Acompanhe a nossa programação e fique por dentro de todas as atividades que acontecem no Centro de Estudos Helênicos Areté.
O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Galgano para oferecer o curso gratuito “Introdução à Filosofia Antiga – Módulo 4 – A Filosofia Helenística e da Tarda Antiguidade: de Epicuro a Plotino”, em formato online, que acontecerá de 3 de outubro a 21 de novembro, às terças-feiras.
O módulo aborda um longo período de desenvolvimento da filosofia antiga depois de Platão e Aristóteles. Desde as escolas platônicas e aristotélicas até o neoplatonismo, passando pelas duas mais famosas escolas filosóficas da antiguidade — o epicurismo e o estoicismo — e por movimentos filosóficos associados a ideias religiosas, como o gnosticismo e o cristianismo.
Público-alvo: alunos que já fizeram o curso “Introdução à Filosofia Antiga – Módulo 4 – Aristóteles”.
Bibliografia sugerida
Considere-se que a bibliografia sobre este período da filosofia é imensa. Para os fins desse curso de introdução ao pensamento filosófico helenístico em geral: qualquer livro de História da filosofia antiga (ou capítulos em livros de história da filosofia em geral) e qualquer livro de Introdução a qualquer um dos filósofos antigos desse período.
Curso online e gratuito
3/outubro a 21/novembro
19h às 20h30 (3as feiras)
Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É professor aposentado da rede pública de ensino. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 03/10/2023
O Conversas Helênicas é uma série de rodas de conversas que procura incentivar o debate entre os diversos campos do conhecimento e das artes e o público.
“Helena, o mito eterno da beleza grega” discutirá a imagem de Helena na tradição mítico-poética e na literatura grega. Ocasião do lançamento de tradução da Maicon Engler de traduções do sofista Górgias, inclusive o seu “Elogio de Helena”.
O evento é voltado para estudantes e estudiosos interessados em Letras Clássicas, Sofistas, Filosofia Antiga e público geral.
Com Maicon Engler, Mary Laffer, Stylianos Tsirakis, Bruno Conte (mediador).
Evento presencial e online
2/setembro (sábado), 10h às 12h30
Contribuição voluntária.
Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Mary Macedo de Camargo Neves Lafer possui Doutorado em Letras (Letras Clássicas) obtido na Universidade de São Paulo. Desde 1978, atua como Professora Doutora na Universidade de São Paulo. Além disso, desempenha o papel de Presidente do Conselho Administrativo da Associação dos Amigos da Casa das Rosas, da Língua e da Literatura desde 2008, demonstrando sua influência e engajamento na promoção da cultura.Dentre suas contribuições literárias, destaca-se a publicação do livro “Os trabalhos e os dias de Hesíodo”, lançado pela editora Iluminuras. Com uma sólida trajetória acadêmica, Mary Lafer é uma figura de destaque na área de Letras Clássicas, deixando um legado valioso em pesquisa, ensino e promoção cultural.
Maicon Reus Engler possui graduação (2008), mestrado (2011) e doutorado (2016) em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista Santander na Universidade Católica Portuguesa (Braga) (2007) e professor substituto na Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Realizou estágio de pesquisa (2014-2015) no departamento de Filologia Clássica da Philipps Universität de Marburgo (Alemanha), sob supervisão do professor Dr. Arbogast Schmitt. Integrou a equipe editorial da “Peri – Revista de Filosofia” (2013-2017). É membro do NIM – Núcleo de Investigações Metafísicas da UFSC, do Núcleo de Filosofia Antiga da UFSC, da International Plato Society (IPS), da SAGP (Society of Ancient Greek Philosophy) e da SBR (Sociedade Brasileira de Retórica). Desde 2017 é membro do comitê editorial da série Filosofia, Arte e Educação, lançada pela Apolodoro Edições Virtuais. Foi tutor do Ensino a Distância na disciplina de Ontologia contemporânea (UFSC), em 2015, e orientador de EAD da Especialização em Ensino de Filosofia (2016). Foi professor colaborador na Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (UNICENTRO), em Guarapuava (2015/2017). Desde 2017 é professor efetivo de Filosofia no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação e no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Paraná (UFPR).https://ufpr.academia.edu/MREngler
Stylianos Tsirakis – Arquiteto e estudioso da Cultura Clássica (especialmente da Mitologia Grega), editor da Odysseus Editora.
Bruno Conte – Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral na École Normale Supérieure de Paris. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorando na FFLCH/USP. Editor-assistente da revista Hypnos.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 02/09/2023
O Conversas Helênicas é uma série de rodas de conversas que procura incentivar o debate entre os diversos campos do conhecimento e das artes e o público.
A dramaturgia antiga desempenhava uma importante função, religiosa, cívica e social na Atenas, do século V a.c., período no qual os grandes poetas trágicos produziram as suas obras. Estas eram encenadas durante as celebrações religiosas anuais da polis ateniense, dedicadas a Dionísio, seja no festival primaveril da “Grande Dionísia, de maior repercussão no mundo helênico, ou nos festejos invernais Leneanos, de caráter mais regional.
Nestes festivais, a audiência, que poderia chegar a 1400 pessoas, assistia à apresentação, competitiva, de vinte ditirambos, três conjuntos compostos de três tragédias, cada um deles seguido de uma peça satírica e de três a cinco comédias. Os festivais necessitavam da participação atuante de um grande contingente de cidadãos, estimado em 1200 almas, se contados os elementos necessários para a composição dos coros ditirâmbicos de cada uma das dez tribos. Os poetas e, posteriormente, os atores vencedores recebiam um prêmio outorgado por um grupo de juízes, selecionado de forma aleatória dentre todos os cidadãos, tal qual nas cortes de justiça da cidade, refletindo o mesmo espírito igualitário da democracia ateniense antiga.
Os expoentes da dramaturgia deste período, Ésquilo, Sófocles e Eurípedes exploram, frequentemente em suas obras, temas relacionados ao destino, à fragilidade humana, aos dilemas, tensões e ambiguidades morais dos heróis trágicos e das severas consequências dos seus atos. Eventos mitológicos, épicos e em alguns casos “históricos”, onipresentes na consciência coletiva, são utilizados como enredo para a construção da trama trágica que leva o herói, ou a heroína, ao seu inescapável destino, muitas vezes moldados pelos entes divinos ou por forças sobrenaturais.
As tragédias da polis ateniense não representam, apenas, grandes eventos de entretenimento popular, mas, também, poderosas plataformas de expressão religiosa, moral e política que molda e reforça a identidade sociocultural do cidadão ateniense antigo. O seu importante e longevo legado continua a impactar significativamente a literatura e o teatro modernos, como um paradigma duradouro da história da civilização ocidental.
Com os palestrantes Stylianos Tsirakis, Bruno Conte, Jorge Kapotas e mediador Luiz Eduardo Negrisoli.
Bibliografia Sugerida
Easterling, P. E. (ed.), The Cambridge Companion to Greek Tragedy, Cambridge University Press, Cambridge, UK, 2003.
Gregory, J. (ed.), A Companion to Greek Tragedy, Blackwell Publishing, Oxford, UK, 2005.
Kitto, H. D. F., A Tragédia Grega: Estudo Literário, Vol. I e II, Armênio Amado Editor, Coimbra, Portugal, 1972.
Relm, R., Greek Tragic Theatre, Routledge, London, UK, 1994.
Sommerstein, A. H., Greek Drama and Dramatists, Routledge, London, UK, 2004.
Evento presencial e online
26/agosto (sábado), 10h30 às 12h30
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Link para o evento online: https://bit.ly/ConversasHelenicas
_
Jorge Kapotás – Doutor em Matemática Aplicada (IME-USP), Mestre em Modelagem Matemática em Finanças (IME-USP), MBA (Anderson School of Management-UCLA), Historiador (FFLCH-USP) e Administrador de Empresas (FEA-USP). Atualmente é CEO da OctaPlus Financial Analytics.
Bruno Conte – Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral na École Normale Supérieure de Paris. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorando na FFLCH/USP. Editor-assistente da revista Hypnos.
Stylianos Tsirakis – Arquiteto e estudioso da Cultura Clássica (especialmente da Mitologia Grega), editor da Odysseus Editora.
Luiz Eduardo N. Ramos de Oliveira – executivo Sênior, graduado em Economia, graduado em Administração, mestrado em Administração, M.B.A em Administração pela F.G.V, licenciado em Filosofia, certificado em Conselho de Administração pela Fundação Dom Cabral, membro fundador do Centro de Estudos Helênicos Areté.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 26/08/2023
O Núcleo de Mitologia da Areté convida a todes para a leitura conjunta de As Bacantes, de Eurípides. Escrita pelo poeta ateniense e encenada postumamente em 405 a.C., esta peça apresenta as controvérsias e conflitos acerca do retorno de Dioniso a Tebas: um deus ambíguo demanda seu culto; o governante da cidade se opõe a ele e à sua natureza — eis a chave trágica desta peça que foi considerada o réquiem euripidiano. Juntes faremos a leitura síncrona da peça na tradução de Ordep Serra (Odysseus, 2022) e teremos a oportunidade de debater suas implicações tanto para a reflexão acerca do teatro, dos deuses e da antiga Hélade quanto para a experiência humana moderna. Ao fim de nossa jornada, quem por ela se sentir entusiasmado poderá inscrever trabalhos de diversas naturezas (poética, filosófica, histórica etc) para debate coletivo.
Com Juarez (Jota) Oliveira.
Encontros online
Início 17/agosto
20h às 22h (5as feiras)
Gratuito
Inscrição:
https://bit.ly/EstudosBacantes
Informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Juarez (Jota) Oliveira é doutorando em Letras Clássicas pela USP, onde dedica seus estudos à relação entre literatura, mito e religião grega antiga, trabalhando atualmente em uma tese a respeito da deusa Afrodite, sobre quem mantém seu site, o Afrodísion. Nos últimos anos, tem atuado como professor, ministrando aulas de grego clássico e literatura. Participante ativo da Areté, integra a coordenação do Núcleo de Mitologia desde 2022.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 17/08/2023
O Núcleo de Mitologia da Areté convida as/os interessadas/os para inscrição no grupo de estudo de Jasão, os Argonautas e Medeia.
Os jovens Frixo e Hele fogem de Orcômeno em direção à Cólquida, montados num carneiro de velo dourado para escaparem do sacrifício tramado contra Frixo. Anos depois Jasão, filho de Éson, educado por Quiron, arma a expedição em Íolco para recuperar o velo dourado do carneiro sacrificado. Com a proteção de Hera, Atena e Afrodite, a expedição de Jasão e os Argonautas ganha a inestimável ajuda de Medeia, a filha do poderoso rei Eetes. A jornada de retorno é difícil e cheia de episódios, mas quando retornam os sonhos de prosperidade não se realizam: Medeia, abandonada por Jasão, mata os próprios filhos e Jasão perde a vida esmagado pela escultura de Hera que cai da proa da nau Argo.
O grupo de estudo se debruçará sobre a narrativa de Jasão e os Argonautas, recontada por Menelaos Stephanides e sobre a tragédia de Eurípides, Medeia. Será feito um apontamento dos principais episódios e os participantes serão estimulados a produzirem pequenos textos de natureza poética e filosófica para os encontros.
Com Stylianos Tsirakis.
Encontros online
Início 14/agosto
20h às 22h (2as feiras)
Gratuito
Inscrição:
https://bit.ly/EstudosJasao
Informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Stylianos Tsirakis — Formado em Arquitetura pela FAU-USP em 1982, fundou a Odysseus Editora em 1999 da qual é editor até os dias de hoje, publicando trabalhos nas áreas de Mitologia, Filosofia e Estudos Clássicos. Autor
do livro Uma viagem à Grécia, Os Jogos Olímpicos e os deuses, 2004; membro fundador da Areté, Centro de Estudos Helênicos. Há mais de 20 anos vem se dedicando aos estudos clássicos, coordenando grupos de estudo e palestras sobre mitologia helênica, um recurso bastante eficaz e estimulante nas mãos de educadores comprometidos com a formação humanista e com o autoconhecimento.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 14/08/2023
O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Galgano para oferecer o curso gratuito “Introdução à Filosofia Antiga – Módulo 3 – Aristóteles”, em formato online, que acontecerá de 8 de agosto a 26 de setembro, às terças-feiras.
O módulo aborda um dos maiores filósofos de todos os tempos: Aristóteles. A filosofia aristotélica é exposta a partir de postura crítica em relação a Platão. Da imensa obra do estagirita, serão abordados principalmente temas de lógica, física, metafísica e ética. Ênfase especial recebem a lógica aristotélica, as causas, a teoria de ato e potência e as ideias aristotélicas da alma e da ética humana.
Bibliografia sugerida
Considere-se que a bibliografia sobre Aristóteles é imensa. Para os fins desse curso de introdução ao pensamento aristotélico em geral: qualquer livro de História da filosofia antiga (ou capítulos em livros de história da filosofia em geral) e qualquer livro de Introdução a Aristóteles.
Curso online e gratuito
8/agosto a 26/setembro
19h às 20h30 (3as feiras)
Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É professor aposentado da rede pública de ensino. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 08/08/2023
O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Galgano para oferecer o curso “Seminário Platônico – Teeteto”, em formato online, que acontecerá a partir do dia 2 de agosto, às quartas-feiras.
O Seminário Platônico destina-se ao estudioso que já cursou alguma iniciação ao pensamento de Platão. A atividade pretende aprofundar o pensamento platônico através de leitura integral, comentários e discussão de textos de Platão. O Seminário começa com a leitura do diálogo Teeteto.
A bibliografia será fornecida oportunamente.
Curso online
Início 2/agosto
19h às 21h30 (4as feiras)
12 aulas quinzenais e semanais (a critério do grupo), sempre às quartas-feiras.
Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É professor aposentado da rede pública de ensino. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 02/08/2023
Você viu a série O Maestro e o Mar e se interessou pelo grego moderno? Venha aprender com a gente!
Nesse segundo semestre, a Areté oferece novamente a possibilidade do Curso Online e Presencial.
Na modalidade online, você tem aulas ao vivo pela internet, com atividades interativas pela plataforma Google Meet. Na modalidade presencial, você tem aulas na sede da Areté, na Vila Madalena, São Paulo.
Com os professores Jean Pierre Kaletrianos, Caio Mancini e Thiago Zilio.
Curso presencial e online
1/agosto a 22/dezembro
TURMAS: iniciante, intermediário, avançado e conversação
HORÁRIOS: manhã, tarde e noite
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Jean Pierre Kaletrianos — Grego nascido na comunidade grega de Alexandria, no Egito. Além de dar aulas de grego moderno, também ensina e trabalha como músico, ator e diretor. É também coordenador do Núcleo de Teatro da Areté.
Caio Mancini — Formado pela Faculdade de Letras da USP. É tradutor e estudioso da língua grega.
Thiago Zilio — Doutorando em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também cursou Mestrado e Especialização. Ex-bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies – IMXA, em Tessalônica, e na University of Crete, em Creta.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 01/08/2023
Venha curtir com o grupo Zorbás uma noite com muita dança!
Apresentações do grupo, pista incentivada pelos dançarinos e os famosos mezédes gregos, tudo incluso no convite. Bebidas à parte.
Evento presencial
29 de julho (sábado), 19h às 23h
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Grupo Zorbás – O Zorbás dedica-se à pesquisa, à apresentação e ao ensino de danças gregas folclóricas e populares. Promove oficinas, encontros como o “bailão” de danças gregas e cursos regulares de dança no Centro de Estudos Helênicos Areté, além de aulas abertas na Avenida Paulista e em outros espaços públicos. Apresenta-se ainda em salas de teatro e clubes e também tem experiência em eventos particulares temáticos.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 29/07/2023
Venha participar da aula aberta de danças gregas com Paulo e Selma Sertek. Esta aula dá início às atividades do segundo semestre de 2023, onde os temas serão as ilhas gregas e as danças populares. Um de nossos objetivos é promover vivências de dança que articulem a criação individual e coletiva e que integrem as pessoas onde a maioria das danças gregas é dançada em grupo, numa rica troca de energias pelo olhar e pelo toque.
Evento presencial e gratuito
25/julho (3a feira), 19h30 às 21h
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Paulo e Selma Sertek são professores e pesquisadores de dança grega e há 19 anos e coordenam o Grupo Zorbás de Danças Gregas. De 1998 a 2004 foram dançarinos e coordenadores do grupo NEOLEA/SP. Iniciou sua participação como professor de dança da Areté (2011) quando ele ainda era o Centro Kaváfis, em 2008.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 25/07/2023
Reencenando as ações e movimentos do notório golpe militar, perpetrado pelos “coronéis”, contra o governo, legalmente constituído do primeiro-ministro Panayotis Kanellopoulos, na fatídica manhã do dia 21 de Abril de 1967, tanques e destacamentos do exército grego, mais uma vez, ocupam as ruas de Atenas, ao alvorecer do dia 25 de Novembro de 1973. O seu objetivo é derrubar o recém empossado governo da nova República Helênica, instituída através do referendum de 29 de Julho de 1973. Esta tem como seu presidente, o ex-coronel Georgios Papadopoulos, protagonista do triunvirato militar, que por longos seis anos governara com mão-de-ferro o povo grego. Papadopoulos, desta feita, sucumbe à força das mesmas baionetas que outrora o apoiavam, tal qual o criador vitimado pela sua própria criatura.
O contragolpe interno da facção mais autoritária e linha-dura do exército grego, liderada pelo General de Brigada Dimitrios Ioannides, radicaliza as posições internas e, especialmente, externas do novo regime militar. Neste sentido a busca pela Enosis, ou seja, a incorporação de Chipre pelo estado helênico, torna-se um dos principais objetivos do governo de Ioannides, que considera o líder político cipriota, o presidente e arcebispo Makarios III, seu maior obstáculo para tal intento.
Do outro lado do Mediterrâneo, o Presidente Makarios III, enfrenta os desafios impostos por um cenário interno polarizado, repleto de hostilidades intercomunais, e por um intervencionismo crescente de duas potencias garantidoras da República Cipriota, Grécia e Turquia. O malabarismo político de Makarios III, que tenta assegurar a independência de Chipre, frente às incursões do novo regime militar grego e das ameaças turcas de invasão, é interrompido pelo atentado de 15 de Julho de 1974. Milagrosamente, Makarios III escapa ileso do ataque e refugia-se na Grã-Bretanha. As forças da Guarda Nacional Cipriota, lideradas por oficiais gregos, fieis ao regime de Ioannides, e dos contingentes paramilitares do EOKA-B tomam o poder e apontam Nikos Sampson como novo presidente cipriota. A derrubada do governo constitucional de Makarios III põe em marcha, em 20 de Julho, a invasão turca de Chipre. O governo da “nova junta” de Ioannides não resiste aos acontecimentos e sai de cena em 24 de Julho, levando consigo o seu títere cipriota, após brevíssimos oito dias de mandato presidencial.
Por décadas, muitas perguntas procuram respostas para este nebuloso e opaco período da história helênica, cujos eventos e seus desdobramentos ainda são dolorosamente sentidos no panorama geopolítico regional e global.
A mesa-redonda terá a participação de Jorge Kapotas, Domingos Stavridis, Efstathios Tsotsos e mediação de Nicolas Tingas.
Bibliografia Sugerida
Anastasakis, O. & Lagos, K. (eds.); The Greek Military Dictatorship: Revisiting a Troubled Past 1967 – 1974, Berghahn Books, New York, 2021.
Asmussen, J.; Cyprus at War: Diplomacy and Conflict during the 1974 Crisis, I. B. Tauris, London, 2008.
Varnava, M.; Cyprus Before 1974: The Prelude to Crisis, I. B. Tauris, London, 2019.
Woodhouse, C. M.; The Rise and Fall of the Greek Colonels, Granada Publishing, London, 1985.
Evento presencial e online
1/julho (sábado), 10h30 às 12h30
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Link para o evento online: https://meet.google.com/fmi-uhtt-fxe
_
Efstathios Tsotsos – Doutorando em Teologia (PUC-PR); Mestre em Teologia e Pós-Graduação no Novo Testamento Aplicado pelas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR); Graduado em Teologia pela Faculdade Batista Pioneira (Ijuí, RS). Cursando em Paleografia (EAD) pelo Instituto de Paleografia de Atenas, e do Instituto Helênico de Paleografia da Tessalônica, Grécia. Atualmente é professor e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Altos Estudos do Mundo Helênico, “Russell Shedd”, do Colégio Batista Brasileiro – Departamento de Teologia.
Jorge Kapotás – Doutor em Matemática Aplicada (IME-USP), Mestre em Modelagem Matemática em Finanças (IME-USP), MBA (Anderson School of Management-UCLA), Historiador (FFLCH-USP) e Administrador de Empresas (FEA-USP). Atualmente é CEO da OctaPlus Financial Analytics.
Domingos Kyriakos Stavridis – Engenheiro, pesquisador e estudioso da História da Grécia.
Nicola Tingas – Economista de mercado financeiro nacional e internacional. Economista chefe da Acrefi. Membro colaborador do ARETE.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 01/07/2023
Aproveite o friozinho das férias de julho para aprender Grego Moderno!
Com duração de 10 horas de aula, o curso será ministrado aos sábados, de 1 a 29 de julho de 2023, de forma online, pelo professor Jean Pierre Kaletrianos.
Neste curso o aluno terá o primeiro contato com a língua grega moderna, começando pelo alfabeto grego e seguindo para a conversação em nível básico A1.
Público-alvo: Alunos iniciantes sem conhecimento da língua grega.
Curso online
Sábados, 1 a 29 de julho – 9h às 11h
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Jean Pierre Kaletrianos — Grego nascido na comunidade grega de Alexandria, no Egito. Além de dar aulas de grego moderno, também ensina e trabalha como músico, ator e diretor. É também coordenador do Núcleo de Teatro da Areté.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 01/07/2023
A Cia Teatral ENERGÓS, que compõe o Núcleo de Teatro da Areté, apresenta o espetáculo LABIRINTHOS como parte da programação da Virada Cultural SP 2023. A sessão será no Teatro Arthur Azevedo, no dia 27 de maio (sábado), às 21h.
Os ingressos serão distribuídos na bilheteria com 1h de antecedência e a apresentação terá intérprete de Libras.
O espetáculo aborda o mito do Minotauro e traz texto inédito do premiado escritor brasileiro João Anzanello Carrascoza. A dramaturgia é criada a partir de fragmentos de duas obras perdidas do tragediógrafo grego Eurípides (os textos Kretes e Theseus). Estes fragmentos trágicos foram traduzidos pela 1ª vez para o português pelo diretor da Cia Teatral ENERGÓS, Leonardo Antunes, e pelo ator Jean Pierre Kaletrianos.
Evento presencial
Teatro Arthur Azevedo
Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo
27 de maio (sábado)
21h
O espetáculo é recomendado para maiores de 14 anos.
Para mais informações, acesse o site da Virada Cultural clicando aqui.
_
Cia Teatral ENERGÓS –
ENERGÓS – do grego ενεργός (en, “em”) + έργον (érgon, “trabalho”) + ος (-os). Em trabalho. Aquele que está em trabalho. De onde vem a palavra Energia (ενέργεια)
A Cia Teatral ENERGÓS é um coletivo de artistas interessados em aprofundar o trabalho do ator com o trágico e com o mítico por meio da investigação das potencialidades do corpo e da voz.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 27/05/2023
O julgamento de Sócrates ocorre num contexto histórico marcado pela i) derrota humilhante de Atenas na Guerra do Peloponeso e sua rendição incondicional às tropas de Lysandros, ii) pelo governo turbulento da junta dos “Trinta Tiranos” e, ainda, iii) pela guerra civil e subsequente retomada do poder pela facção democrata, liderada por Thrasyboulos em 404/403 a.c.. Mesmo após ao acordo firmado entre as partes, sob a tutela do rei espartano Pausânias, que resulta na promulgação de uma ampla anistia política e de um salvo conduto para Elêusis, dos partidários anistiados e descontentes da facção oligárquica, a lembrança dos desmandos e da brutalidade dos “Trinta” continuava viva na memória dos atenienses.
Em 399 a.c., neste denso e volátil cenário político, a polis ateniense processa e julga publicamente Sócrates, seu maior filósofo. Mélitos, secundado por Ánytos e Lycon, formalmente, acusam Sócrates de dois crimes. O primeiro delito de Sócrates seria o crime de “impiedade”, em relação aos deuses oficias da polis ateniense, sendo que o segundo delito do filósofo seria o de corromper os jovens da cidade. Questões milenares procuram ainda hoje as suas respostas. Seria a alegada “impiedade” de Sócrates o verdadeiro motivo deste processo? Por que teria o filósofo sido acusado de corromper os jovens? Como Sócrates se defende das acusações? Seria o filósofo inocente ou culpado das acusações trazidas a julgamento popular? Muitas outras perguntas e questões fazem parte do enredo deste histórico julgamento.
A mesa-redonda terá a participação de Jorge Kapotas, Bruno Conte, Nicola Galgano e mediação de Dimitrios Bozinis.
Bibliografia Sugerida
Brickhouse, T. C. e Smith N. D., The Trial and Execution of Socrates: Sources and Controversies, Oxford University Press, Oxford, 2002.
Finley, M., Socrates on Trial, Horizon – New York City LLC, New York, 2014.Morrison, D. R. (ed.), The Cambridge Companion to Socrates, Cambridge University Press, Cambridge, 2011.
Plato, The Trial and Death of Socrates, Translated by G.M.A. Grube and Revised by John M. Cooper, Hackett Publishing Company, Third Edition, Cambridge, 2000.
Evento presencial e online
20/maio (sábado), 10h30 às 12h30
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Link para o evento online: https://bit.ly/OJulgamentoDeSocratesMesaRedonda
_
Nicola Galgano – Licenciado em Filosofia, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia Antiga pela USP de São Paulo. É autor de Parmênides: não ser como contradição ed. Paulus. É Editor Geral do projeto internacional de publicação: “Eleatic Ontology: origin and reception”.
Jorge Kapotas – Doutor em Matemática Aplicada (IME-USP), Mestre em Modelagem Matemática em Finanças pela (IME-USP), MBA (Anderson School of Management-UCLA), Historiador (FFLCH-USP) e Administrador de Empresas (FEA-USP). Nos EUA foi Vice Presidente da Merrill Lynch Capital Markets e no Brasil ocupou várias posições executivas em diversas instituições financeiras brasileiras e internacionais. Atualmente é CEO da OctaPlus Financial Analytics.
Bruno Conte – Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral na École Normale Supérieure de Paris. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorando na FFLCH/USP. Editor-assistente da revista Hypnos.
Dimitrios Bozinis – Mestrado em Física pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha..Posteriormente obteve Doutorado em Física pela Universidade de Califórnia do Sul em Los Angeles. Trabalhou no laboratório JPL como pesquisador da NASA. Foi professor pela UNICAMP até 1996.Seu trabalho foi principalmente na área de pesquisa e de aplicações do raio laser na medicina. Estudioso da cultura Grega clássica.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 20/05/2023
Nesta conversa, faremos algumas incursões pela história do desenvolvimento das ideias matemáticas, explorando sua presença e força após mais de 2 milênios. De Tales e Pitágoras com seus teoremas hoje tão fortes hoje como quando foram descobertos, passando por Platão e as formas poliédricas e Apolônio e suas cônicas, objetos geométricos que foram usados como modelos para explicar o universo e hoje são amplamente utilizados nas Artes, na Arquitetura e no Design. De comum, estes tópicos referem-se a uma geometria de natureza euclidiana, que explicam muito, mas não explicam tudo. Trataremos no modo “en passant” de geometrias não euclidianas e outras geometrias esquisitas como os fractais e a taxigeometria.
Para estudantes e docentes de matemática e pessoas interessadas em matemática.
Com Antonio José Lopes Bigode.
Evento presencial e online
9/maio (3a feira), 19h às 21h
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Link para o evento online: https://bit.ly/PalestraDiaNacionalDaMatematica
_
Antonio José Lopes Bigode – Doutor em Didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) na Catalunha, Espanha. Licenciado em Matemática pelo IME-USP. Jornalista profissional (especialista em educação e divulgação científica). Docente da Univesp. Especialista em Metodologia, Currículo e Avaliação em Matemática. Consultor de instituições públicas e privadas com destaque para programas do Ministério da Educação (MEC) como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática; o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e TV Escola (MEC) onde foi autor e apresentador da série Matemática em Toda Parte da TV Escola/MEC, em parceria com a UNESCO. Autor de coleções de livros didáticos para a Educação Básica (EF1, EF2, EM) (prêmio Jabuti na categoria livros didáticos) e de livros de Metodologia da Matemática para a formação de professores.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 09/05/2023
O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Stefano Galgano para oferecer o curso gratuito “História da Filosofia Antiga – Módulo 2: Platão”, em formato online. A edição de 2023 será dos dias 2 de maio a 20 de junho, às terças-feiras.
O módulo aborda um dos maiores filósofos de todos os tempos: Platão. A doutrina platônica é exposta em seu contexto cultural, começando com os pensadores conhecidos com “Sofistas”, passando depois por Sócrates. São apresentadas as três fases doutrinária de Platão. Ênfase especial recebem o Mito da Caverna e o Amor Platônico. O curso termina com uma breve exposição da academia platônica, que entre outros, terá como seu discípulo mais ilustre Aristóteles.
Indicações bibliográficas:
Qualquer livro de Introdução a Platão (ou capítulos sobre Platão em livros de filosofia em geral). A bibliografia sobre Platão é imensa. A seguir algumas sugestões em português:
Ferrari, F. (2022) introdução a Platão. Paulus editora, São Paulo.
Trabattoni, F. (2012) Platão. Annablume ed.
Trindade dos Santos, G. (2012) Platão, a construção do conhecimento. Paulus, São Paulo.
Reale, G. (1994) História da Filosofia antigas. II Platão e Aristóteles. Loyola, São Paulo.
2 de maio a 20 de junho (3as feiras)
19h às 20h30
Curso online
GRATUITO
Os inscritos que participarem de ao menos 7 encontros terão direito a certificado.
Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 02/05/2023
Esta mesa-redonda visa apresentar, analisar e discutir as contribuições e legados bizantinos para o movimento renascentista do Século XV, bem como, a dinâmica e as condições históricas dos processos de preservação do conhecimento e do acervo das obras da antiguidade clássica helênica pelos bizantinos e de sua transmissão para o Ocidente latino.
O Império Bizantino tardio, reduzido e restrito aos territórios antes ocupados pelos estados da Grécia Clássica, reage e refugia-se em sua herança helênica promovendo um renascimento cultural em pleno contexto de deterioração política e econômica. Esta retomada da herança e tradição helênicas torna-se um grande ativo intelectual para a Europa Renascentista. A procura por textos originais e conhecimento dos clássicos e, por outro lado, o avanço do Império Otomano reforçam a migração dos intelectuais bizantinos para as cidades italianas. Professores bizantinos, que carregam consigo a tradição e o acervo literário clássicos, assumem cadeiras nas universidades italianas e europeias para as disciplinas de Língua e Literatura Grega, Filosofia, etc.. Foram destes intelectuais, sejam eles Aristotélicos ou Platônicos, que os homens da Renascença aprenderam a língua, a literatura e a filosofia helênica clássica, elementos importantes de inspiração para as mentes originais do movimento renascentista.
