ARETÉ

10.04.2015 -

Cinema antigo grego com piano ao vivo

O espetáculo “Cinema antigo com piano ao vivo” com o renomado pianista Fabio Luz e direção de Jacob Moe será apresentado em diversas cidades brasileiras, em abril. A idéia de apresentar “As Aventuras de Villar” e “O Mágico de Atenas” – dois filmes gregos raramente vistos, produzidos nos anos 20 com música brasileira do mesmo período – obras para piano de Ernesto Nazareth e Heitor Villa-Lobos – surgiu da colaboração de Fabio Luz com Jacob Moe para o espetáculo de abertura do anual Syros International Film Festival. Como parte do programa do Paradise Festival que a Fundação Franz Liszt realizou em julho de 2014 em Siros, capital das ilhas Cíclades, o espetáculo – tal como Nazareth o fizera em seu tempo, no Cinema Odeon do Rio de Janeiro – teve lugar no magnífico Teatro Apolo com extraordinário sucesso.
“As Aventuras de Vilar” é o mais antigo longa metragem grego recuperado e restaurado pela cineteca de Atenas Greek Film Archive. Na verdade é o segundo ato de uma comédia de Joseph Hepp, com o ator cômico Sfakianos (Villar) que teve sua carreira iniciada na França.
“O Mágico de Atenas”, filme de Achiléas Madras, teve sua produção iniciada em 1922 e como primeiro título “A Jovem Cigana de Atenas”, que não chegou a ser completado. Seu roteiro em sua linguagem simples conta a história de um músico mágicode origens nobres (Mirka) que conquista as mulheres. Quando sua amada o deixa para ficar com um homem rico, ele fará de tudo para reavê-la. As legendas foram traduzidas por Jacob Moe diretamente do grego para o português.
Calendário das apresentações – Abril de 2015
10 – Sorocaba – Sala Fundec 20h30
12 – Centro Cultural São Paulo Vergueiro 11h – 16h
15-16 – Rio de Janeiro – Cinema Estação Botafogo 21h
19 – Porto Alegre – Santander Cultural 20h30
23 – Tatuí – Teatro Procópio Ferreira 20h30
Fabio Luz é um dos pianistas brasileiros mais aclamados no exterior. Prêmio Internacional Debussy 1978 (França), Mestre em Música Francesa pela Universidade Musical Internacional de Paris, está radicado na Itália há mais de 30 anos onde foi diretor do Instituto Verdi de Asti, coordenador da Accademia Superiore di Penne (Pescara), docente dos Laboratori Musicali Internazionali Estivi al Castello di Cortanze.
Conta mais de mil apresentações entre recitais, atuações em música de câmera e como solista de prestigiosas orquestras. Professor do Festival del Golfo de San Marco di Castellabate, coordenador e professor do Paradise Festival em Siros – Grécia, é presidente da Fundação Franz Liszt com sede na França. Sua discografia completa encontra-se no site www.fabioluz.com
Jacob Moe, nascido em Nova York, é co-fundador e diretor executivo do festival de verão anual Syros International Film Festival que tem lugar na capital das ilhas Cíclades, na Grécia. O festival é curador da produção cinematográfica regional e valoriza as riquezas
arquitetônicas da ilha – estaleiros, docas, cinema ao ar livre e o célebre Teatro Apolo. Estudou Ciências Políticas e Cinema no Pomona College de Los Angeles, Califórnia, onde trabalhou inclusive com a Chain Camera Pictures na produção de documentários. Em 2011 realizou em Fortaleza estudos sobre desenvolvimento sustentável. Atualmente é produtor cinematográfico de documentários e tradutor de literatura grega em Atenas, onde reside, e também tradutor-intérprete do Museu de Fotografia de Tessaloniki.

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades