ARETÉ

Filosofia 07 AGO
CURSO SOBRE O DIáLOGO PLATôNICO FéDON

O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Stefano Galgano para oferecer o Curso sobre o diálogo platônico Fédon, em formato online, a partir do dia 7 de agosto, quarta-feira.

O curso se propõe a realizar uma leitura do fundamental diálogo platônico Fédon, onde Platão trata entre outras coisas da imortalidade da alma. Tal leitura é feita em português e não prevê o recurso ao texto grego, exceto esporadicamente em passagens eventualmente pouco claras na tradução. Isso permitirá ao público de se aproximar dessa obra fundamental de Platão e, por conseguinte, da filosofia platônica em geral.

Informações complementares:

O curso tem número mínimo de 4 participantes e número máximo de 10. Caso não se alcance o número mínimo, o curso não será oferecido. As aulas têm datas móveis (semanais ou quinzenais), definidas em conjunto segundo a necessidade do grupo.

O curso prevê a redação de ao menos dois textos, um num período intermediário e outro no período conclusivo do curso. Os textos conclusivos poderão ser publicados no site da Areté, com a autorização do autor.

A inscrição será precedida de uma entrevista online com o prof. ministrante, visando a criação de um grupo de trabalho colaborativo e de interesses similares com a formação eventual de mais de um grupo.

O curso contará com 12 aulas e tem como público-alvo estudantes e professores de filosofia e áreas afins; público dos cursos de Introdução à Filosofia Antiga da Areté; e público geral com interesse no aprofundamento de estudos platônicos.

Indicações bibliográficas:

A bibliografia sobre o Fédon é imensa. O curso parte de um texto em português de referência, ou seja, a tradução de Maria Teresa Schiappa de Azevedo, “Fédon”, ed. Livraria Minerva, Coimbra 1988. Outras traduções são utilizadas para comparações. Também serão oportunamente utilizados artigos sobre passagens ou temas específicos do texto.

Curso online
Início 7 de agosto (4as feiras) (inscrições até dia 02 de agosto)
19h às 21h30

Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

Valores:
Integral: R$ 950,00
DESCONTOS: estudantes, 30%; professores rede pública 30%; BOLSAS: 2 bolsas de 50%

_

Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 07/08/2024

Filosofia 06 AGO
CURSO INTRODUÇÃO À FILOSOFIA ANTIGA – MÓDULO 3 – ARISTÓTELES

O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Galgano para oferecer o curso gratuito “Introdução à Filosofia Antiga – Módulo 3 – Aristóteles”, em formato online, que acontecerá de 6 de agosto a 24 de setembro, às terças-feiras.

O módulo aborda um dos maiores filósofos de todos os tempos: Aristóteles. A filosofia aristotélica é exposta a partir de postura crítica em relação a Platão. Da imensa obra do estagirita, serão abordados principalmente temas de lógica, física, metafísica e ética. Ênfase especial recebem a lógica aristotélica, as causas, a teoria de ato e potência e as ideias aristotélicas da alma e da ética humana.

Curso é voltado para o público interessado em geral.

Bibliografia sugerida
Considere-se que a bibliografia sobre Aristóteles é imensa. Para os fins desse curso de introdução ao pensamento aristotélico em geral: qualquer livro de História da filosofia antiga (ou capítulos em livros de história da filosofia em geral) e qualquer livro de Introdução a Aristóteles.

Curso online e gratuito
6/agosto a 24/setembro (3as feiras)
19h às 20h30

Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É professor aposentado da rede pública de ensino. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 06/08/2024

Idioma 06 AGO
GREGO ANTIGO PARA INICIANTES – MÓDULOS I E II

Χαῖρε! Já pensou em ler os clássicos gregos no texto original, podendo conhecer de perto Homero, Sófocles, Platão e companhia? Essa é a sua chance!

Neste curso semanal ao longo do segundo semestre de 2024, vamos conhecer as bases da língua grega antiga, com foco no dialeto falado em Atenas na época clássica. Para cursar o módulo I, nenhum conhecimento prévio da língua é necessário. Para o módulo II, é necessário ter cursado o módulo I ou ter um conhecimento elementar da língua.

As aulas terão duração de 1h30, e serão oferecidas (à distância) às terças-feiras. Módulo II: 18h-19h30. Módulo I (turma nova): 20h-21h30.

O curso é voltado para interessados em geral, sem conhecimento prévio. Alunos do módulo II precisam ter cursado o módulo I ou ter um conhecimento elementar da língua.

Com Francisco Dias.

Informações complementares

O curso será baseado na edição brasileira do método “Aprendendo Grego”, da Joint Association of Classical Teachers (JACT), publicado pela Editora Odysseus (2014). Alunos do curso têm direito a 50% de desconto na compra do livro.

Material de outros métodos e fontes será usado esporadicamente ao longo do curso, a ser sempre compartilhado pelo professor.

Curso online
6/agosto a 3/dezembro (3as feiras)
18h às 19h30 (Módulo II)
20h às 21h30 (Módulo  I)

Inscrição e Informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Francisco Dias — Graduando em Letras (Grego Antigo e Português) pela FFLCH-USP, com intercâmbio na University College London (Reino Unido, 2023). Estuda grego micênico, clássico e moderno, e é professor de línguas (francês e português) desde 2019. Foi bolsista do Programa de Verão de Estudos de Grego Moderno (ΘΥΕΣΠΑ) da Universidade de Atenas (ΕΚΠΑ) em 2023. Desde 2024, ensina grego antigo na Areté.

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 06/08/2024

Dança e Música 03 AGO
OFICINA DE HASSáPIKO

O Núcleo de Dança e Música da Areté convida todos os interessados a participarem da Oficina de Hassápiko que acontecerá no dia 3 de agosto, sábado, das 15h às 16h30.

O Hassápiko – dança dos açougueiros de Constantinopla -, é uma dança muito antiga que se tornou popular, conhecida como o “tango” dos gregos, porque seus passos e sequências coreográficas têm charme e força. Se tornou famosa em Zorba, o Grego, onde Anthony Quinn e Alan Bates protagonizam uma das cenas de dança mais emblemáticas.

Nesta oficina, Paulo e Selma Sertek ensinarão uma coreografia especialmente produzida para a música que inspirou o tema do filme Zorba, “a strosse sto stroma sou”, de Mikis Theodorákis, eternizada pela voz de Haris Alexiou.

Essa é a segunda edição desta oficina. Nela, pretendemos consolidar a coregrafia apresentada na edição anterior, além de explorar outras sequências coreográficas.

Oficina presencial
3/agosto (sábado)
15h às 16h30

Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Paulo e Selma Sertek são dançarinos e coordenadores do grupo Zorbás de danças gregas, fundado em 2004. Foram dançarinos e coordenadores do grupo Neolea de danças gregas, vinculado à Coletividade Helênica de São Paulo. Professores de danças em aulas e oficinas do Centro Kaváfis de Cultura Helênica em 2008 e desde 2011 realizam esse trabalho junto à Areté. Suas formações em danças gregas ocorreu na Grécia e no Brasil:
– Paulo pelo Centro de Danças Tradicionais “Bakxes”, com o professor Αποστόλης Κωνσταντίνος Τάκης (Apostólis Konstantínos Tákis) em 2000 e 2001;
– Paulo e Selma em Curso promovido pelo SAE – World Council of Hellenes Abroad, com os professores Kostas Tsonis e Elena Papastergiou, em 2010;
– Paulo e Selma em aulas na escola da Prefeitura de Atenas (Leste) – município de Αχαρνών (2011) com o professor Αχιλλέας Νταγιάντας (Aquiléas Daghiándas), com o Grupo de danças folclóricas “Ο Κόκκινος Μύλος”.

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 03/08/2024

Mitologia 01 AGO
ARISTóFANES, QUATRO COMéDIAS: OS CAVALEIROS, ACARNENSES, A PAZ, ASSEMBLEIA DE MULHERES

O Núcleo de Mitologia da Areté realizará o grupo de estudo online “Aristófanes, quatro comédias: Os cavaleiros, Acarnenses, A Paz, Assembleia de mulheres” coordenado por Flávio Lorza. Os encontros serão às quintas-feiras, das 20h às 22h, com início em 1 de agosto.

Das mais de quarenta comédias que Aristófanes compôs nos restaram onze na íntegra.

As obras do principal comediógrafo da Antiguidade são uma fonte importantíssima para adentrarmos no espírito, nas reflexões sociais, filosóficas, artísticas e religiosas atenienses do século V a.C. O humor, as tramas e tiradas, com leveza e graça, abordando temas religiosos, políticos e de costumes, revelam Aristófanes como um pensador sagaz e filosófico em um período marcado pela devastadora Guerra do Peloponeso.

O Grupo de Estudo fará a leitura e discussão, percorrendo em três ou quatro encontros cada uma das três obras em ambiente de fruição e conversa.

Público-alvo: Educadores, estudiosos de literatura grega antiga e público em geral, sem requisitos.

Encontros online
Início 1/agosto
20h às 22h (5as feiras)
Atividade com contribuição voluntária.

Ficha de Inscrição: https://bit.ly/Aristofanes

Informações
E-mail: secretaria@arete.org.br

WhatsApp: https://bit.ly/WhatsappAreté
Celular: (11) 97113-0660

_

Flávio Lorza — Promotor de Justiça em São Paulo desde 1992, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP, bacharel em Letras pela FFLCH da USP e licenciado em Letras pela Faculdade de Educação da USP. Focou o bacharelado em Letras nos estudos de Literatura Grega, Latina e de Países de Língua Portuguesa. Compõe os grupos de estudo de Mitologia e Literatura Grega da Areté desde 2017.
_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 01/08/2024

Dança e Música 27 JUL
BAILãO DE DANçAS GREGAS

Você gosta de dançar ou quer aprender as danças gregas? Essa típica festa grega é a oportunidade de se divertir dançando, além de petiscar “mezedes” gregos. São 3 horas de danças gregas, incentivadas pelos dançarinos do Grupo Zorbás, com direito a apresentação do grupo. Além disso, ao adquirir o convite, poderá saborear mezedes como tzatzíki, skordaliá e homus. As bebidas serão vendidas à parte.

Evento presencial
27 de julho (sábado)
18h às 22h
Valores: R$
60,00 (antecipado) / R$ 75,00 (na porta, sujeito a lotação)
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Grupo Zorbás – Há 18 anos o grupo Zorbás dedica-se à pesquisa, à apresentação e ao ensino de danças gregas folclóricas e populares. Promove oficinas, encontros como o “bailão” de danças gregas e cursos regulares de dança no Centro de Estudos Helênicos Areté, além de aulas abertas na Avenida Paulista e em outros espaços públicos.

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

 

Data: 27/07/2024

Idioma 23 JUL
A ESCRITA LINEAR B E O DECIFRAMENTO DE UM MUNDO – UM ‘ALFABETO GREGO’ 500 ANOS ANTES DO ALFABETO GREGO

O Núcleo de Idioma da Areté realizará a palestra gratuita “A escrita Linear B e o deciframento de um mundo – um ‘alfabeto grego’ 500 anos antes do alfabeto grego”, que acontecerá em formato online e presencial, no dia 23 de julho, das 19h45 às 21h15, com o professor Francisco Dias.

Ao longo da primeira metade do século XX, milhares de tabuinhas de argila contendo inscrições misteriosas foram descobertas na ilha de Creta e no continente grego. As tabuinhas vinham das lonjuras da idade do bronze, muito antes da emergência da Grécia clássica que conhecemos, e causaram uma intensa corrida pelo seu deciframento. Na palestra, falaremos sobre esse esforço descomunal que envolveu algumas das mentes mais brilhantes do século passado e que, numa verdadeira história de detetive, abriu as portas para uma compreensão mais profunda das sociedades gregas pré-clássicas, onde palácios, heróis e monstros mitológicos se misturam com a evidência arqueológica.

Público-alvo: Interessados em geral.

Indicações bibliográficas:

Uma pasta no Google Drive será compartilhada ao final da palestra.

Palestra presencial e online
Gratuita
23 de julho (3a feira)
19h45 às 21h15

Não é preciso fazer inscrição.
Link para o evento online:
em breve

Informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Francisco Dias — Graduando em Letras (Grego Antigo e Português) pela FFLCH-USP, com intercâmbio na University College London (Reino Unido, 2023). Estuda grego micênico, clássico e moderno, e é professor de línguas (francês e português) desde 2019. Foi bolsista do Programa de Verão de Estudos de Grego Moderno (ΘΥΕΣΠΑ) da Universidade de Atenas (ΕΚΠΑ) em 2023. Desde 2024, ensina grego antigo na Areté.
_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 23/07/2024

Idioma 15 JUL
CURSO DE FéRIAS ONLINE – GREGO MODERNO

Vamos curtir o friozinho de julho aprendendo Grego Moderno?

Com duração de 8 horas de aula, o curso será ministrado às segundas e terças-feiras, dias 15, 16, 22 e 23 de julho de 2024, de forma online, pelo professor Jean Pierre Kaletrianos.

Neste curso o aluno terá o primeiro contato com a língua grega moderna, começando pelo alfabeto grego e seguindo para a conversação em nível básico A1.

Público-alvo: Alunos iniciantes sem conhecimento da língua grega.

Curso online
2as e 3as, dias 15, 16, 22 e 23 de julho – 8h às 10h
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Jean Pierre Kaletrianos — Grego nascido na comunidade grega de Alexandria, no Egito. Além de dar aulas de grego moderno, também ensina e trabalha como músico, ator e diretor. É também coordenador do Núcleo de Teatro da Areté.

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 15/07/2024

Outras publicações 15 JUN
CELEBRAçãO ARETé 13 ANOS

A Areté está completando 13 anos! Por isso, no dia 15 de junho preparamos uma celebração especial em nossa sede, repleta de música e dança, para comemorar com vocês o legado que construímos até aqui. O evento é gratuito e aberto ao público geral! 

Confira a programação:

– 14h15: Chico & Areté, por Silvia Ricardino

– 15h: Danças gregas com o Grupo Zorbás

Confirme sua presença no link https://forms.gle/99Zmj9WHvz9Ffev79 ou pelo WhatsApp (11) 97113-0660.

Evento presencial e gratuito
15/junho (sábado)
14h às 16h
Rua dos Macunis, 495 – Vila Madalena

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 15/06/2024

Filosofia 15 MAI
CURSO SOBRE O DIáLOGO PLATôNICO FéDON

O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Stefano Galgano para oferecer um Curso sobre o diálogo platônico Fédon, em formato online, a partir do dia 15 de maio, quarta-feira.

O curso se propõe a realizar uma leitura do fundamental diálogo platônico Fédon, onde Platão trata, entre outras coisas, da imortalidade da alma. Tal leitura é feita em português e não prevê o recurso ao texto grego, exceto esporadicamente em passagens eventualmente pouco claras na tradução. Isso permitirá ao público geral se aproximar dessa obra fundamental de Platão e, por conseguinte, da filosofia platônica em geral.

O curso contará com 12 aulas, semanais e quinzenais, e se destina ao público em geral.

Indicações bibliográficas:

A bibliografia sobre o Fédon é imensa. O curso parte de um texto em português de referência, ou seja, a tradução de Maria Teresa Schiappa de Azevedo, “Fédon”, ed. Livraria Minerva, Coimbra 1988. Outras traduções são utilizadas para comparações. Também serão oportunamente utilizados artigos sobre passagens ou temas específicos do texto.

Curso online
Início 15 de maio (4as feiras)
19h às 21h

Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 15/05/2024

Filosofia 14 MAI
HISTóRIA DA FILOSOFIA ANTIGA – MóDULO 2 – SóCRATES E PLATãO

O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Stefano Galgano para oferecer o curso online “História da Filosofia Antiga – Módulo 2 – Sócrates e Platão”, que acontecerá dos dias 14 de maio a 2 de julho, às terças-feiras.

O módulo aborda dois dos maiores filósofos de todos os tempos: Sócrates e Platão. A doutrina socrático/platônica é exposta em seu contexto cultural , começando com os pensadores conhecidos com “Sofistas”. Em seguida, se aborda a figura de Sócrates e depois são apresentadas as três fases doutrinária de Platão. Ênfase especial recebem o Mito da Caverna e o Amor Platônico. O curso termina com uma breve exposição da academia platônica que, entre outros, terá como seu discípulo mais ilustre Aristóteles.

Indicações bibliográficas:

Qualquer livro de História da filosofia antiga (ou capítulos em livros de história da filosofia em geral).

Qualquer livro de Introdução a Platão (ou capítulos sobre Platão em livros de filosofia em geral).

A bibliografia sobre Platão é imensa. A seguir algumas sugestões em português:

Ferrari, F. (2022) introdução a Platão. Paulus editora, São Paulo.
Trabattoni, F. (2012) Platão. Annablume ed.
Trindade dos Santos, G. (2012) Platão, a construção do conhecimento. Paulus, São Paulo.
Reale, G. (1994) História da Filosofia antigas. II Platão e Aristóteles. Loyola, São Paulo.

Curso online e gratuito
14 de maio a 2 de julho (3as feiras)
19h às 20h30

Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 14/05/2024

História 11 MAI
AS NOVAS ESTRUTURAS SOCIAIS E ECONôMICAS PóS-PALACIANAS: RUPTURA OU CONTINUIDADE?

O Núcleo de História da Areté realizará a mesa-redonda “As Novas Estruturas Sociais e Econômicas Pós-Palacianas: Ruptura ou Continuidade?”, em formato híbrido (presencial e online), no dia 11 de maio, sábado, das 10h30 às 12h30.

O colapso das politeias micênicas palacianas, nas últimas décadas do século XIII a.c., marca o final da Idade do Bronze Tardia Egeia e o início de um longo período de transição, que se estende, pelo menos, até o século X a.c.. Este longo, opaco e iliterato período histórico regional testemunha as profundas e significativas transformações das estruturas sociais, econômicas e culturais vigentes. São estas novas estruturas que, por sua vez, fornecem os elementos fundamentais para a emergência de uma nova forma de organização política da sociedade helênica, a polis arcaica.

As inúmeras e recentes contribuições historiográficas e arqueológicas para o melhor entendimento e estudo deste período histórico, outrora denominado “Greek Dark Age”, comprovam a sua grande importância e atualidade na literatura especializada. No entanto, muitas perguntas ainda procuram respostas para este turbulento e, ainda, nebuloso período da história helênica, cuja dinâmica e desdobramentos são essenciais para o estabelecimento das bases e alicerces sobre os quais se desenvolverá a célebre cidade-estado helênica dos séculos posteriores.

O evento é voltado para interessados em geral e também conta com a participação dos Núcleos de Arqueologia e Mitologia.

Com organização de Jorge C. Kapotás, mediação de Lilian de Angelo Laky e participação dos panelistas Juliana Monzani, Stylianos Tsirakis e Jorge C. Kapotás.

Indicações bibliográficas:

Cline, E. H. (Ed.), The Oxford Handbook of the Bronze Age Aegean, Oxford University Press, Oxford, UK, 2012.
Dickinson, O., The Aegean from Bronze Age to Iron Age: Continuity and Change Between the Twelfth and Eighth Centuries B.C., Routledge, New York, 2007.
Deger-Jalkotzy, S. & Lemos I. (Eds.), Ancient Greece: From the Mycenaean Palaces to the Age of Homer, Edinburgh University Press, Edinburgh, 2006.
Middleton, G., Collapse and Transformation: The Late Bronze Age to Early Iron Age in the Aegean, Oxbow Books, Oxford, 2020.
Shelmerdine, C. W. (Ed.) The Cambridge Companion to the Aegean Bronze Age, Cambridge University Press, Cambridge, UK, 2010.

Mesa-redonda presencial e online
11 de maio (sábado),
10h30 às 12h30
Evento gratuito. Não é necessário fazer inscrição.
Link para o evento online: https://meet.google.com/cax-anit-jyt

Informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Lilian de Angelo Laky — PhD em Arqueologia, Pós-Doutorado em História Antiga pela USP.

Juliana Monzani — Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, Professora de Arqueologia no Curso de Pós-Graduação – Arqueologia, História e Sociedade (UNISA).

Stylianos Tsirakis — Arquiteto e estudioso da Cultura Clássica (especialmente da Mitologia Grega), Editor Odysseus Editora.

Jorge C. Kapotás — Doutor em Matemática Aplicada (IME-USP) e Historiador (FFCHL-USP) especializado em História da Grécia.
_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 11/05/2024

Dança e Música 11 MAI
OFICINA DE HASSáPIKO

O Núcleo de Dança e Música da Areté convida todos os interessados a participarem da Oficina de Hassápiko que acontecerá no dia 11 de maio, sábado, das 15h às 16h30.

O Hassápiko — dança dos açougueiros de Constantinopla — é uma dança muito antiga que se tornou popular, conhecida como o “tango” dos gregos, porque seus passos e sequências coreográficas têm charme e força. Se tornou famosa em Zorba, o Grego, onde Anthony Quinn e Alan Bates protagonizam uma das cenas de dança mais emblemáticas. 

Nesta oficina, Paulo e Selma Sertek ensinarão uma coreografia especialmente produzida para a música que inspirou o tema do filme Zorba, “a strosse sto stroma sou”, de Mikis Theodorákis, eternizada pela voz de Haris Alexiou.

Oficina presencial
11/maio (sábado)
15h às 16h30

Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Paulo e Selma Sertek são dançarinos e coordenadores do grupo Zorbás de danças gregas, fundado em 2004. Foram dançarinos e coordenadores do grupo Neolea de danças gregas, vinculado à Coletividade Helênica de São Paulo. Professores de danças em aulas e oficinas do Centro Kaváfis de Cultura Helênica em 2008 e desde 2011 realizam esse trabalho junto à Areté. Suas formações em danças gregas ocorreu na Grécia e no Brasil:
– Paulo pelo Centro de Danças Tradicionais “Bakxes”, com o professor Αποστόλης Κωνσταντίνος Τάκης (Apostólis Konstantínos Tákis) em 2000 e 2001;
– Paulo e Selma em Curso promovido pelo SAE – World Council of Hellenes Abroad, com os professores Kostas Tsonis e Elena Papastergiou, em 2010;
– Paulo e Selma em aulas na escola da Prefeitura de Atenas (Leste) – município de Αχαρνών (2011) com o professor Αχιλλέας Νταγιάντας (Aquiléas Daghiándas), com o Grupo de danças folclóricas “Ο Κόκκινος Μύλος”.

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 11/05/2024

Dança e Música 27 ABR
BAILãO DE DANçAS GREGAS

Você gosta de dançar ou quer aprender as danças gregas?
Essa típica festa grega é a oportunidade de se divertir dançando, além de petiscar “mezedes” gregos. São 3 horas de danças gregas, incentivadas pelos dançarinos do Grupo Zorbás, com direito a apresentação do grupo. Além disso, ao adquirir o convite, poderá saborear mezedes como tzatzíki, skordaliá e homus. As bebidas serão vendidas à parte.

Evento presencial
27 de abril (sábado)
19h30 às 22h30
Valores: R$
60,00 (antecipado) / R$ 75,00 (na porta, sujeito a lotação)
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Grupo Zorbás – Há 18 anos o grupo Zorbás dedica-se à pesquisa, à apresentação e ao ensino de danças gregas folclóricas e populares. Promove oficinas, encontros como o “bailão” de danças gregas e cursos regulares de dança no Centro de Estudos Helênicos Areté, além de aulas abertas na Avenida Paulista e em outros espaços públicos.

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

 

Data: 27/04/2024

Dança e Música 26 MAR
OFICINA DE HASSáPIKO

O Núcleo de Dança e Música da Areté convida todos os interessados a participarem da Oficina de Hassápiko que acontecerá no dia 26 de março, terça-feira, das 19h30 às 21h.

O Hassápiko — dança dos açougueiros de Constantinopla — é uma dança muito antiga que se tornou popular, conhecida como o “tango” dos gregos, porque seus passos e sequências coreográficas têm charme e força. Se tornou famosa em Zorba, o Grego, onde Anthony Quinn e Alan Bates protagonizam uma das cenas de dança mais emblemáticas. 

Nesta oficina, Paulo e Selma Sertek ensinarão uma coreografia especialmente produzida para a música que inspirou o tema do filme Zorba, “a strosse sto stroma sou”, de Mikis Theodorákis, eternizada pela voz de Haris Alexiou.

Oficina presencial
26/março (3a feira)
19h30 às 21h

Inscrição: https://bit.ly/InscriçãoOficinaDeHassapiko

Informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Paulo e Selma Sertek são dançarinos e coordenadores do grupo Zorbás de danças gregas, fundado em 2004. Foram dançarinos e coordenadores do grupo Neolea de danças gregas, vinculado à Coletividade Helênica de São Paulo. Professores de danças em aulas e oficinas do Centro Kaváfis de Cultura Helênica em 2008 e desde 2011 realizam esse trabalho junto à Areté. Suas formações em danças gregas ocorreu na Grécia e no Brasil:
– Paulo pelo Centro de Danças Tradicionais “Bakxes”, com o professor Αποστόλης Κωνσταντίνος Τάκης (Apostólis Konstantínos Tákis) em 2000 e 2001;
– Paulo e Selma em Curso promovido pelo SAE – World Council of Hellenes Abroad, com os professores Kostas Tsonis e Elena Papastergiou, em 2010;
– Paulo e Selma em aulas na escola da Prefeitura de Atenas (Leste) – município de Αχαρνών (2011) com o professor Αχιλλέας Νταγιάντας (Aquiléas Daghiándas), com o Grupo de danças folclóricas “Ο Κόκκινος Μύλος”.

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 26/03/2024

Filosofia 12 MAR
HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA – 1. OS PRé-SOCRáTICOS

O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Stefano Galgano para oferecer o curso “História da Filosofia Antiga – 1. Os Pré-Socráticos”, em formato online. A edição de 2024 terá três turmas (período matutino, vespertino e noturno) e acontecerá dos dias 12 de março a 30 de abril, às terças-feiras.

O surgimento de pensadores assim chamados pré-socráticos representa um fato histórico único e um dos fundamentos de nossa cultura ocidental atual. O extraordinário conjunto de ideias, inovações, invenções e pesquisas dos pré-socráticos confluíram, entre outros, na filosofia de Platão e Aristóteles. Todavia eles mantêm um valor próprio e autônomo que continua a despertar o interesse dos estudiosos atuais de filosofia. O minicurso apresenta panoramicamente o desenvolvimento do pensamento pré-socrático desde seu nascimento até sua crise com o advento do socratismo.

 

Indicações bibliográficas:

REFERÊNCIAS PRIMÁRIAS

CAVALCANTE DE SOUZA, J. (1996) Os Pré-socráticos : fragmentos, doxografia e comentários. São Paulo : Nova Cultural, 2000 (ou qualquer outra edição anterior ou posterior).

REFERÊNCIAS SECUNDÁRIAS

Qualquer livro de história da filosofia antiga, especialmente os dedicados aos pré-socráticos. A seguir alguns textos em português.

BARNES, Jonathan. Filósofos pré-socráticos. São Paulo : Martins Fontes, 2003.
BORNEIM, Gerd A. Filosofos pré-socráticos. São Paulo : Cultrix, 1985.
BRUN, Jean. Pré-socráticos. Lisboa : Edicoes 70, 1968.
CASERTANO, Giovanni. Os pré-socráticos. São Paulo : Paulus, 2013.
CAVALCANTE DE SOUZA, J. (1996) Os Pré-socráticos : fragmentos, doxografia e comentários. São Paulo : Nova Cultural, 2000.
CHAUI, Marilena. Introdução à historia da filosofia : dos pré-socráticos a Aristoteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GOMES, Pinharanda. Filosofia grega pré-socrática Lisboa : Guimarães Editores, 1994.
KIRK, G. S. Os filósofos pré-socráticos : história crítica com seleção de textos / G. S. Kirk, J. E. Raven, M. Schofield ; tradução de Carlos Alberto Louro Fonseca. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2008
LAKS, André. Introducão à “filosofia pré-socrática”. Sao Paulo : Paulus, 2013.
MACIEL JUNIOR, Auterives. Pre-Socraticos : a invenção da razão. Sao Paulo : Odysseus, 2003.
MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. Manual esquemático de história da filosofia. São Paulo, SP : LTr, 2004.
OLIVA, Alberto. Pré-socráticos : a invenção da filosofia. Campinas, SP : Papirus, 2000.
PENEDOS, Alvaro Jose dos. Introducao aos pre-socraticos. Porto : Res, 1984.
RUSSELL, Bertrand. História do pensamento ocidental : a aventura dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro : Ediouro, 2004.

Curso online
12 de março a 30 de abril (3as feiras)
turma matutina:
11h às 12h30
turma vespertina: 15h30 às 17h
turma noturna*: 19h às 20h30

* Turma com valor de curso gratuito.

Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 12/03/2024

Idioma 05 MAR
GREGO ANTIGO PARA INICIANTES

Χαῖρε! Já pensou em ler os clássicos gregos no texto original, podendo conhecer de perto Homero, Sófocles, Platão e companhia? Essa é a sua chance!

Neste curso semanal ao longo do primeiro semestre de 2024, vamos conhecer as bases da língua grega antiga, com foco no dialeto falado em Atenas na época clássica. Nenhum conhecimento prévio da língua é necessário.

As aulas terão duração de 1h30, e serão oferecidas (à distância) às terças-feiras.

O curso será baseado na edição brasileira do método “Aprendendo Grego”, da Joint Association of Classical Teachers (JACT), publicado pela Editora Odysseus (2014). Material de outros métodos e fontes será usado esporadicamente ao longo do curso, a ser sempre compartilhado pelo professor.

Para interessados em geral, sem conhecimento prévio de grego antigo.

Com Francisco Dias.

Curso online
5/março a 25/junho
3as feiras, 18h às 19h30
Inscrição: https://forms.gle/swfcnkZuCpj7Ao2o6

Informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Francisco Dias — Graduando em Letras (Grego Antigo e Português) pela FFLCH-USP, com intercâmbio na University College London (Reino Unido, 2023). Estuda grego micênico, clássico e moderno, e é professor de línguas (francês e português) desde 2019. Foi bolsista do Programa de Verão de Estudos de Grego Moderno (ΘΥΕΣΠΑ) da Universidade de Atenas (ΕΚΠΑ) em 2023.

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 05/03/2024

Mitologia 22 FEV
ARISTóFANES, TRêS COMéDIAS: AS VESPAS, AS AVES E AS RãS.

Das mais de quarenta comédias que Aristófanes compôs nos restaram onze na íntegra.

As obras do principal comediógrafo da Antiguidade são uma fonte importantíssima para adentrarmos no espírito, nas reflexões sociais, filosóficas, artísticas e religiosas atenienses do século V a.C. O humor, as tramas e tiradas, com leveza e graça, abordando temas religiosos, políticos e de costumes, revelam Aristófanes como um pensador sagaz e filosófico.

O Grupo de Estudo, voltado para interessados em mitologia, fará a leitura e discussão, percorrendo em quatro ou cinco encontros cada uma das três obras em ambiente de fruição e conversa.

Com Flávio Lorza.

Atividade gratuita (Grupo de Estudos)
Encontros online (Zoom)
Início 22/fevereiro
20h às 22h (5as feiras)

Ficha de Inscrição: https://forms.gle/d6ZKn5gh33LxEAJJ6
Informações – E-mail: secretaria@arete.org.br
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté Celular: (11) 97113-0660

_

Flávio Lorza — Promotor de Justiça em São Paulo desde 1992, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP, bacharel em Letras pela FFLCH da USP e licenciado em Letras pela Faculdade de Educação da USP. Focou o bacharelado em Letras nos estudos de Literatura Grega, Latina e de Países de Língua Portuguesa. Participa dos Grupos de Estudo de Mitologia da Areté desde 2017.
_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 22/02/2024

Mitologia 19 FEV
ILíADA, A GUERRA DE TROIA E OS DEUSES

A Ilíada de Homero narra, em forma poética, os episódios de um pouco mais que 50 dias do décimo ano da guerra e culmina com a morte de Heitor prenunciando o fim de Troia e a entrega de seu cadáver ao seu pai, Priamo, marcando a humanização de Aquiles.

Sendo uma obra poética de extensão, 24 cantos, o leitor se sente frequentemente assolado pela profusão de nomes de heróis e menção a episódios que ele desconhece, criando dificuldades para a leitura e fruição dessa magnífica obra, marco da cultura grega e ocidental. Por outro lado, a narrativa de Homero se dá em dois planos, o divino e o humano, o que requer do leitor uma certa familiaridade com os deuses olímpicos, dado seu protagonismo na narrativa. Para facilitar a intelecção e reflexão, fazemos uma leitura dos volumes de Stephanides, “Ilíada: a Guerra de Troia” e “Deuses do Olimpo”, Odysseus Editora.

Um dos desafios dos Grupos de Estudo de Mitologia da Areté tem sido reunir especialistas e leigos em seus encontros; aproveitando o conhecimento prévio de uns e o deslumbrar de outros, as conversas, como trocas, convergem para os valores e formação humanista do pensamento mítico. Os encontros terão partes expositivas seguidas de conversa sobre os trechos dos textos previamente estipulados. Uma análise interpretativa dos mitos de heróis e deuses com foco antropológico, psicológico e cultural. Cada encontro prevê a discussão das passagens e interpretação de seus conteúdos mítico- simbólicos, históricos e filosóficos, com intuito de estimular a crítica interpretativa, contribuindo assim para a missão reflexiva e transformadora dos mitos.

————–

O que os mitos gregos nos ensinam sobre a formação das Cidades-Estado gregas, a história, a organização social, divisão de poderes, ética, casamento e relações entre gêneros? Os deuses influem em nossas personalidades e escolhas?

Platão no século IV a.C. nos lembra que Homero e Hesíodo foram os educadores dos gregos. O edifício da mitologia grega já se encontra erigido no Período Arcaico com numerosas obras que compunham o ciclo épico do qual chegaram até nós; a Ilíada e Odisseia, creditadas a Homero e a Teogonia e Os trabalhos e os dias de Hesíodo. Das obras perdidas restaram fragmentos em citações e referencias em comentários posteriores. Séculos mais tarde, as tragédias atenienses do século V ainda exploram e desenvolvem os temas e narrativas a partir desse imenso acervo cultural.

Aristóteles, na Poética, discorre sobre as diferenças entre mitologia (poética) e história e conclui que o propósito da história é revelar os fatos tais quais eles ocorreram e o da mitologia é relatar como esses eventos poderiam ter ocorrido, um pouco mais adiante afirma que a mitologia é, pelas suas características, mais filosófica. Os mitos remetem a acontecimentos e períodos históricos do passado, mas, analisando as etimologias dos nomes de inúmeros personagens soam na maioria das vezes criações que nos revelam algo sobre personas e não pessoas históricas.

A respeito do mito e do fazer mítico-poético, a poiesis, também Hesíodo nos oferece pistas importantes; no seu proêmio na Teogonia, as musas alertam: “sabemos muitas mentiras dizer símeis aos fatos/ e sabemos, se queremos, dar a ouvir revelações” (vs 26 e 27 em Teogonia, trad. Jaa Torrano). Além de aspectos históricos, os mitos revelam a natureza humana em suas múltiplas dimensões e facetas fundando assim a base de uma visão humanista.

O grupo é voltado a todos os interessados por Mitologia.

Com Stylianos Tsirakis.

Atividade gratuita (Grupo de Estudos)
Encontros online (Zoom)
Início 19/fevereiro
20h às 22h (2as feiras)

Ficha de Inscrição: https://forms.gle/d6ZKn5gh33LxEAJJ6
Informações – E-mail: secretaria@arete.org.br
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté Celular: (11) 97113-0660

_

Stylianos Tsirakis — Arquiteto pela FAU USP, fundador e editor, desde 1.999, da Odysseus Editora. Membro fundador da Areté, Centro de Estudos Helênicos e do seu Núcleo de Mitologia, autor do livro Uma viagem à Grécia, a origem dos Jogos Olímpicos e os deuses, Odysseus Editora. Tem ministrado cursos e coordenado grupos de estudo sobre: a ilíada e a Odisseia; Os trabalhos e os dias; As gêneses e os feitos dos heróis: Perseu, Hércules, Jasão e Teseu; O ciclo tebano em cinco tragédias (Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona, Sete contra Tebas e As bacantes) e sobre os deuses do Olimpo.
_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 19/02/2024

Dança e Música 06 FEV
CURSO DE DANçA GREGA

Estão abertas as inscrições para o curso de dança grega da Areté!

Venha fazer uma aula experimental e conhecer um pouco do rico repertório de danças folclóricas e populares gregas.

Os alunos dos cursos e das oficinas têm acesso ao repertório de músicas das aulas e também a textos sobre as danças do programa. Neste semestre, vamos conhecer a dança Tsakónikos, que representa o êxodo do herói Teseu, do Labirinto do Minotauro, em Creta, além das danças alegres e saltitantes das ilhas gregas e o famoso sirtáki, de Zorba, o grego.

O curso é aberto para todos que queiram aprender dança grega.

Curso presencial
Início 6/fevereiro (3a feira)
19h30 às 21h
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Paulo e Selma Sertek são dançarinos e coordenadores do grupo Zorbás de danças gregas, fundado em 2004. Foram dançarinos e coordenadores do grupo Neolea de danças gregas, vinculado à Coletividade Helênica de São Paulo. Professores de danças em aulas e oficinas do Centro Kaváfis de Cultura Helênica em 2008 e desde 2011 realizam esse trabalho junto à Areté. Suas formações em danças gregas ocorreu na Grécia e no Brasil:
– Paulo pelo Centro de Danças Tradicionais “Bakxes”, com o professor Αποστόλης Κωνσταντίνος Τάκης (Apostólis Konstantínos Tákis) em 2000 e 2001;
– Paulo e Selma em Curso promovido pelo SAE – World Council of Hellenes Abroad, com os professores Kostas Tsonis e Elena Papastergiou, em 2010;
– Paulo e Selma em aulas na escola da Prefeitura de Atenas (Leste) – município de Αχαρνών (2011) com o professor Αχιλλέας Νταγιάντας (Aquiléas Daghiándas), com o Grupo de danças folclóricas “Ο Κόκκινος Μύλος”.

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 06/02/2024

Idioma 01 FEV
CURSO DE GREGO MODERNO – PRESENCIAL E ONLINE

Esse calor do verão nos leva às ilhas gregas, ao azul do mar mediterrâneo, ao azeite e às azeitonas, aos vinhos, às danças e à alegria dos gregos. Vamos estudar grego moderno para vivenciar tudo isso mais intensamente?

Nesse primeiro semestre de 2024, a Areté oferece novamente a possibilidade do Curso Online e Presencial.

Na modalidade online, você tem aulas ao vivo pela internet, com atividades interativas pela plataforma Google Meet. Na modalidade presencial, você tem aulas na sede da Areté, na Vila Madalena, São Paulo.

Com os professores Jean Pierre Kaletrianos, Caio Mancini e Thiago Zilio.

Para alunos iniciantes, intermediários, avançados e interessados no curso de conversação.

Curso presencial e online
1/fevereiro a 30/junho
TURMAS: iniciante, intermediário, avançado e conversação
HORÁRIOS: manhã, tarde e noite
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Jean Pierre Kaletrianos — Grego nascido na comunidade grega de Alexandria, no Egito. Além de dar aulas de grego moderno, também ensina e trabalha como músico, ator e diretor. É também coordenador do Núcleo de Teatro da Areté.

Caio Mancini — Formado pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, o professor Caio Mancini é tradutor e estudioso da língua grega. É o atual coordenador do Núcleo de Idiomas da Areté.

Thiago Zilio — Doutorando em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também cursou Mestrado e Especialização. Ex-bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies – IMXA, em Tessalônica, e na University of Crete, em Creta.

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 01/02/2024

Idioma 08 JAN
CURSO DE FÉRIAS ONLINE – GREGO MODERNO

Vamos entrar no clima de verão das ilhas gregas, aprendendo Grego Moderno?

Com duração de 08 horas distribuídas em quatro aulas, o curso será ministrado às segundas e quartas-feiras, dias 08, 10, 15 e 17 de janeiro de 2024, de forma online, pelo professor Jean Pierre Kaletrianos.

Neste curso o aluno terá o primeiro contato com a língua grega moderna, começando pelo alfabeto grego e seguindo para a conversação em nível básico A1.

Público-alvo: Alunos iniciantes sem conhecimento da língua grega.

Curso online
2as e 4as, de 8 a 17 de janeiro – 8h às 10h
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Jean Pierre Kaletrianos — Grego nascido na comunidade grega de Alexandria, no Egito. Além de dar aulas de grego moderno, também ensina e trabalha como músico, ator e diretor. É também coordenador do Núcleo de Teatro da Areté.

_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 08/01/2024

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades