Acompanhe a nossa programação e fique por dentro de todas as atividades que acontecem no Centro de Estudos Helênicos Areté.
A Cia Teatral ENERGÓS, que compõe o Núcleo de Teatro da Areté, apresenta o espetáculo LABIRINTHOS como parte da programação da Virada Cultural SP 2023. A sessão será no Teatro Arthur Azevedo, no dia 27 de maio (sábado), às 21h.
Os ingressos serão distribuídos na bilheteria com 1h de antecedência e a apresentação terá intérprete de Libras.
O espetáculo aborda o mito do Minotauro e traz texto inédito do premiado escritor brasileiro João Anzanello Carrascoza. A dramaturgia é criada a partir de fragmentos de duas obras perdidas do tragediógrafo grego Eurípides (os textos Kretes e Theseus). Estes fragmentos trágicos foram traduzidos pela 1ª vez para o português pelo diretor da Cia Teatral ENERGÓS, Leonardo Antunes, e pelo ator Jean Pierre Kaletrianos.
Evento presencial
Teatro Arthur Azevedo
Av. Paes de Barros, 955 – Alto da Mooca, São Paulo
27 de maio (sábado)
21h
O espetáculo é recomendado para maiores de 14 anos.
Para mais informações, acesse o site da Virada Cultural clicando aqui.
_
Cia Teatral ENERGÓS –
ENERGÓS – do grego ενεργός (en, “em”) + έργον (érgon, “trabalho”) + ος (-os). Em trabalho. Aquele que está em trabalho. De onde vem a palavra Energia (ενέργεια)
A Cia Teatral ENERGÓS é um coletivo de artistas interessados em aprofundar o trabalho do ator com o trágico e com o mítico por meio da investigação das potencialidades do corpo e da voz.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 27/05/2023
O julgamento de Sócrates ocorre num contexto histórico marcado pela i) derrota humilhante de Atenas na Guerra do Peloponeso e sua rendição incondicional às tropas de Lysandros, ii) pelo governo turbulento da junta dos “Trinta Tiranos” e, ainda, iii) pela guerra civil e subsequente retomada do poder pela facção democrata, liderada por Thrasyboulos em 404/403 a.c.. Mesmo após ao acordo firmado entre as partes, sob a tutela do rei espartano Pausânias, que resulta na promulgação de uma ampla anistia política e de um salvo conduto para Elêusis, dos partidários anistiados e descontentes da facção oligárquica, a lembrança dos desmandos e da brutalidade dos “Trinta” continuava viva na memória dos atenienses.
Em 399 a.c., neste denso e volátil cenário político, a polis ateniense processa e julga publicamente Sócrates, seu maior filósofo. Mélitos, secundado por Ánytos e Lycon, formalmente, acusam Sócrates de dois crimes. O primeiro delito de Sócrates seria o crime de “impiedade”, em relação aos deuses oficias da polis ateniense, sendo que o segundo delito do filósofo seria o de corromper os jovens da cidade. Questões milenares procuram ainda hoje as suas respostas. Seria a alegada “impiedade” de Sócrates o verdadeiro motivo deste processo? Por que teria o filósofo sido acusado de corromper os jovens? Como Sócrates se defende das acusações? Seria o filósofo inocente ou culpado das acusações trazidas a julgamento popular? Muitas outras perguntas e questões fazem parte do enredo deste histórico julgamento.
A mesa-redonda terá a participação de Jorge Kapotas, Bruno Conte, Nicola Galgano e mediação de Dimitrios Bozinis.
Bibliografia Sugerida
Brickhouse, T. C. e Smith N. D., The Trial and Execution of Socrates: Sources and Controversies, Oxford University Press, Oxford, 2002.
Finley, M., Socrates on Trial, Horizon – New York City LLC, New York, 2014.Morrison, D. R. (ed.), The Cambridge Companion to Socrates, Cambridge University Press, Cambridge, 2011.
Plato, The Trial and Death of Socrates, Translated by G.M.A. Grube and Revised by John M. Cooper, Hackett Publishing Company, Third Edition, Cambridge, 2000.
Evento presencial e online
20/maio (sábado), 10h30 às 12h30
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Link para o evento online: https://bit.ly/OJulgamentoDeSocratesMesaRedonda
_
Nicola Galgano – Licenciado em Filosofia, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia Antiga pela USP de São Paulo. É autor de Parmênides: não ser como contradição ed. Paulus. É Editor Geral do projeto internacional de publicação: “Eleatic Ontology: origin and reception”.
Jorge Kapotas – Doutor em Matemática Aplicada (IME-USP), Mestre em Modelagem Matemática em Finanças pela (IME-USP), MBA (Anderson School of Management-UCLA), Historiador (FFLCH-USP) e Administrador de Empresas (FEA-USP). Nos EUA foi Vice Presidente da Merrill Lynch Capital Markets e no Brasil ocupou várias posições executivas em diversas instituições financeiras brasileiras e internacionais. Atualmente é CEO da OctaPlus Financial Analytics.
Bruno Conte – Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com estágio doutoral na École Normale Supérieure de Paris. Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorando na FFLCH/USP. Editor-assistente da revista Hypnos.
Dimitrios Bozinis – Mestrado em Física pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha..Posteriormente obteve Doutorado em Física pela Universidade de Califórnia do Sul em Los Angeles. Trabalhou no laboratório JPL como pesquisador da NASA. Foi professor pela UNICAMP até 1996.Seu trabalho foi principalmente na área de pesquisa e de aplicações do raio laser na medicina. Estudioso da cultura Grega clássica.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 20/05/2023
Nesta conversa, faremos algumas incursões pela história do desenvolvimento das ideias matemáticas, explorando sua presença e força após mais de 2 milênios. De Tales e Pitágoras com seus teoremas hoje tão fortes hoje como quando foram descobertos, passando por Platão e as formas poliédricas e Apolônio e suas cônicas, objetos geométricos que foram usados como modelos para explicar o universo e hoje são amplamente utilizados nas Artes, na Arquitetura e no Design. De comum, estes tópicos referem-se a uma geometria de natureza euclidiana, que explicam muito, mas não explicam tudo. Trataremos no modo “en passant” de geometrias não euclidianas e outras geometrias esquisitas como os fractais e a taxigeometria.
Para estudantes e docentes de matemática e pessoas interessadas em matemática.
Com Antonio José Lopes Bigode.
Evento presencial e online
9/maio (3a feira), 19h às 21h
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Link para o evento online: https://bit.ly/PalestraDiaNacionalDaMatematica
_
Antonio José Lopes Bigode – Doutor em Didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) na Catalunha, Espanha. Licenciado em Matemática pelo IME-USP. Jornalista profissional (especialista em educação e divulgação científica). Docente da Univesp. Especialista em Metodologia, Currículo e Avaliação em Matemática. Consultor de instituições públicas e privadas com destaque para programas do Ministério da Educação (MEC) como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática; o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e TV Escola (MEC) onde foi autor e apresentador da série Matemática em Toda Parte da TV Escola/MEC, em parceria com a UNESCO. Autor de coleções de livros didáticos para a Educação Básica (EF1, EF2, EM) (prêmio Jabuti na categoria livros didáticos) e de livros de Metodologia da Matemática para a formação de professores.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 09/05/2023
O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Stefano Galgano para oferecer o curso gratuito “História da Filosofia Antiga – Módulo 2: Platão”, em formato online. A edição de 2023 será dos dias 2 de maio a 20 de junho, às terças-feiras.
O módulo aborda um dos maiores filósofos de todos os tempos: Platão. A doutrina platônica é exposta em seu contexto cultural, começando com os pensadores conhecidos com “Sofistas”, passando depois por Sócrates. São apresentadas as três fases doutrinária de Platão. Ênfase especial recebem o Mito da Caverna e o Amor Platônico. O curso termina com uma breve exposição da academia platônica, que entre outros, terá como seu discípulo mais ilustre Aristóteles.
Indicações bibliográficas:
Qualquer livro de Introdução a Platão (ou capítulos sobre Platão em livros de filosofia em geral). A bibliografia sobre Platão é imensa. A seguir algumas sugestões em português:
Ferrari, F. (2022) introdução a Platão. Paulus editora, São Paulo.
Trabattoni, F. (2012) Platão. Annablume ed.
Trindade dos Santos, G. (2012) Platão, a construção do conhecimento. Paulus, São Paulo.
Reale, G. (1994) História da Filosofia antigas. II Platão e Aristóteles. Loyola, São Paulo.
2 de maio a 20 de junho (3as feiras)
19h às 20h30
Curso online
GRATUITO
Os inscritos que participarem de ao menos 7 encontros terão direito a certificado.
Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 02/05/2023
Esta mesa-redonda visa apresentar, analisar e discutir as contribuições e legados bizantinos para o movimento renascentista do Século XV, bem como, a dinâmica e as condições históricas dos processos de preservação do conhecimento e do acervo das obras da antiguidade clássica helênica pelos bizantinos e de sua transmissão para o Ocidente latino.
O Império Bizantino tardio, reduzido e restrito aos territórios antes ocupados pelos estados da Grécia Clássica, reage e refugia-se em sua herança helênica promovendo um renascimento cultural em pleno contexto de deterioração política e econômica. Esta retomada da herança e tradição helênicas torna-se um grande ativo intelectual para a Europa Renascentista. A procura por textos originais e conhecimento dos clássicos e, por outro lado, o avanço do Império Otomano reforçam a migração dos intelectuais bizantinos para as cidades italianas. Professores bizantinos, que carregam consigo a tradição e o acervo literário clássicos, assumem cadeiras nas universidades italianas e europeias para as disciplinas de Língua e Literatura Grega, Filosofia, etc.. Foram destes intelectuais, sejam eles Aristotélicos ou Platônicos, que os homens da Renascença aprenderam a língua, a literatura e a filosofia helênica clássica, elementos importantes de inspiração para as mentes originais do movimento renascentista.
Mediador Raphael Retucci
Convidados Maria Peretto, Nicola Galgano, Jorge Kapotas e Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel
Bibliografia Sugerida
Iorga, N., Byzantium after Byzantium, Center for Romanian Studies, Histria Books, Las Vegas, 1996.
Lymberopoulou, A. & Duits, R. (eds.), Byzantine Art and Renaissance Europe, Routledge, London & New York, 2013.
Plescau, A. I., The Byzantine Influence on the Italian Renaissance, in C. Ignatescu (ed.), 12th LUMEN International Scientific Conference Rethinking Social Action Core Vaules in Practise, 15 – 17 May 2019, Iasi – Romani, pp. 256-262.
Runciman, S., The Last Byzantine Renaissance, Cambridge University Press, Cambridge, 1970.
Setton, K., The Byzantine Background to the Italian Renaissance, in Proceedings of the American Philosophical Society, Vol 100, Number 1, Feb,24, 1956, pp 1-76.
Wilson, N.G., From Byzantium to Italy: Greek Studies in the Italian Renaissance, Duckworth, London, 1992.
Evento presencial e online
1/abril (sábado), 10h30-12h30
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Link para o evento online: https://meet.google.com/eyo-pywn-zji
_
Maria Peretto – Formação em Pedagogia (Sedes Sapientiae/PUC); Jornalismo (Cásper Líbero); e Mestrado em Estética e História da Arte (USP). Vida profissional desenvolvida na área de Turismo e posterior ao Mestrado, como professora de História da Arte, tanto no ensino regular como na preparação de guias de turismo. Hoje desenvolve atividade voluntária no grupo da SIANK (Sociedade Internacional de Amigos de Nikos Kazantzákis), como membro do Brasil.
Eduardo Henrique Peiruque Kickhofel – Graduado em artes plásticas e mestre história da arte, tem doutorado em filosofia. Desde 2008, é professor de História da Filosofia da Renascença na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Estuda o cosmos renascentista e a formação da ciência moderna, e labora uma nova edição dos manuscritos de anatomia de Leonardo da Vinci.
Nicola Galgano – Licenciado em Filosofia, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia Antiga pela USP de São Paulo. É autor de Parmênides: não ser como contradição ed. Paulus. É Editor Geral do projeto internacional de publicação: “Eleatic Ontology: origin and reception”.
Jorge Kapotas – Doutor em Matemática Aplicada (IME-USP), Mestre em Modelagem Matemática em Finanças pela (IME-USP), MBA (Anderson School of Management-UCLA), Historiador (FFLCH-USP) e Administrador de Empresas (FEA-USP). Nos EUA foi Vice Presidente da Merrill Lynch Capital Markets e no Brasil ocupou várias posições executivas em diversas instituições financeiras brasileiras e internacionais. Atualmente é CEO da OctaPlus Financial Analytics.
Raphael Retucci – Professor universitário há 12 anos, leciona atualmente em cursos de mestrado disciplinas como Ética e Filosofia do Direito. Psicanalista clínico e oficial da polícia militar, é também presidente da comissão de oratória da OAB e faz parte do núcleo de história da Areté.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 01/04/2023
O Núcleo de Dança e Música da Areté e o Grupo Zorbás convidam para o Bailão de Danças Gregas. Venha comemorar conosco os 19 anos de grupo!
Você gosta de dançar ou quer aprender as danças gregas? Essa típica festa grega é a oportunidade de se divertir dançando, além de petiscar “mezedes” gregos. São 4 horas de danças gregas, incentivadas pelos dançarinos do Grupo Zorbás, com direito a show folclórico e de danças populares. Além disso, ao adquirir o convite, poderá saborear mezedes como tzatzíki, skordaliá e homus. As bebidas serão vendidas a parte.
VAGAS LIMITADAS!
Evento presencial
1 de abril (sábado)
19h às 23h
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Grupo Zorbás – Há 18 anos o grupo Zorbás dedica-se à pesquisa, à apresentação e ao ensino de danças gregas folclóricas e populares. Promove oficinas, encontros como o “bailão” de danças gregas e cursos regulares de dança no Centro de Estudos Helênicos Areté, além de aulas abertas na Avenida Paulista e em outros espaços públicos.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 01/04/2023
Você sabia que o Tsakóniko, dança folclórica do Peloponeso, acredita-se ser a descendente da antiga dança Geranós, que representava a fuga de Teseu do Labirinto do Minotauro?
Ou sabia que a dança antiga Pirríhios, ligada ao nascimento de Zeus, pode ter originado o Pendozális, a mais importante dança da ilha de Creta?
Neste curso, crianças e adolescentes, além de aprenderem a dança grega, terão contato com diversas histórias, a mitologia e a língua grega.
Curso presencial
Dias 26 de março, 30 de abril, 4 de junho e 2 de julho (domingos)
17h30 às 18h30
Para crianças e adolescentes de 8 a 15 anos.
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Grupo Zorbás — Há 18 anos o grupo Zorbás dedica-se à pesquisa, à apresentação e ao ensino de danças gregas folclóricas e populares. Promove oficinas, encontros como o “bailão” de danças gregas e cursos regulares de dança no Centro de Estudos Helênicos Areté, além de aulas abertas na Avenida Paulista e em outros espaços públicos.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 26/03/2023
O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Stefano Galgano para oferecer o curso “A Filosofia de Platão”, em formato online, que acontecerá dos dias 22 de março a 7 de junho, às quartas-feiras.
O curso é um aprofundamento da filosofia de Platão já estudada no Curso de Introdução. Platão é um dos maiores filósofos de todos os tempos e um dos alicerces do pensamento ocidental. Sua obra riquíssima oferece inúmeros temas para reflexão. O curso pretende aprofundar alguns elementos da psicologia (a estrutura da alma humana) platônica a partir de textos como República, Banquete e outros, focando principalmente o período médio de seu desenvolvimento filosófico.
Indicações bibliográficas:
Considere-se que a bibliografia sobre Platão é imensa. Para o pensamento platônico em geral: qualquer livro de História da filosofia antiga (ou capítulos em livros de história da filosofia em geral) e qualquer livro de Introdução a Platão (ou capítulos sobre Platão em livros de filosofia em geral).
Para o pensamento platônico em particular, eis algumas sugestões em português:
Ferrari, F. (2022) introdução a Platão. Paulus editora, São Paulo.
Trabattoni, F. (2012) Platão. Annablume ed.
Trindade dos Santos, G. (2012) Platão, a construção do conhecimento. Paulus, São Paulo.
Reale, G. (1994) História da Filosofia antigas. II Platão e Aristóteles. Loyola, São Paulo.
22 de março a 7 de junho, 19h às 21h30 (4as feiras)
Curso online
Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É professor aposentado da rede pública de ensino. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 22/03/2023
O Núcleo de Filosofia da Areté convida o professor doutor em História da Filosofia Antiga pela USP Nicola Stefano Galgano para oferecer o curso gratuito “História da Filosofia Antiga – 1. Os Pré-Socráticos”, em formato online. A edição de 2023 será dos dias 7 de março a 25 de abril, às terças-feiras.
O surgimento da filosofia representa um fato histórico único e um dos fundamentos de nossa cultura ocidental atual. O extraordinário conjunto de ideias, inovações, invenções e pesquisas dos pré-socráticos, as profundas análises éticas de Sócrates e Platão, o universalismo do gênio de Aristóteles e a articulação dessa nova forma de pensar na vida individual e social dos epicurismo, estoicismo e neoplatonismo moldaram o instrumento principal da filosofia: a reflexão individual como fonte de diálogo e o diálogo como fonte para a reflexão individual. O curso pretende apresentar a História da Filosofia Antiga tendo como meta a formação de um painel cultural que explique historicamente muitas das nossas atuais ideias em todos os setores de nossa vida, sendo voltado para o público em geral.
Indicações bibliográficas:
BARNES, Jonathan. Filósofos pré-socráticos. São Paulo : Martins Fontes, 2003.
BORNEIM, Gerd A. Filosofos pré-socráticos. São Paulo : Cultrix, 1985.
BRUN, Jean. Pré-socráticos. Lisboa : Edicoes 70, 1968.
CASERTANO, Giovanni. Os pré-socráticos. São Paulo : Paulus, 2013.
CAVALCANTE DE SOUZA, J. (1996) Os Pré-socráticos : fragmentos, doxografia e comentários. São Paulo : Nova Cultural, 2000.
CHAUI, Marilena. Introdução à historia da filosofia : dos pré-socráticos a Aristoteles. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.
GOMES, Pinharanda. Filosofia grega pré-socrática Lisboa : Guimarães Editores, 1994.
KIRK, G. S. Os filósofos pré-socráticos : história crítica com seleção de textos / G. S. Kirk, J. E. Raven, M. Schofield ; tradução de Carlos Alberto Louro Fonseca. Lisboa : Fundação Calouste Gulbenkian, 2008
LAKS, André. Introducão à “filosofia pré-socrática”. Sao Paulo : Paulus, 2013.
MACIEL JUNIOR, Auterives. Pre-Socraticos : a invenção da razão. Sao Paulo : Odysseus, 2003.
MARTINS FILHO, Ives Gandra da Silva. Manual esquemático de história da filosofia. São Paulo, SP : LTr, 2004.
OLIVA, Alberto. Pré-socráticos : a invenção da filosofia. Campinas, SP : Papirus, 2000.
PENEDOS, Alvaro Jose dos. Introducao aos pre-socraticos. Porto : Res, 1984.
RUSSELL, Bertrand. História do pensamento ocidental : a aventura dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro : Ediouro, 2004.
7 de março a 25 de abril (3as feiras)
19h às 20h30
Curso online
GRATUITO
Os inscritos que participarem de ao menos 7 encontros terão direito a certificado.
Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Nicola Stefano Galgano é doutor em História da Filosofia Antiga pela USP. Possui licenciatura em Filosofia pela UNIOESTE-PR, mestrado e pós-doutorado pela USP. É autor de várias publicações sobre Filosofia Antiga, com destaque para o livro “Parmênides: o não ser como contradição”, publicado em 2019 pela ed. Paulus.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 07/03/2023
Neste próximo dia 9 de fevereiro, a Areté comemora a importância mundial da língua grega com a realização de duas palestras e um bate-papo sobre o tema.
A psicóloga e professora Aspasia Papazanakis apresentará um panorama histórico da língua e o professor Thiago Zilio falará do surgimento da gramática grega.
Título das palestras:
Aspasia Papazanakis – “O Idioma Grego, Um passaporte para o fascinante mundo dos helenos”
Thiago Zilio – “O surgimento da gramática grega: A techné de Dionísio, o Trácio”
Para interessados em língua e cultura grega.
Evento online
9/fevereiro (5a feira), 20h-22h
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Thiago Zilio
Doutorando em Lingua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também cursou Mestrado e Especialização. Ex-bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies – IMXA, em Tessalônica, e na University of Crete, em Creta. Professor de Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Produção Textual na rede particular de ensino (EFII e EM) desde 2007. Professor de língua e cultura grega do Instituto Educacional Ateniense, de 2009 a 2013.
Aspásia Papazanakis
Psicóloga, professora da Faculdade de Psicologia da UNIP, membro do Conselho Deliberativo da Coletividade Helênica de São Paulo e membro da Sociedade Internacional dos Amigos de Nikos Kazantzakis.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 09/02/2023
Seguem abertas as inscrições para o curso de dança grega da Areté!
O repertório de danças do curso percorre o folclore do continente e das inúmeras ilhas gregas, de suas festividades e panaguíris (festas de rua, dos principais santos) e as danças populares, surgidas do Rebétiko, importante movimento cultural das décadas de 20 e 30. E claro, entre elas, não poderia faltar o Sirtáki, de Zorba, o grego.
Agende uma aula experimental e venha fazer parte desta roda conosco!
O curso é voltado para todos que queiram aprender dança grega.
Curso presencial
Todas as 3as feiras – 19h30 às 21h
Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Paulo e Selma Sertek são professores e pesquisadores de dança grega e há 19 anos e coordenam o Grupo Zorbás de Danças Gregas.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 07/02/2023
Γειά σας! Salve!
Além do curso online, que tem alcançado alunos de todo o Brasil, neste primeiro semestre de 2023, a Areté oferece pela primeira vez desde o início da pandemia a opção presencial do curso de língua grega moderna.
Na modalidade online, você tem aulas ao vivo pela internet, com atividades interativas pela plataforma Google Meet. Na modalidade presencial, você tem aulas na sede da Areté, na Vila Madalena.
A Areté utiliza o mais moderno método para ensino de grego no Brasil, o mesmo adotado pela Universidade de Atenas e conforme às diretrizes do programa Erasmus de intercâmbio acadêmico da União Europeia.
Para alunos iniciantes e interessados em aprender e desenvolver as competências de fala, escrita e leitura na língua grega moderna.
A Areté é um Centro de Estudos Helênicos que desenvolve diversas atividades culturais. Ao estudar conosco, além de aprender o idioma, você terá contato com todos aspectos da rica cultura helênica!
Utilizamos o Ταξίδι στην Ελλάδα (Viagem à Grécia), um método moderno, que apresenta o idioma a partir de situações reais do dia a dia. As aulas trabalham todas as competências linguísticas – conversação, leitura e escrita – mas desde o início o foco é o desenvolvimento da capacidade de comunicação. E a última aula do mês é totalmente dedicada a atividades de conversação em grego!
grego moderno para Iniciantes – Nível ΑΛΦΑ (ALFA) – ideal para você dar os primeiros passos no grego moderno. Com o uso de vivências comunicativas, os alunos praticam o grego desde a 1a aula. Ao final do nível ALFA, o aluno estará apto a:
grego moderno intermediário – Nível ΒΗΤΑ (BETA) – ideal para você desenvolver o idioma, aperfeiçoando as principais habilidades comunicativas. São abordados assuntos diversos, e conteúdos que refletem as necessidades do dia a dia dos alunos.
grego moderno avançado – Nível ΓΑΜΑ (GAMA) – ideal para você conquistar a proficiência no idioma, com foco no desenvolvimento avançado de habilidades de leitura, escrita, fala, compreensão e produção oral.
Cada turma tem 1 aula semanal de 2 horas, e o semestre compreende no total 40 horas/aula. Nossas turmas tem vagas limitadas (até 8 alunos) para que o professor possa dar atenção adequada a todos.
Obs.: é necessário que haja um mínimo de 3 alunos inscritos em uma turma para que a mesma seja aberta.
TURMA PRESENCIAL
segundas, das 19h às 21h (prof Thiago)
TURMAS ONLINE
segundas, das 13h às 16h (prof Thiago) ou das 14h às 16h (prof Jean)
terças, das 9h às 12h (prof Jean) ou das 19h às 21h (prof Caio)
quartas, das 8h às 10h (prof Jean) ou das 13h às 17h (prof Thiago)
quintas, das 10h às 16h (prof Jean)
A divisão por níveis do curso completo está no quadro abaixo:
nível ΑΛΦΑ (ALFA)
iniciante (4 semestres) |
nível ΒΗΤΑ (BETA)
intermediário (4 semestres) |
nível ΓΑΜΑ (GAMA)
avançado (4 semestres) |
Alfa 1A
Alfa 1B Alfa 2A Alfa 2B |
Beta 1A
Beta 1B Beta 2A Beta 2B |
Gama 1A
Gama 1B Gama 2A Gama 2B |
* Sobre as capacidades adquiridas a cada nível, consultar o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
Também oferecemos:
Ideal para você que já domina o idioma em nível intermediário ou superior. Aqui você ganha mais fluidez e desenvoltura na comunicação.
O curso de conversação têm dinâmica própria: antes de cada encontro, o professor disponibiliza ao aluno materiais – textos, áudios e vídeos – sobre um tema de interesse que será tema das conversas em aula.
* Para o ingresso em turmas em andamento e nas aulas de conversação, nós aplicamos um teste de nível.
THIAGO ZILIO
Doutorando em Lingua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também cursou Mestrado e Especialização. Ex-bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies – IMXA, em Tessalônica, e na University of Crete, em Creta. Professor de Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Produção Textual na rede particular de ensino (EFII e EM) desde 2007. Professor de língua e cultura grega do Instituto Educacional Ateniense, de 2009 a 2013.
CAIO MANCINI
Formado pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da USP, o professor Caio Mancini é tradutor e estudioso da língua grega. É o atual coordenador do Núcleo de Idiomas da Areté.
JEAN PIERRE KALETRIANOS
O professor Jean Pierre é grego nascido na comunidade grega de Alexandria, no Egito, mas mora há muitos anos no Brasil. Além de dar aulas de grego moderno, também ensina e trabalha como músico, ator e diretor. É coordenador dos Núcleos de Teatro e Música da Areté.
Para se inscrever e obter mais informação:
celular e whatsapp: (11) 97113-0660 (com a Mariah)
e-mail: secretaria@arete.org.br
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br | whatsapp (11) 97113-0660
tel: (11) 3032-3939
(2ª a 6ª feira – 13h30 às 20h30; sábado – 09h às 14h)
Data: 01/02/2023
Γειά σας! Salve!
A Areté utiliza o mais moderno método para ensino de grego no Brasil, o mesmo adotado pela Universidade de Atenas e conforme às diretrizes do programa Erasmus de intercâmbio acadêmico da União Europeia.
Neste mês de janeiro teremos duas modalidades de curso intensivo de férias:
Básico Intensivo A1, com o professor Jean Pierre Kaletrianos e
Básico Intensivo A2, com o professor Thiago Zillio.
O Básico Intensivo A1 é voltado para os alunos sem nenhum conhecimento do grego moderno.
O curso começará pelo ensino do alfabeto e seguirá apresentando conteúdo do nível iniciante A1.
O Básico Intensivo A2 é voltado para os alunos que já têm conhecimento do alfabeto grego e de algumas das estruturas gramaticais do nível A1. O curso fará uma revisão do conteúdo do Nível A1 e seguirá para o conteúdo do nível iniciante A2.
A Areté é um Centro de Estudos Helênicos que desenvolve diversas atividades culturais. Ao estudar conosco, além de aprender o idioma, você terá contato com todos aspectos da rica cultura helênica!
Utilizamos o Ταξίδι στην Ελλάδα (Viagem à Grécia), um método moderno, que apresenta o idioma a partir de situações reais do dia a dia. As aulas trabalham todas as competências linguísticas – conversação, leitura e escrita – mas desde o início o foco é o desenvolvimento da capacidade de comunicação.
Cada turma tem 3 aulas semanais de 2 horas. Nossas turmas tem vagas limitadas para que o professor possa dar atenção adequada a todos.
Jean Pierre Kaletrianos
O professor Jean Pierre é grego nascido na comunidade grega de Alexandria, no Egito, mas mora há muitos anos no Brasil. Além de dar aulas de grego moderno, também ensina e trabalha como músico, ator e diretor. É coordenador dos Núcleos de Teatro e Música da Areté.
Thiago Zillio
Doutorando em Lingua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também cursou Mestrado e Especialização. Ex-bolsista do governo grego no Institute for Balkan Studies – IMXA, em Tessalônica, e na University of Crete, em Creta. Professor de Língua Portuguesa, Gramática, Literatura e Produção Textual na rede particular de ensino (EFII e EM) desde 2007. Professor de língua e cultura grega do Instituto Educacional Ateniense, de 2009 a 2013.
Para se inscrever e obter mais informações:
celular e whatsapp: (11) 97113-0660 (com a Mariah)
e-mail: secretaria@arete.org.br
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br | whatsapp (11) 97113-0660
tel: (11) 3032-3939
(2ª a 6ª feira – 13h30 às 20h30; sábado – 09h às 14h)
Data: 09/01/2023