ARETÉ

18.10.2014 -

CICLO MITO E CONTEMPORANEIDADE

Os mitos , na antiguidade, tentavam responder perguntas fundamentais sobre questões de nossa existência. De onde viemos? Para onde vamos? Quais as paixões que movem as atitudes humanas? Essas intuições poéticas poderiam ainda hoje inspirar reflexões sobre nossas vidas, escolhas, desmedidas e destinos?
Para Campbell, a mitologia ” é a música que dançamos mesmo quando não somos capazes de reconhecer a melodia” ( in: O Poder do Mito, p. XI)
Essas e outras questões estarão na pauta do Ciclo Mito e Contemporaneidade que prevê discussões periódicas sobre o tema. A programação de abertura, no próximo dia 18 de outubro terá quatro painéis. Esperamos vocês.

PROGRAMAÇÃO DO SIMPÓSIO DE ABERTURA
Dia 18/10/2014
Horário 10h às 13h
Painéis:

O poema da ira: guerra e paz entre deuses e homens, com Marcelo Consentino.
Três males fundamentais afligem a humanidade desde a sua origem. A guerra — o conflito entre nações –, a opressão social — o conflito entre classes sociais –, e a criminalidade — o conflito entre indivíduos. Os três se refletem no poema da ira de Homero. Como?, por que?, e quais as possibilidades de reconciliação?

Quatro métopes, uma História?, com Stylianos Tsirakis.
As quatro métopes do Partenon mostram, cada uma delas, uma luta. A interpretação e o encadeamento dessas lutas podem revelar uma teoria da história.Manifestação do apolíneo e do dionisíaco na obra de Nikos Kazantzakis, com Aspasia Papazanakis.  A obra literária Vida e Proezas de Alexis Zorbas oferece a possibilidade de uma reflexão sobre a dinâmica dos personagens sob a ótica do mito.
A psique e os deuses, com Ana Célia R. de Souza e Sylvia M.S. Baptista. Da perspectiva da psicologia analítica, a psique é constituída por padrões arquetípicos de comportamento, que podem ser expressos pelos mitos gregos. A idéia é exemplificar como os deuses nos regem na contemporaneidade”.

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades