GRUPO GNÓMON
O Núcleo teve suas atividades iniciadas em 2018 e inicialmente dedicou-se ao estudo de alguns capítulos da obra Greek Mathematical Thought and the Origin of Algebra de Jacob Klein. Em 2019, o núcleo voltou sua atenção para o tratado de autoria de Arquimedes denominado “Stomákhion”, partindo da tradução dos fragmentos disponíveis e estudando o aspecto matemático da obra. Em 2019 foi definido o apelido de Grupo Gnómon para o Núcleo de Ciências e Matemáticas. As reuniões do grupo são dedicadas ao estudo da matemática grega com o objetivo de estudar e traduzir textos da matemática grega, com potencial desenvolvimento de materiais didáticos de matemática e publicações acadêmicas em história, filosofia e ensino de matemática.
Coordenadores
Henrique Marins – Professor de Matemática do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), licenciado em Matemática pela FEG – UNESP, mestre em Matemática e doutor em Educação Matemática pelo IGCE – UNESP e mestre em Filosofia pela EFLCH – UNIFESP. Atuação na formação inicial e continuada de docentes de Matemática, com especial interesse em História e Filosofia da Matemática.
João Cortese – Professor no Instituto de Biociências da USP, no Ibmec-SP e na Faculdade Paulo VI. Bacharel em Ciências Moleculares (USP) e doutor em Filosofia pela USP e em Epistemologia e História da Ciência pela Université de Paris 7. Atua nas áreas de história da matemática, filosofia da ciência e aspectos éticos da ciência e da tecnologia.
Tiago Tranjan – Professor do Departamento de Filosofia da EFLCH-Unifesp, bacharel em matemática pela USP, mestre e doutor em filosofia pela USP. Atua nas áreas de filosofia da ciência, filosofia da matemática, filosofia da linguagem e lógica.
Nenhuma atividade encontrada.