O Núcleo de Filosofia da Areté convida o Dr. Marco Montagnino para oferecer a palestra online “Em viagem com Parmênides, entre suas estrelas”, que acontecerá no dia 21 de outubro, sábado, das 11h às 12h30.
E se descobríssemos que os antigos mais antigos, quando falavam dos deuses, de seus amores e conflitos, de suas ações prodigiosas e suas punições, nem sempre contavam fábulas – se tornarão tais quando o verdadeiro significado daquela linguagem simbólica será perdido – mas apresentavam às vezes verdadeiros teoremas astronômicos?
E se, no proemio de seu poema filosófico, Parmênides na realidade demonstrasse o teorema astronômico da coincidência dentre a Estrela da Manhã e a Estrela da Noite num único astro, o planeta Vênus? De fato, uma aquisição astronômica que as mais antigas crônicas sobre as vidas dos filósofos atribuem a ele.
Seria uma demonstração realizada pela narração de uma viagem que começa ao amanhecer, sobre um carro – que possivelmente representa o próprio planeta Vênus (não era incomum que os astros fossem representados como “veículos” divinos) – que se move ao longo da eclíptica até chegar, no fim do dia, a atravessar as portas do ecúmeno, o mundo que os mortais habitam, para se dirigir para a deusa que irá lhe revelar a própria essência da existência; o “ser” que è e que não pode não ser.
Juntos veremos como as figuras divinas cantadas pelos seus versos representam objetos astrais, constelações, mas também feixes astronômicos, como a Via Láctea, a Eclíptica e o Equador, e como também o eixo, os meões e as rodas do carro sobre o qual viaja Parmênides indicam órbitas e pontos de referência celestes. Assim, provavelmente poderemos reconstruir a estrutura cosmológica de seu “ser”.
A apresentação usará um software, Stellarium, usado também nos planetários, a partir das posições astrais que emergem no texto, para mostrar o céu que pode ter inspirado a Parmênides as convicções científicas e as ideias filosóficas que desenvolverá em seu Poema.
Público-alvo: Estudantes e estudiosos de Filosofia Antiga, de Filosofia em geral e de Cultura Antiga.
Palestra online
Evento gratuito
21/outubro, sábado
11h às 12h30
Inscrição e informações:
Celular: (11) 97113-0660
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
_
Marco Montagnino, 52, é Doutor em Filosofia Antiga pela “Università degli studi di Palermo” com uma tese (de próxima publicação) sobre o complexo tema da identidade da deusa do Poema de Parmênides: “Chi è la thea di Parmenide? Dal culto foceo di Athena al mythos teo-cosmologico dell’eov”. Autor de vários artigos sobre o tema, sua pesquisa na Antiguidade se caracteriza por interesses na Filosofia da Ciência e na Ciência da Complexidade.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660