ARETÉ

30.09.2023 -

Conversas Helênicas – Expansão Micênica no Mediterrâneo

O Conversas Helênicas é uma série de rodas de conversas que procura incentivar o debate entre os diversos campos do conhecimento e das artes e o público.

A expansão micênica no Mediterrâneo pode ser melhor entendida, de forma mais ampla, como um dos longos processos de integração socioeconômica das grandes estruturas políticas, ou “impérios”, do Mediterrâneo Oriental e do Levante, durante a Idade do Bronze Tardia (LBA). Os micênios tiveram um importante papel na consolidação das rotas comerciais mediterrâneas de longa distância no LBA. A localização estratégica da presença micênica, em seus numerosos enclaves, facilitou a exploração e controle do fluxo de importantes insumos e recursos econômicos.

Os entrepostos e assentamentos micênicos estavam localizados em regiões que permitiam, ao mesmo tempo, i) a exploração e captação de importantes recursos naturais, tais como, cobre, estanho, madeira e dos mais variados artigos e materiais de luxo para consumo das suas elites e ii) o escoamento e distribuição dos seus demandados bens e produtos, tais como, as suas célebres espadas e adagas, a sua bem adornada cerâmica, óleos, perfumes, têxteis, etc.Um amplo cenário de atuação e presença micênica no Mediterrâneo é revelado pelas escavações e achados arqueológicos. Fazem parte deste cenário o sul da Itália, a Sicília e as Ilhas Lipárias; Kition, Enkomi, Hala Sultan Tekke, Paphos e Maa-Paleokastro em Chipre; as várias localidades da Anatólia Central, tais como, Mileto, Clazomenae, Erythrae e Ephesus; as inúmeras cidades costeiras do Levante e Avaris no Egito, entre outros exemplos.

Com Jorge Kapotas, Juliana Monzani, Lilian Laky e mediação de Stylianos Tsikaris.

O evento é voltado para o público em geral.

Bibliografia Sugerida
Cline, E. H. (Ed.), The Oxford Handbook of the Bronze Age Aegean, Oxford University Press, Oxford, UK, 2012.
Halstead, P., The Mycenaean Palatial Economy: Making Most of the Gaps in the Evidence, in Proceedings of the Cambridge Philological Society, No. 38, 1992, pp. 57-86, Cambridge University Press, Cambridge, UK.
Laffineur, R. & Greco, E. (Eds.), EMPORIA: Aegeans in the Central and Eastern Mediterranean, Proceedings of the 10th International Aegean Conference, Vol. I & II, in Aegaeum (25), Peeter Publishers, Leuven, Belgium, 2005.
Shelmerdine, C. W. (Ed.) The Cambridge Companion to the Aegean Bronze Age, Cambridge University Press, Cambridge, UK, 2010.
Tartaron, T. F., Maritime Networks in the Mycenaean World, Cambridge University Press, Cambridge, UK, 2013.

Evento presencial e online
28/outubro (sábado), 10h30 às 12h30
Gratuito. Não é necessário se inscrever.
Link para o evento online: https://www.youtube.com/@AreteCentrodeEstudosHelenicos

Informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Jorge Kapotas – Doutor em matemática, historiador e estudioso das culturas Minóica e Micênica.

Juliana Monzani – Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, Professora de Arqueologia no curso de Pós-Graduação – Arqueologia, História e Sociedade (UNISA).

Lilian Laky – Ph.D. em Arquelogia, Posdoc em História Antiga, Universidade de São Paulo.

Stylianos Tsirakis – Arquiteto e estudioso da Cultura Clássica (especialmente da Mitologia Grega), editor da Odysseus Editora.

_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

 

 

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades