O Núcleo de Mitologia existe desde a fundação da Areté e tem organizado, ao longo de todo esse período, leituras e Grupos de Estudo das obras de Homero e Hesíodo, além da saga dos heróis e das tragédias.
A mitologia helênica, originalmente composta pela tradição oral e em forma de poesia tem suas raízes em uma era ainda obscura para nós, o período denominado Geométrico que sucede o colapso civilizacional por volta de 1.200 a.C. No século VIII a.C., com o florescimento das cidade-estado gregas, têm início os Jogos Olímpicos e o ressurgimento da escrita, temos a fixação e o desenvolvimento continuado de um imenso acervo de mitos que compõem uma investigação e reflexão profunda sobre o Homem. Os deuses, em seus âmbitos divinos revelam os potenciais, as paixões e a natureza “terrível e maravilhosa” do ser humano: capaz de conquistas culturais e técnicas, mas também responsável pela destruição da qual ainda se podia ver os rastros. Provérbios conhecidos como “conheça a ti mesmo”, “nada em excesso” e ainda outros como “quem afiança, afiança o erro”, são produtos da reflexão filosófica sobre os mitos, que poderíamos nomear de “mitofilosofar”.
Coordenador
Stylianos Tsirakis – Arquiteto e estudioso da Cultura Clássica (especialmente da Mitologia Grega), editor da Odysseus Editora.
Nenhuma atividade encontrada.