A Cia Teatral ENERGÓS, que compõe o Núcleo de Teatro da Areté, estreia o espetáculo LABIRINTHOS em processo, percorrendo diferentes teatros de São Paulo e revelando seu processo de construção. A cada estação, o espetáculo assume um formato diferente e tem sua dramaturgia ampliada.
TEATRO PAULO EIRÓ
02, 03 e 04 de setembro de 2022
sexta e sábado, às 21h | domingo, 19h
Gratuito — Presencial
TEATRO ALFREDO MESQUITA
23, 24 e 25 de setembro de 2022
sexta e sábado, às 21h | domingo, 19h
Gratuito — Presencial
LABIRINTHOS em processo, espetáculo da Cia Teatral ENERGÓS (@ciaenergos), aborda o mito do Minotauro e conta com texto inédito do premiado escritor brasileiro João Anzanello Carrascoza. A dramaturgia é criada a partir dos fragmentos de duas obras perdidas do tragediógrafo grego Eurípedes (os textos Kretes e Theseus) e aborda temas presentes no mito relacionando-os com a contemporaneidade. Estes fragmentos trágicos foram traduzidos pela 1ª vez para o português pelo diretor da companhia Leonardo Antunes e pelo ator Jean Pierre Kaletrianos.
CORO
Composto por uma série de quadros narrativos que contam a história do Minotauro, o espetáculo toma o papel do coro como protagonista da ação. Ora testemunha, ora atravessado pela tragédia, o coro guia o espetáculo e, a partir dele, os integrantes se destacam a fim de dar voz às várias personagens do mito.
MÚSICA
A paisagem sonora atravessa toda a encenação e é criada por meio de texturas vocais múltiplas da fala e do canto, tanto pelo texto em português quanto pelas canções e versos em grego arcaico e moderno. Toda a música do espetáculo é realizada ao vivo pelos atores que tocam instrumentos como adufes (instrumento de percussão ibérico), uma orquestra de aquários e violino.
LABIRINTHOS em processo se desenvolverá processualmente ao percorrer três teatros distritais em diferentes regiões da cidade (teatro Paulo Eiró, na zona sul; teatro Alfredo Mesquita, na zona norte; e um terceiro espaço a ser definido), tendo sua dramaturgia e encenação reformuladas a cada apresentação.
Além das apresentações, o projeto levará atividades a outros espaços culturais da cidade, desenovelando o mito do Minotauro por meio de encontros com o público em geral e com os participantes do Programa Vocacional, da Prefeitura. Aos vocacionados, também serão oferecidas oficinas e abertas vagas de estágio para que acompanhem o processo de montagem, apresentação e desmontagem da Cia Teatral ENERGÓS. Serão três oficinas sobre o mito e a dramaturgia, realizadas em três Bibliotecas Municipais; e três oficinas de teatro com os aprendizes do Programa Teatro Vocacional. Estas ações integram o projeto “O Mito do Minotauro por São Paulo” contemplado com o edital de Apoio a Projetos Artísticos Culturais de Múltiplas Linguagens da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Duração: 80 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
SINOPSE
Quando o rei de Creta morre, Minos reivindica o trono, pedindo a Poseidon que lhe envie uma confirmação. O deus atende e Minos assume o poder. Mas o novo rei não cumpre a promessa. Furioso, Poseidon castiga o mortal: faz com que sua esposa, Pasífae, enlouqueça, se apaixone pelo touro e engravide do animal. Nasce, então, o Minotauro, criatura com cabeça de touro e corpo de homem, que é encarcerado em um labirinto.
LINKS
Instagram: @ciaenergos
Facebook: /ciaenergos
Site: https://ciaenergos.com.br
Sobre a CIA TEATRAL ENERGÓS
ENERGÓS – do grego ενεργός (en, “em”) + έργον (érgon, “trabalho”) + ος (-os). Em trabalho. Aquele que está em trabalho. De onde vem a palavra Energia (ενέργεια)
A Cia Teatral ENERGÓS é um coletivo de artistas interessados em aprofundar o trabalho do ator com o trágico e com o mítico por meio da investigação das potencialidades do corpo e da voz.
FICHA TÉCNICA:
Direção e Iluminação: Leonardo Antunes
Dramaturgia: João Anzanello Carrascoza
Direção Musical: Jean Pierre Kaletrianos e Leonardo Antunes.
Cenografia: Leonardo Antunes e Márcia Moon
Figurinos: Miko Hashimoto
Atores: Elaine Alves, Gustavo Andersen, Gustavo Xella, Heidi Monezzi, Isabela Bustamanti, Isabella Bottan, Jean Pierre Kaletrianos, João Muniz e Pedro Ferreira.
Adereços: Fernando Fedora
Cenotécnico: Lucas Barros
Preparação Musical (aquários): Orquestra dos Objetos Desinventados
Preparação Musical (percussão – adufe): Valéria Zeidan
Treinamento Corporal (danças): Vera Athayde
Treinamento Corporal (kempo): Ciro Godoy e Mavutsinim Santana
Fotos: Júlia Gama
Identidade Visual: Cláudio Novaes
Design Gráfico: Elaine Alves
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br | whatsapp (11) 97113-0660
tel: (11) 3032-3939
(2ª a 6ª feira – 13h30 às 20h30; sábado – 09h às 14h)