Mediador Raphael Retucci
Convidados Maria Peretto, Nicola Galgano, Jorge Kapotas e Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel
Bibliografia Sugerida
Iorga, N., Byzantium after Byzantium, Center for Romanian Studies, Histria Books, Las Vegas, 1996.
Lymberopoulou, A. & Duits, R. (eds.), Byzantine Art and Renaissance Europe, Routledge, London & New York, 2013.
Plescau, A. I., The Byzantine Influence on the Italian Renaissance, in C. Ignatescu (ed.), 12th LUMEN International Scientific Conference Rethinking Social Action Core Vaules in Practise, 15 – 17 May 2019, Iasi – Romani, pp. 256-262.
Runciman, S., The Last Byzantine Renaissance, Cambridge University Press, Cambridge, 1970.
Setton, K., The Byzantine Background to the Italian Renaissance, in Proceedings of the American Philosophical Society, Vol 100, Number 1, Feb,24, 1956, pp 1-76.
Wilson, N.G., From Byzantium to Italy: Greek Studies in the Italian Renaissance, Duckworth, London, 1992.
Evento presencial e online
1/abril (sábado), 10h30-12h30
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Link para o evento online: https://meet.google.com/eyo-pywn-zji
_
Maria Peretto – Formação em Pedagogia (Sedes Sapientiae/PUC); Jornalismo (Cásper Líbero); e Mestrado em Estética e História da Arte (USP). Vida profissional desenvolvida na área de Turismo e posterior ao Mestrado, como professora de História da Arte, tanto no ensino regular como na preparação de guias de turismo. Hoje desenvolve atividade voluntária no grupo da SIANK (Sociedade Internacional de Amigos de Nikos Kazantzákis), como membro do Brasil.
Eduardo Henrique Peiruque Kickhofel – Graduado em artes plásticas e mestre história da arte, tem doutorado em filosofia. Desde 2008, é professor de História da Filosofia da Renascença na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Estuda o cosmos renascentista e a formação da ciência moderna, e labora uma nova edição dos manuscritos de anatomia de Leonardo da Vinci.
Nicola Galgano – Licenciado em Filosofia, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia Antiga pela USP de São Paulo. É autor de Parmênides: não ser como contradição ed. Paulus. É Editor Geral do projeto internacional de publicação: “Eleatic Ontology: origin and reception”.
Jorge Kapotas – Doutor em Matemática Aplicada (IME-USP), Mestre em Modelagem Matemática em Finanças pela (IME-USP), MBA (Anderson School of Management-UCLA), Historiador (FFLCH-USP) e Administrador de Empresas (FEA-USP). Nos EUA foi Vice Presidente da Merrill Lynch Capital Markets e no Brasil ocupou várias posições executivas em diversas instituições financeiras brasileiras e internacionais. Atualmente é CEO da OctaPlus Financial Analytics.
Raphael Retucci – Professor universitário há 12 anos, leciona atualmente em cursos de mestrado disciplinas como Ética e Filosofia do Direito. Psicanalista clínico e oficial da polícia militar, é também presidente da comissão de oratória da OAB e faz parte do núcleo de história da Areté.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 01/04/2023
O Núcleo de Dança e Música da Areté e o Grupo Zorbás convidam para o Bailão de Danças Gregas. Venha comemorar conosco os 19 anos de grupo!
Você gosta de dançar ou quer aprender as danças gregas? Essa típica festa grega é a oportunidade de se divertir dançando, além de petiscar “mezedes” gregos. São 4 horas de danças gregas, incentivadas pelos dançarinos do Grupo Zorbás, com direito a show folclórico e de danças populares. Além disso, ao adquirir o convite, poderá saborear mezedes como tzatzíki, skordaliá e homus. As bebidas serão vendidas a parte.
VAGAS LIMITADAS!
Evento presencial
1 de abril (sábado)
19h às 23h
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Grupo Zorbás – Há 18 anos o grupo Zorbás dedica-se à pesquisa, à apresentação e ao ensino de danças gregas folclóricas e populares. Promove oficinas, encontros como o “bailão” de danças gregas e cursos regulares de dança no Centro de Estudos Helênicos Areté, além de aulas abertas na Avenida Paulista e em outros espaços públicos.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 01/04/2023
Você sabia que o Tsakóniko, dança folclórica do Peloponeso, acredita-se ser a descendente da antiga dança Geranós, que representava a fuga de Teseu do Labirinto do Minotauro?
Ou sabia que a dança antiga Pirríhios, ligada ao nascimento de Zeus, pode ter originado o Pendozális, a mais importante dança da ilha de Creta?
Neste curso, crianças e adolescentes, além de aprenderem a dança grega, terão contato com diversas histórias, a mitologia e a língua grega.
Curso presencial
Dias 26 de março, 30 de abril, 4 de junho e 2 de julho (domingos)
17h30 às 18h30
Para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos.
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Grupo Zorbás — Há 18 anos o grupo Zorbás dedica-se à pesquisa, à apresentação e ao ensino de danças gregas folclóricas e populares. Promove oficinas, encontros como o “bailão” de danças gregas e cursos regulares de dança no Centro de Estudos Helênicos Areté, além de aulas abertas na Avenida Paulista e em outros espaços públicos.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 26/03/2023
O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Stefano Galgano para oferecer o curso “A Filosofia de Platão”, em formato online, que acontecerá dos dias 22 de março a 7 de junho, às quartas-feiras.
O curso é um aprofundamento da filosofia de Platão já estudada no Curso de Introdução. Platão é um dos maiores filósofos de todos os tempos e um dos alicerces do pensamento ocidental. Sua obra riquíssima oferece inúmeros temas para reflexão. O curso pretende aprofundar alguns elementos da psicologia (a estrutura da alma humana) platônica a partir de textos como República, Banquete e outros, focando principalmente o período médio de seu desenvolvimento filosófico.
Indicações bibliográficas:
Considere-se que a bibliografia sobre Platão é imensa. Para o pensamento platônico em geral: qualquer livro de História da filosofia antiga (ou capítulos em livros de história da filosofia em geral) e qualquer livro de Introdução a Platão (ou capítulos sobre Platão em livros de filosofia em geral).
Para o pensamento platônico em particular, eis algumas sugestões em português:
Ferrari, F. (2022) introdução a Platão. Paulus editora, São Paulo.
Trabattoni, F. (2012) Platão. Annablume ed.
Trindade dos Santos, G. (2012) Platão, a construção do conhecimento. Paulus, São Paulo.
Reale, G. (1994) História da Filosofia antigas. II Platão e Aristóteles. Loyola, São Paulo.
22 de março a 7 de junho, 19h às 21h30 (4as feiras)
Curso online
Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É professor aposentado da rede pública de ensino. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 22/03/2023
O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Stefano Galgano para oferecer o curso gratuito “História da Filosofia Antiga – 1. Os Pré-Socráticos”, em formato online. A edição de 2023 será dos dias 7 de março a 25 de abril, às terças-feiras.
O surgimento da filosofia representa um fato histórico único e um dos fundamentos de nossa cultura ocidental atual. O extraordinário conjunto de ideias, inovações, invenções e pesquisas dos pré-socráticos, as profundas análises éticas de Sócrates e Platão, o universalismo do gênio de Aristóteles e a articulação dessa nova forma de pensar na vida individual e social dos epicurismo, estoicismo e neoplatonismo moldaram o instrumento principal da filosofia: a reflexão individual como fonte de diálogo e o diálogo como fonte para a reflexão individual. O curso pretende apresentar a História da Filosofia Antiga tendo como meta a formação de um painel cultural que explique historicamente muitas das nossas atuais ideias em todos os setores de nossa vida, sendo voltado para o público em geral.
Indicações bibliográficas:
BARNES, Jonathan. Filósofos pré-socráticos. São Paulo : Martins Fontes, 2003.
BORNEIM, Gerd A. Filosofos pré-socráticos. São Paulo : Cultrix, 1985.
BRUN, Jean. Pré-socráticos. Lisboa : Edicoes 70, 1968.
CASERTANO, Giovanni. Os pré-socráticos. São Paulo : Paulus, 2013.
CAVALCANTE DE SOUZA, J. (1996) Os Pré-socráticos : fragmentos, doxografia e comentários. São Paulo : Nova Cultural, 2000.
CHAUI, Marilena. Introdução à historia da filosofia : dos pré-socráticos a Aristoteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GOMES, Pinharanda. Filosofia grega pré-socrática Lisboa : Guimarães Editores, 1994.
KIRK, G. S. Os filósofos pré-socráticos : história crítica com seleção de textos / G. S. Kirk, J. E. Raven, M. Schofield ; tradução de Carlos Alberto Louro Fonseca. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2008
LAKS, André. Introducão à “filosofia pré-socrática”. Sao Paulo : Paulus, 2013.
MACIEL JUNIOR, Auterives. Pre-Socraticos : a invenção da razão. Sao Paulo : Odysseus, 2003.
MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. Manual esquemático de história da filosofia. São Paulo, SP : LTr, 2004.
OLIVA, Alberto. Pré-socráticos : a invenção da filosofia. Campinas, SP : Papirus, 2000.
PENEDOS, Alvaro Jose dos. Introducao aos pre-socraticos. Porto : Res, 1984.
RUSSELL, Bertrand. História do pensamento ocidental : a aventura dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro : Ediouro, 2004.
7 de março a 25 de abril (3as feiras)
19h às 20h30
Curso online
GRATUITO
Os inscritos que participarem de ao menos 7 encontros terão direito a certificado.
Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 07/03/2023
Neste próximo dia 9 de fevereiro, a Areté comemora a importância mundial da língua grega com a realização de duas palestras e um bate-papo sobre o tema.
A psicóloga e professora Aspasia Papazanakis apresentará um panorama histórico da língua e o professor Thiago Zilio falará do surgimento da gramática grega.
Título das palestras:
Aspasia Papazanakis – “O Idioma Grego, Um passaporte para o fascinante mundo dos helenos”
Thiago Zilio – “O surgimento da gramática grega: A techné de Dionísio, o Trácio”
Para interessados em língua e cultura grega.
Evento online
9/fevereiro (5a feira), 20h-22h
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Thiago Zilio
Doutorando em Lingua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também cursou Mestrado e Especialização. Ex-bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies – IMXA, em Tessalônica, e na University of Crete, em Creta. Professor de Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Produção Textual na rede particular de ensino (EFII e EM) desde 2007. Professor de língua e cultura grega do Instituto Educacional Ateniense, de 2009 a 2013.
Aspásia Papazanakis
Psicóloga, professora da Faculdade de Psicologia da UNIP, membro do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica de São Paulo e membro da Sociedade Internacional dos Amigos de Nikos Kazantzakis.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 09/02/2023
Seguem abertas as inscrições para o curso de dança grega da Areté!
O repertório de danças do curso percorre o folclore do continente e das inúmeras ilhas gregas, de suas festividades e panaguíris (festas de rua, dos principais santos) e as danças populares, surgidas do Rebétiko, importante movimento cultural das décadas de 20 e 30. E claro, entre elas, não poderia faltar o Sirtáki, de Zorba, o grego.
Agende uma aula experimental e venha fazer parte desta roda conosco!
O curso é voltado para todos que queiram aprender dança grega.
Curso presencial
Todas as 3as feiras – 19h30 às 21h
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Paulo e Selma Sertek são professores e pesquisadores de dança grega e há 19 anos e coordenam o Grupo Zorbás de Danças Gregas.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 07/02/2023
Γειά σας! Salve!
Além do curso online, que tem alcançado alunos de todo o Brasil, neste primeiro semestre de 2023, a Areté oferece pela primeira vez desde o início da pandemia a opção presencial do curso de língua grega moderna.
Na modalidade online, você tem aulas ao vivo pela internet, com atividades interativas pela plataforma Google Meet. Na modalidade presencial, você tem aulas na sede da Areté, na Vila Madalena.
A Areté utiliza o mais moderno método para ensino de grego no Brasil, o mesmo adotado pela Universidade de Atenas e conforme às diretrizes do programa Erasmus de intercâmbio acadêmico da União Europeia.
Para alunos iniciantes e interessados em aprender e desenvolver as competências de fala, escrita e leitura na língua grega moderna.
A Areté é um Centro de Estudos Helênicos que desenvolve diversas atividades culturais. Ao estudar conosco, além de aprender o idioma, você terá contato com todos aspectos da rica cultura helênica!
Utilizamos o Ταξίδι στην Ελλάδα (Viagem à Grécia), um método moderno, que apresenta o idioma a partir de situações reais do dia a dia. As aulas trabalham todas as competências linguísticas – conversação, leitura e escrita – mas desde o início o foco é o desenvolvimento da capacidade de comunicação. E a última aula do mês é totalmente dedicada a atividades de conversação em grego!
grego moderno para Iniciantes – Nível ΑΛΦΑ (ALFA) – ideal para você dar os primeiros passos no grego moderno. Com o uso de vivências comunicativas, os alunos praticam o grego desde a 1a aula. Ao final do nível ALFA, o aluno estará apto a:
grego moderno intermediário – Nível ΒΗΤΑ (BETA) – ideal para você desenvolver o idioma, aperfeiçoando as principais habilidades comunicativas. São abordados assuntos diversos, e conteúdos que refletem as necessidades do dia a dia dos alunos.
grego moderno avançado – Nível ΓΑΜΑ (GAMA) – ideal para você conquistar a proficiência no idioma, com foco no desenvolvimento avançado de habilidades de leitura, escrita, fala, compreensão e produção oral.
Cada turma tem 1 aula semanal de 2 horas, e o semestre compreende no total 40 horas/aula. Nossas turmas tem vagas limitadas (até 8 alunos) para que o professor possa dar atenção adequada a todos.
Obs.: é necessário que haja um mínimo de 3 alunos inscritos em uma turma para que a mesma seja aberta.
TURMA PRESENCIAL
segundas, das 19h às 21h (prof Thiago)
TURMAS ONLINE
segundas, das 13h às 16h (prof Thiago) ou das 14h às 16h (prof Jean)
terças, das 9h às 12h (prof Jean) ou das 19h às 21h (prof Caio)
quartas, das 8h às 10h (prof Jean) ou das 13h às 17h (prof Thiago)
quintas, das 10h às 16h (prof Jean)
A divisão por níveis do curso completo está no quadro abaixo:
nível ΑΛΦΑ (ALFA)
iniciante (4 semestres) |
nível ΒΗΤΑ (BETA)
intermediário (4 semestres) |
nível ΓΑΜΑ (GAMA)
avançado (4 semestres) |
Alfa 1A
Alfa 1B Alfa 2A Alfa 2B |
Beta 1A
Beta 1B Beta 2A Beta 2B |
Gama 1A
Gama 1B Gama 2A Gama 2B |
* Sobre as capacidades adquiridas a cada nível, consultar o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Também oferecemos:
Ideal para você que já domina o idioma em nível intermediário ou superior. Aqui você ganha mais fluidez e desenvoltura na comunicação.
O curso de conversação têm dinâmica própria: antes de cada encontro, o professor disponibiliza ao aluno materiais – textos, áudios e vídeos – sobre um tema de interesse que será tema das conversas em aula.
* Para o ingresso em turmas em andamento e nas aulas de conversação, nós aplicamos um teste de nível.
THIAGO ZILIO
Doutorando em Lingua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também cursou Mestrado e Especialização. Ex-bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies – IMXA, em Tessalônica, e na University of Crete, em Creta. Professor de Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Produção Textual na rede particular de ensino (EFII e EM) desde 2007. Professor de língua e cultura grega do Instituto Educacional Ateniense, de 2009 a 2013.
CAIO MANCINI
Formado pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, o professor Caio Mancini é tradutor e estudioso da língua grega. É o atual coordenador do Núcleo de Idiomas da Areté.
JEAN PIERRE KALETRIANOS
O professor Jean Pierre é grego nascido na comunidade grega de Alexandria, no Egito, mas mora há muitos anos no Brasil. Além de dar aulas de grego moderno, também ensina e trabalha como músico, ator e diretor. É coordenador dos Núcleos de Teatro e Música da Areté.
Para se inscrever e obter mais informação:
celular e whatsapp: (11) 97113-0660 (com a Mariah)
e-mail: secretaria@arete.org.br
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br | whatsapp (11) 97113-0660
tel: (11) 3032-3939
(2ª a 6ª feira – 13h30 às 20h30; sábado – 09h às 14h)
Data: 01/02/2023
Γειά σας! Salve!
A Areté utiliza o mais moderno método para ensino de grego no Brasil, o mesmo adotado pela Universidade de Atenas e conforme às diretrizes do programa Erasmus de intercâmbio acadêmico da União Europeia.
Neste mês de janeiro teremos duas modalidades de curso intensivo de férias:
Básico Intensivo A1, com o professor Jean Pierre Kaletrianos e
Básico Intensivo A2, com o professor Thiago Zillio.
O Básico Intensivo A1 é voltado para os alunos sem nenhum conhecimento do grego moderno.
O curso começará pelo ensino do alfabeto e seguirá apresentando conteúdo do nível iniciante A1.
O Básico Intensivo A2 é voltado para os alunos que já têm conhecimento do alfabeto grego e de algumas das estruturas gramaticais do nível A1. O curso fará uma revisão do conteúdo do Nível A1 e seguirá para o conteúdo do nível iniciante A2.
A Areté é um Centro de Estudos Helênicos que desenvolve diversas atividades culturais. Ao estudar conosco, além de aprender o idioma, você terá contato com todos aspectos da rica cultura helênica!
Utilizamos o Ταξίδι στην Ελλάδα (Viagem à Grécia), um método moderno, que apresenta o idioma a partir de situações reais do dia a dia. As aulas trabalham todas as competências linguísticas – conversação, leitura e escrita – mas desde o início o foco é o desenvolvimento da capacidade de comunicação.
Cada turma tem 3 aulas semanais de 2 horas. Nossas turmas tem vagas limitadas para que o professor possa dar atenção adequada a todos.
Jean Pierre Kaletrianos
O professor Jean Pierre é grego nascido na comunidade grega de Alexandria, no Egito, mas mora há muitos anos no Brasil. Além de dar aulas de grego moderno, também ensina e trabalha como músico, ator e diretor. É coordenador dos Núcleos de Teatro e Música da Areté.
Thiago Zillio
Doutorando em Lingua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também cursou Mestrado e Especialização. Ex-bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies – IMXA, em Tessalônica, e na University of Crete, em Creta. Professor de Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Produção Textual na rede particular de ensino (EFII e EM) desde 2007. Professor de língua e cultura grega do Instituto Educacional Ateniense, de 2009 a 2013.
Para se inscrever e obter mais informações:
celular e whatsapp: (11) 97113-0660 (com a Mariah)
e-mail: secretaria@arete.org.br
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br | whatsapp (11) 97113-0660
tel: (11) 3032-3939
(2ª a 6ª feira – 13h30 às 20h30; sábado – 09h às 14h)
Data: 09/01/2023