ARETÉ

Mitologia 01 AGO
ARISTóFANES, QUATRO COMéDIAS: OS CAVALEIROS, ACARNENSES, A PAZ, ASSEMBLEIA DE MULHERES

O Núcleo de Mitologia da Areté realizará o grupo de estudo online “Aristófanes, quatro comédias: Os cavaleiros, Acarnenses, A Paz, Assembleia de mulheres” coordenado por Flávio Lorza. Os encontros serão às quintas-feiras, das 20h às 22h, com início em 1 de agosto.

Das mais de quarenta comédias que Aristófanes compôs nos restaram onze na íntegra.

As obras do principal comediógrafo da Antiguidade são uma fonte importantíssima para adentrarmos no espírito, nas reflexões sociais, filosóficas, artísticas e religiosas atenienses do século V a.C. O humor, as tramas e tiradas, com leveza e graça, abordando temas religiosos, políticos e de costumes, revelam Aristófanes como um pensador sagaz e filosófico em um período marcado pela devastadora Guerra do Peloponeso.

O Grupo de Estudo fará a leitura e discussão, percorrendo em três ou quatro encontros cada uma das três obras em ambiente de fruição e conversa.

Público-alvo: Educadores, estudiosos de literatura grega antiga e público em geral, sem requisitos.

Encontros online
Início 1/agosto
20h às 22h (5as feiras)
Atividade com contribuição voluntária.

Ficha de Inscrição: https://bit.ly/Aristofanes

Informações
E-mail: secretaria@arete.org.br

WhatsApp: https://bit.ly/WhatsappAreté
Celular: (11) 97113-0660

_

Flávio Lorza — Promotor de Justiça em São Paulo desde 1992, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP, bacharel em Letras pela FFLCH da USP e licenciado em Letras pela Faculdade de Educação da USP. Focou o bacharelado em Letras nos estudos de Literatura Grega, Latina e de Países de Língua Portuguesa. Compõe os grupos de estudo de Mitologia e Literatura Grega da Areté desde 2017.
_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 01/08/2024

Mitologia 22 FEV
ARISTóFANES, TRêS COMéDIAS: AS VESPAS, AS AVES E AS RãS.

Das mais de quarenta comédias que Aristófanes compôs nos restaram onze na íntegra.

As obras do principal comediógrafo da Antiguidade são uma fonte importantíssima para adentrarmos no espírito, nas reflexões sociais, filosóficas, artísticas e religiosas atenienses do século V a.C. O humor, as tramas e tiradas, com leveza e graça, abordando temas religiosos, políticos e de costumes, revelam Aristófanes como um pensador sagaz e filosófico.

O Grupo de Estudo, voltado para interessados em mitologia, fará a leitura e discussão, percorrendo em quatro ou cinco encontros cada uma das três obras em ambiente de fruição e conversa.

Com Flávio Lorza.

Atividade gratuita (Grupo de Estudos)
Encontros online (Zoom)
Início 22/fevereiro
20h às 22h (5as feiras)

Ficha de Inscrição: https://forms.gle/d6ZKn5gh33LxEAJJ6
Informações – E-mail: secretaria@arete.org.br
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté Celular: (11) 97113-0660

_

Flávio Lorza — Promotor de Justiça em São Paulo desde 1992, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP, bacharel em Letras pela FFLCH da USP e licenciado em Letras pela Faculdade de Educação da USP. Focou o bacharelado em Letras nos estudos de Literatura Grega, Latina e de Países de Língua Portuguesa. Participa dos Grupos de Estudo de Mitologia da Areté desde 2017.
_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 22/02/2024

Mitologia 19 FEV
ILíADA, A GUERRA DE TROIA E OS DEUSES

A Ilíada de Homero narra, em forma poética, os episódios de um pouco mais que 50 dias do décimo ano da guerra e culmina com a morte de Heitor prenunciando o fim de Troia e a entrega de seu cadáver ao seu pai, Priamo, marcando a humanização de Aquiles.

Sendo uma obra poética de extensão, 24 cantos, o leitor se sente frequentemente assolado pela profusão de nomes de heróis e menção a episódios que ele desconhece, criando dificuldades para a leitura e fruição dessa magnífica obra, marco da cultura grega e ocidental. Por outro lado, a narrativa de Homero se dá em dois planos, o divino e o humano, o que requer do leitor uma certa familiaridade com os deuses olímpicos, dado seu protagonismo na narrativa. Para facilitar a intelecção e reflexão, fazemos uma leitura dos volumes de Stephanides, “Ilíada: a Guerra de Troia” e “Deuses do Olimpo”, Odysseus Editora.

Um dos desafios dos Grupos de Estudo de Mitologia da Areté tem sido reunir especialistas e leigos em seus encontros; aproveitando o conhecimento prévio de uns e o deslumbrar de outros, as conversas, como trocas, convergem para os valores e formação humanista do pensamento mítico. Os encontros terão partes expositivas seguidas de conversa sobre os trechos dos textos previamente estipulados. Uma análise interpretativa dos mitos de heróis e deuses com foco antropológico, psicológico e cultural. Cada encontro prevê a discussão das passagens e interpretação de seus conteúdos mítico- simbólicos, históricos e filosóficos, com intuito de estimular a crítica interpretativa, contribuindo assim para a missão reflexiva e transformadora dos mitos.

————–

O que os mitos gregos nos ensinam sobre a formação das Cidades-Estado gregas, a história, a organização social, divisão de poderes, ética, casamento e relações entre gêneros? Os deuses influem em nossas personalidades e escolhas?

Platão no século IV a.C. nos lembra que Homero e Hesíodo foram os educadores dos gregos. O edifício da mitologia grega já se encontra erigido no Período Arcaico com numerosas obras que compunham o ciclo épico do qual chegaram até nós; a Ilíada e Odisseia, creditadas a Homero e a Teogonia e Os trabalhos e os dias de Hesíodo. Das obras perdidas restaram fragmentos em citações e referencias em comentários posteriores. Séculos mais tarde, as tragédias atenienses do século V ainda exploram e desenvolvem os temas e narrativas a partir desse imenso acervo cultural.

Aristóteles, na Poética, discorre sobre as diferenças entre mitologia (poética) e história e conclui que o propósito da história é revelar os fatos tais quais eles ocorreram e o da mitologia é relatar como esses eventos poderiam ter ocorrido, um pouco mais adiante afirma que a mitologia é, pelas suas características, mais filosófica. Os mitos remetem a acontecimentos e períodos históricos do passado, mas, analisando as etimologias dos nomes de inúmeros personagens soam na maioria das vezes criações que nos revelam algo sobre personas e não pessoas históricas.

A respeito do mito e do fazer mítico-poético, a poiesis, também Hesíodo nos oferece pistas importantes; no seu proêmio na Teogonia, as musas alertam: “sabemos muitas mentiras dizer símeis aos fatos/ e sabemos, se queremos, dar a ouvir revelações” (vs 26 e 27 em Teogonia, trad. Jaa Torrano). Além de aspectos históricos, os mitos revelam a natureza humana em suas múltiplas dimensões e facetas fundando assim a base de uma visão humanista.

O grupo é voltado a todos os interessados por Mitologia.

Com Stylianos Tsirakis.

Atividade gratuita (Grupo de Estudos)
Encontros online (Zoom)
Início 19/fevereiro
20h às 22h (2as feiras)

Ficha de Inscrição: https://forms.gle/d6ZKn5gh33LxEAJJ6
Informações – E-mail: secretaria@arete.org.br
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté Celular: (11) 97113-0660

_

Stylianos Tsirakis — Arquiteto pela FAU USP, fundador e editor, desde 1.999, da Odysseus Editora. Membro fundador da Areté, Centro de Estudos Helênicos e do seu Núcleo de Mitologia, autor do livro Uma viagem à Grécia, a origem dos Jogos Olímpicos e os deuses, Odysseus Editora. Tem ministrado cursos e coordenado grupos de estudo sobre: a ilíada e a Odisseia; Os trabalhos e os dias; As gêneses e os feitos dos heróis: Perseu, Hércules, Jasão e Teseu; O ciclo tebano em cinco tragédias (Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona, Sete contra Tebas e As bacantes) e sobre os deuses do Olimpo.
_

contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

Data: 19/02/2024

ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades