A literatura grega expressa-se numa língua de poucos falantes, mas duradoura e ininterrupta, compondo uma só obra, monumental, que nunca se interrompe. A propósito disso, em 1979, ao receber o Nobel de Literatura, o grande escritor Odisseas Elytis disse em seu discurso: A mim foi dado escrever numa língua que é falada apenas por alguns milhões de pessoas. E, além disso, numa língua que é falada por 2.500 anos, sem interrupção e com diferenças mínimas. Menciono isso não para me gabar, mas para mostrar as dificuldades que enfrenta um poeta ao utilizar, para as coisas mais amadas, as mesmas palavras que utilizavam uma Safo ou um Píndaro, por exemplo.
O Núcleo de Literatura do ARETÉ ocupa-se da literatura grega em geral, realizando saraus, palestras, estudos e, paralelamente, abriga a seção brasileira da SIANK, um organismo internacional dedicado ao estudo e à difusão da obra do escritor cretense Nikos Kazantzákis.
Coordenadoras
Aspásia Papazanakis – Psicóloga, professora da Faculdade de Psicologia da UNIP e membro da Sociedade Internacional dos Amigos de Nikos Kazantzakis.
Grupo de Estudos da Literatura Grega Moderna
Coordenação: Silvia Ricardino
Sociedade Internacional dos Amigos de Nikos Kazantzakis – Siank
Coordenação: Marisa Ribeiro Donatiello
Nenhuma atividade encontrada.