis de Cultura Helênica" passou a integrar a Areté – Centro de Estudos Helênicos.

FUNDADORES

Angelos Mellios
Aspasia Papazanakis
Catherine Kafiris
Christos Andreas Kritselis
Constantino Constantelos
Décio de Brong Mattar
Demetre Basile Cranas
Demi Getschko
Dimitrios Ioannis Goulias
Dionysios Konstantinos Iglesis
Domingos Kiriakos Stavridis
Efterpi Karaviti Rifioti
Eleftherios Masmanidis
Eleftherios Papadimitriou
Eleni Daris
Elenice Tânia Bertoldo Papafilipakis
Emanuel Bambiolakis
Emmanuel Tsirakitts
Eudoxios Stefanos Anastassiadis
Eeutália Salales
Evangelia Volonaki Stamatelia
Francisco Petros Oliveira Lima Papathanasiadis
Gabriela Brioschi
Georges Papadimitriou
Gláucia Helena Castelo Branco Rodrigues
Ioannis Panagiotis Bethanis
Ivanete Pereira
Jean Anastase Tzortzis
Jorge Constantin Kapotas
Josely Storópoli Tzortzis

Jovana Thomas Constantinidou Mascarenhas
Kimon Patkas
Laura Ronzi Rodrigues Alves
Leônidas Manoel Papazanakis
Ligia Cristina Sanchez de Almeida
Luís Filidis
Luiz Eduardo Negrisoli Ramos de Oliveira
Maria Cecília Herzer Mattos Apostolopoulos
Marina Zarvos Ramos de Oliveira
Marousso Ioannis Bethanis
Mary Demetriadis Rodopoulos
Monique Marthe Marie loutsch bouffis
Nelson Luiz Magalhães Carozzo
Olga Vlahou
Panayotis Courcouroupoulos
Patrícia Anastassiadis
Paulo Eduardo casella
Pedro Spyridion Yannoulis
Sotirios Jean Tsoukalas
Stavros Kyriópoulos
Stefanos Anastassiadis
Stilianos Kiriopoulos
Stylianos Tsirakis
Táki Athanássios Cordás
Tasso Anastase Pandelis Gatzanis
Tereza de Jesus Carrera Jardini
Vassiliki Thomas Constantinidou
Vera Lucia Couto
Zoraide Favaro Tsirakis

MEMÓRIA

O "Centro Kaváfis de Cultura Helênica" foi inaugurado em 20 de novembro de 2004. Ao longo de seus mais de 6 anos de atividades foram cultivadas sementes que contribuíram para a formação da Areté. Tinha como objetivo ser uma entidade civil autônoma - de caráter cultural, sem fins lucrativos – e promover o estudo e a divulgação das diversas formas de expressão da cultura helênica no Brasil e o intercâmbio cultural entre Brasil e Grécia. O nome foi escolhido pelo grupo fundador para homenagear o poeta Kaváfis, que inspirou com seu poema “Ítaca” nossa viagem, pela sua dimensão poética, força e simbolismo. O logo foi criado pela designer Iryni Kafiris, em 2005.



Histórico da fundação do Centro Kaváfis

Durante anos se discutiu, no âmbito da comunidade grega de São Paulo, a necessidade da formação de um centro para divulgar a cultura helênica. Em 2003, Stylianos Tsirakis, membro então do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica de São Paulo, convidou algumas pessoas, que já vinham estudando a viabilização de um centro cultural, para participar da elaboração de uma proposta, a ser apresentada à Coletividade.

Criou-se assim uma comissão inicial composta por Aspasia Papazanakis, Constança Marcondes Cesar, Dimitrios Anagnostópoulos, Leônidas Papazanakis, Luiz Alberto Machado Cabral, Luiz Eduardo Ramos de Oliveira, Marina Zarvos Ramos de Oliveira, Paulo Panayotis, Takis Cordás, Viktor Sallis e Vassiliki T. Constantinidou, além do próprio Stylianos.

No final de 2003 a comissão encaminhou à Coletividade o projeto de um centro cultural e a proposta de transformação do imóvel existente na Alameda Gabriel Monteiro da Silva num espaço de convivência, na qual se instalaria o Centro de Cultura Helênica. O Conselho Deliberativo não fez objeções ao projeto, mas não endossou o uso do espaço proposto. Após inúmeras reuniões da comissão para viabilizar o projeto, Stylianos Tsirakis, diretor da Editora Odysseus, decidiu então ceder provisoriamente um espaço, no imóvel da editora, para a instalação do centro cultural.

