A literatura grega expressa-se numa língua de poucos falantes, mas duradoura e ininterrupta, compondo uma só obra, monumental, que nunca se interrompe. A propósito disso, em 1979, ao receber o Nobel de Literatura, o grande escritor Odisseas Elytis disse em seu discurso: A mim foi dado escrever numa língua que é falada apenas por alguns milhões de pessoas. E, além disso, numa língua que é falada por 2.500 anos, sem interrupção e com diferenças mínimas. Menciono isso não para me gabar, mas para mostrar as dificuldades que enfrenta um poeta ao utilizar, para as coisas mais amadas, as mesmas palavras que utilizavam uma Safo ou um Píndaro, por exemplo.
O Núcleo de Literatura do ARETÉ ocupa-se da literatura grega em geral, realizando saraus, palestras, estudos e, paralelamente, abriga a seção brasileira da SIANK, um organismo internacional dedicado ao estudo e à difusão da obra do escritor cretense Nikos Kazantzákis.
Coordenadoras
Aspásia Papazanakis – Psicóloga, professora da Faculdade de Psicologia da UNIP e membro da Sociedade Internacional dos Amigos de Nikos Kazantzakis.
Grupo de Estudos da Literatura Grega Moderna
Coordenação: Silvia Ricardino
Sociedade Internacional dos Amigos de Nikos Kazantzakis – Siank
Coordenação: Marisa Ribeiro Donatiello
Neste próximo dia 9 de fevereiro, a Areté comemora a importância mundial da língua grega com a realização de duas palestras e um bate-papo sobre o tema.
A psicóloga e professora Aspasia Papazanakis apresentará um panorama histórico da língua e o professor Thiago Zilio falará do surgimento da gramática grega.
Título das palestras:
Aspasia Papazanakis – “O Idioma Grego, Um passaporte para o fascinante mundo dos helenos”
Thiago Zilio – “O surgimento da gramática grega: A techné de Dionísio, o Trácio”
Para interessados em língua e cultura grega.
Evento online
9/fevereiro (5a feira), 20h-22h
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Thiago Zilio
Doutorando em Lingua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também cursou Mestrado e Especialização. Ex-bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies – IMXA, em Tessalônica, e na University of Crete, em Creta. Professor de Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Produção Textual na rede particular de ensino (EFII e EM) desde 2007. Professor de língua e cultura grega do Instituto Educacional Ateniense, de 2009 a 2013.
Aspásia Papazanakis
Psicóloga, professora da Faculdade de Psicologia da UNIP, membro do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica de São Paulo e membro da Sociedade Internacional dos Amigos de Nikos Kazantzakis.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 09/02/2023