GRUPO GNÓMON
O Núcleo teve suas atividades iniciadas em 2018 e inicialmente dedicou-se ao estudo de alguns capítulos da obra Greek Mathematical Thought and the Origin of Algebra de Jacob Klein. Em 2019, o núcleo voltou sua atenção para o tratado de autoria de Arquimedes denominado “Stomákhion”, partindo da tradução dos fragmentos disponíveis e estudando o aspecto matemático da obra. Em 2019 foi definido o apelido de Grupo Gnómon para o Núcleo de Ciências e Matemáticas. As reuniões do grupo são dedicadas ao estudo da matemática grega com o objetivo de estudar e traduzir textos da matemática grega, com potencial desenvolvimento de materiais didáticos de matemática e publicações acadêmicas em história, filosofia e ensino de matemática.
Coordenadores
Henrique Marins – Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), licenciado em Matemática pela FEG – UNESP, mestre em Matemática e doutor em Educação Matemática pelo IGCE – UNESP e mestre em Filosofia pela EFLCH – UNIFESP. Atuação na formação inicial e continuada de docentes de Matemática, com especial interesse em História e Filosofia da Matemática.
João Cortese – Professor no Instituto de Biociências da USP, no Ibmec-SP e na Faculdade Paulo VI. Bacharel em Ciências Moleculares (USP) e doutor em Filosofia pela USP e em Epistemologia e História da Ciência pela Université de Paris 7. Atua nas áreas de história da matemática, filosofia da ciência e aspectos éticos da ciência e da tecnologia.
Tiago Tranjan – Professor do Departamento de Filosofia da EFLCH-Unifesp, bacharel em matemática pela USP, mestre e doutor em filosofia pela USP. Atua nas áreas de filosofia da ciência, filosofia da matemática, filosofia da linguagem e lógica.
Nesta conversa, faremos algumas incursões pela história do desenvolvimento das ideias matemáticas, explorando sua presença e força após mais de 2 milênios. De Tales e Pitágoras com seus teoremas hoje tão fortes hoje como quando foram descobertos, passando por Platão e as formas poliédricas e Apolônio e suas cônicas, objetos geométricos que foram usados como modelos para explicar o universo e hoje são amplamente utilizados nas Artes, na Arquitetura e no Design. De comum, estes tópicos referem-se a uma geometria de natureza euclidiana, que explicam muito, mas não explicam tudo. Trataremos no modo “en passant” de geometrias não euclidianas e outras geometrias esquisitas como os fractais e a taxigeometria.
Para estudantes e docentes de matemática e pessoas interessadas em matemática.
Com Antonio José Lopes Bigode.
Evento presencial e online
9/maio (3a feira), 19h às 21h
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Link para o evento online: https://bit.ly/PalestraDiaNacionalDaMatematica
_
Antonio José Lopes Bigode – Doutor em Didática da Matemática pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) na Catalunha, Espanha. Licenciado em Matemática pelo IME-USP. Jornalista profissional (especialista em educação e divulgação científica). Docente da Univesp. Especialista em Metodologia, Currículo e Avaliação em Matemática. Consultor de instituições públicas e privadas com destaque para programas do Ministério da Educação (MEC) como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Matemática; o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), e TV Escola (MEC) onde foi autor e apresentador da série Matemática em Toda Parte da TV Escola/MEC, em parceria com a UNESCO. Autor de coleções de livros didáticos para a Educação Básica (EF1, EF2, EM) (prêmio Jabuti na categoria livros didáticos) e de livros de Metodologia da Matemática para a formação de professores.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660
Data: 09/05/2023