Os Fundadores

Aspasia Papazanakis: Psicóloga, professora da Faculdade São Marcos, na época. Atualmente leciona na UNIP.

Constança Marcondes César: Professora de filosofia da PUC Campinas, na época. Atualmente é professora na Filosofia da Universidade Federal de Sergipe.

Dimítrios Anagnostópoulos: Professor da cadeira de grego moderno na USP e professor de turmas especiais no Instituto Educacional Ateniense, na época. Hoje é professor em Atenas, Grécia.

Isis Borges B. da Fonseca: Professora e fundadora da cadeira de grego na USP.

Leônidas Papazanakis: Engenheiro.

Luiz Alberto Machado Cabral: Professor de grego antigo, tradutor, professor de grego moderno de turmas especiais no Instituto Educacional Ateniense, na época.

Luiz Eduardo R. de Oliveira: Economista e filósofo.

Marina Zarvos R. de Oliveira: Psicóloga.

Paulo Panayoti: Jornalista.

Stylianos Tsirakis: Arquiteto, diretor da Editora Odysseus, membro do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica, na época.

Tákis Cordás: Psiquiatra, estudioso da história grega.

Vassiliki T. Constantinidou: Jornalista, coordenadora do projeto "Imigrantes Gregos no Brasil", na época.

Viktor Sallis: Psicanalista e especialista em mitologia.

------

Às vésperas da inauguração, Danilo Nikolaides foi convidado a integrar a comissão fundadora, Monique Bouffis (em 2005), Helena Sazalis, (em 2006) e Vera Couto (em 2009).

No primeiro biênio (2004/2006), a coordenação do Centro Kaváfis de Cultura Helênica foi de Stylianos Tsirakis; Vassiliki Thomas Constantinidou (2006/2008); e Paulo Panayotis (2008/2010).

Atividades Realizadas

Em mais de seis anos de existência, o Centro Kaváfis promoveu inúmeras atividades e cursos regulares, abrangendo as diversas formas de expressão da cultura helênica.

Os cursos de grego moderno para adultos tiveram início em 2005, com o apoio dos professores Dimitris Anagnostópoulos e Luis Alberto Machado Cabral. Em 2006, o professor Vladimir Baptista passou a integrar o Centro Kaváfis e estruturou o curso, que funcionou até 2011. Ainda em 2006, o Professor Dimitris passou a lecionar o curso de Idioma e Cultura Grega.

Foi estruturado também o Curso de Grego para crianças, pela professora Maria Ouzoum, que lecionou por dois anos no Centro Kaváfis (2005/2006). Em 2010 ela retornou à Grécia.

O curso de danças tradicionais e populares gregas começou em 2005 e foi estruturado pela professora Jovana Constantinidou. Além das aulas regulares, participou de apresentações com as alunas, em eventos da Coletividade (Festa em Lins); da Universidade Anhembi–Morumbi com o Grupo Mutrib; e outros. Em 2009, por razões de saúde pediu afastamento e assumiu em seu lugar Paulo Sertek, que passou a coordenar o curso de dança. Durante esse período, várias oficinas e aulas abertas foram realizadas.

O "Encontro com a Dança Grega", coordenado pelos professores Paulo e Selma Sertek, aconteceu em 21/3/2009, com a participação de onze jovens dos "Círculos de Leitura" do Instituto Fernand Braudel, que haviam estudado o livro "Zorba", de Nikos Kazantzákis.

Já o workshop de dança com a professora Sofia Papadimitriou, estudante na Universidade de Thessalônica, foi realizado em julho/agosto- 2010.

Diversas palestras foram realizadas na série "Conversas Helênicas", voltadas para a área da filosofia e reflexão. Entre elas:

Novembro de 2003 - tema "Em busca da identidade", com o apoio da Clínica Higea, onde foi realizado o evento. Participaram cincopalestrantes: Viktor D. Salis, Táki Athanássios Cordás, Aspasia Papazanakis, Marina Zarvos Ramos de Oliveira e Paulo Panayotis.

Julho de 2004 - o filósofo Evanghelos Moutsopoulos>, realizou a palestra "A celebração da Vida – A filosofia neo-helênica e sua atualidade".

Julho de 2005 – palestra "Em busca da Identidade" com o professor Theóphilos Rifiotis, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Abril de 2007 – Constança Marcondes Cesar, professora de Filosofia da PUC Campinas, apresentou o tema "Alexandria - a cidade de Alexandre e seu esplendor científico-filosófico; os precursores da Escola de Alexandria e o diálogo Oriente-Ocidente".

Agosto de 2007 – Palestra de filosofia com a professora Constança Marcondes Cesar. Tema: "Os pré-socráticos".

15 de Setembro – Profª Constança Marcondes Cesar apresentou o tema "O milagre grego".

27 de Outubro – Profª Vânia Dutra apresentou o tema "Nietzsche e os gregos".

10 de Novembro – Profª Constança, realizou a palestra "A retomada da tradição".

Fevereiro de 2007 – Curso de Mitologia Grega com a psicoterapeuta Vera Couto, de orientação junguiana, coordenadora de grupos de estudos em Mitologia Grega e consultora da revista "Bons Fluídos" sobre o tema

Agosto de 2009 – palestra "Êxtase e Entusiasmo: Dionísio e as fronteiras do eu", com Cristina Rodrigues Franciscato.

Agosto à Novembro de 2009 - Oficina de Contadores de História voltada para contos e mitologia grega - com Clarice Schcolnic.

Em 2009 – "Dançando com as Deusas" – com Vera Couto e Marina Zarvos Ramos de Oliveira.

Julho de 2010 – Café Mitológico – "Os deuses que nos habitam" - realizado no espaço "Obra de Arte" , com Vera Couto.

19/3/2005 – a apresentação do filme "Rebétiko" deu início ao ciclo de "Cinema & Debate", tendo como palestrante Takis Cordás.

Apresentação do filme "Zorba" – debatedora Aspasia Papazanakis

19/9/2006 – "O Tempero da Vida" – palestrantes Aspasia Papazanakis e Takis Cordás.

23/2/2008 – "I Nífes" – debate com Táki Cordás e Vera Couto

04/4/2009 – Apresentação do filme "Nunca aos Domingos" – debate com Aspasia Papazanákis

16/5/2009 – "O Tempero da Vida" – debate com Stylianos Tsirakis.

Agosto de 2005 – O ciclo de palestras "Grécia Hoje - Um roteiro pela língua e cultura grega", foi idealizado pelo professor Kriton Iliopoulos para tradutores e interessados em aprofundar o conhecimento da língua grega, passando por áreas como Política, Economia, Educação, Saúde, Informática, Direito. O curso foi ministrado em língua grega e teve duração de 10 semanas.

Agosto de 2006 – Curso "História da Grécia Moderna" com Kriton Iliopoulos.

Agosto de 2007 – Curso em idioma grego "História da Língua Neo-Helênica" com Kriton Iliopoulos.

Programação:

6 de agosto – Palestra aberta a todos os interessados.

13 de agosto – A língua grega no final da Antiguidade, Bizâncio e Império Otomano.

20 de agosto – Os novos helenistas

27 de agosto – A língua do novo país

3 de setembro – Diglossia - língua popular x língua erudita (Δημοτική x Καθαρεύουσα)

Agosto de 2007 – Curso de História sobre a Grécia Moderna "A formação e consolidação da nação grega atual", com Kriton Iliopoulos (em português).

Programação:

Agosto (dias 8, 15, 22 e 29) – Império Otomano e os povos balcânicos

Setembro (dias 5, 12, 19 e 26) – A Grécia do século XIX

Outubro (3, 10, 17, 24, 31) – O século das guerras (1911 -1974).

Agosto a Novembro/2009 – Ciclo de Palestras - Da Grécia Antiga à Grécia Moderna - Um panorama da língua e religião na trajetória histórica, por Kriton Iliopoulos. O objetivo dos encontros foi refletir sobre mitos fundadores, crenças e a diversidade dos caminhos de investigação histórica, enfocando o papel da língua e da religião ortodoxa na construção da consciência nacional grega moderna.

Programação:

31/8 – Definições, discussões e métodos de pesquisa. Sobre o conceito de nação, a língua como identidade, estado - nação, política e história, teorias, pensamento atual, cultura e civilização.

14/9 – Grécia Antiga - A fala e a escrita na Grécia Antiga, dialetos, idéias e transformações, evolução de conceitos e distorções no pensamento atual sobre a Grécia Antiga, projeções do presente no passado, os gregos pelo mundo.

21/9 – Impérios Romano, Bizantino e Otomano - Evolução da língua grega nas diversas etapas históricas, período helenístico, bizantino e otomano. O Grego e o Latim.

28/9 – A formação da Nação – Séc. XVIII, XIX e atualmente. A formação da língua nacional e a diglossia. Como evoluiu o conceito da língua e a prática do idioma, nesse período até os nossos dias.

5/10 – Religiosidade, religiões e identidade coletiva. Os gregos antigos e a religião. Cristãos versus Gregos. Papel da religião nas sociedades bizantina e otomana. A igreja ortodoxa, princípios, elementos da sua história e seu papel na formação do estado nacional moderno.

19/10 – Considerações finais. A situação atual nas relações entre Igreja e Estado, língua e nação, religião e política, nacionalismo linguístico, religioso ou laico.

24/8/2009 – Palestra "Rebétiko – Um panorama histórico do movimento musical", com Domingos Kiriakos Stavridis.

12/09 – Encontros "Memória & História - A História da Grécia através da Fotografia", com Kriton Iliopoulos e "Gregos no Brasil – Memória, Identidade e História Falada", com Vassiliki T. Constantinidou.

Dezembro - Exposição de fotos "Nossas Mulheres de Atenas", em Sorocaba.

19/3/2005 – a apresentação do filme "Rebétiko" deu início ao ciclo de "Cinema & Debate", tendo como palestrante Takis Cordás.

Apresentação do filme "Zorba" – debatedora Aspasia Papazanakis

19/9/2006 – "O Tempero da Vida" – palestrantes Aspasia Papazanakis e Takis Cordás.

23/2/2008 – "I Nífes" – debate com Táki Cordás e Vera Couto

04/4/2009 – Apresentação do filme "Nunca aos Domingos" – debate com Aspasia Papazanákis

16/5/2009 – "O Tempero da Vida" – debate com Stylianos Tsirakis.

2/8/2006 Parceria com Editora Odysseus - Lançamento do livro "Kaváfis", (tradução e análise profª Ísis Borges B. da Fonseca).

27/04/2007 Lançamento do livro "Alexandria - a cidade do pensamento ocidental", de Theodore Vrettos, editado pela Odysseus.

Novembro/2005 – Comemoração de 1 ano de atividades

05/08/2006 – "Rebétika, Mezé & Cia", palestra com Takis Cordás

20/11/2006 – Comemoração de 2 anos

Saudação - Oferenda aos Deuses Hino à Héstia;.

Teogonia 1º Capítulo;.

Voo sobre a poesia grega moderna: Elytis, Seféris, Kaváfis, Ritsos, Várnalis.

"Misirlou - a história de uma música", com Takis Cordás e solo de bouzouki com Yannis Kyriópoulos.

2008 – Sarau Maria Callas com apoio do Consulado e Clube Altos de Pinheiros.

6/5/2008 – Palestra do Takis Cordás – apresentação do livro "Matsá com Mussaká".

8/6 /2008 – "Rebétika II" – com Takis Cordás.

23/2/2008 – Exposição "As Noivas".

23/5/2009 – "Diálogo com o azeite e suas origens" com Monique Bouffis.

5/12/2009 – Comemoração dos 5 anos.

Roda de Dança.

Jovens "Círculo de Leitura" falam sobra a obra de Nikos Kazantzákis.

Contadores de História.

15/5/2010 - Palestra "A Grécia e os Desafios Europeus" com o economista Francisco Petros.

9/4/2005 – "Encontro com Nikos Kazantzákis", com a profª Ísis B.B. da Fonseca, profº Dimitris Anagnostopoulos e Iphigenia.

25/11/2006 – "Encontro com Nikos Kazantzákis" – Comentários sobre as obras "Irmãos Inimigos" e "Symposium".

2008 – "Do nóstos à marcha: Reflexões sobre a Odisseia de Kazantzákis" – com a profª Carolina Donega Bernardes (Ribeirão Preto).

27/6/2009 – Apresentação da ópera de Bohuslav, "Cristo Recrucificado", comentário de Tereza Jardim

2006 – Comissão para o retorno dos Mármores do Parthenon.

Março 2007 – Exposição "Nossas Mulheres de Atenas", no Conjunto Nacional.

18/8/2007 – Sessão de Cinema & Debate - Apresentação do filme "300", no Salão da Coletividade Helênica de São Paulo, com a participação da professora da USP Ivonete de Souza Rabello e do engenheiro Konstantino Stavropoulos.

7 e 8 de setembro de 2007 – "Sons e Sabores da Grécia", na "Igreja dos gregos" em Lins.

28/6/2008 – Exposição "As Noivas" no Salão da Coletividade.

6/3/2011 – Exposição "Nossas Mulheres de Atenas", no Salão da Coletividade.

10 de Novembro – Profª Constança, realizou a palestra "A retomada da tradição".

Para mais informações sobre aluguel do espaço, clique aqui

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades