ARETÉ

09.01.2023 -

OFICINA DE DANÇA GREGA

com Paulo e Selma Sertek
Dia 10/05/2022

O Épiro, mais que qualquer outra área na Grécia, manteve sua autenticidade e riqueza cultural através dos tempos. A grande variedade cultural vista nas canções e danças é devida a vários fatores, entre eles: acesso fácil a muitas das regiões vizinhas com diferentes influências, a diferentes tribos que lá habitaram desde tempos remotos e a presença de várias características geográficas e históricas que permitiram serem criados centros culturais locais. No Épiro o canto tem característica polifônica, que é bem particular, única entre os outros cantos folclóricos gregos. Em muitas cidades do Épiro Aquiles era honrado e reverenciado como um deus. Nesta oficina vamos explorar três ritmos do Épiro (Sirtós sta tria, Ghiatrós e Palamákia), e vamos dançar também as populares Polítiko Hassápiko e Sérviko.

 

A oficina é voltada para todos os interessados em danças gregas.

 

Oficina presencial e online

10 de maio / 3a feira – 19h30 às 21h

Evento gratuito

Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

Limite de 15 vagas

_

Paulo e Selma Sertek são dançarinos e coordenadores do grupo Zorbás de danças gregas, fundado em 2004. Foram dançarinos e coordenadores do grupo Neolea de danças gregas, vinculado à Coletividade Helênica de São Paulo. Professores de danças em aulas e oficinas do Centro Kaváfis de Cultura Helênica em 2008 e desde 2011 realizam esse trabalho junto à Areté. Suas formações em danças gregas ocorreu na Grécia e no Brasil:

  • Paulo pelo Centro de Danças Tradicionais “Bakxes”, com o professor Αποστόλης Κωνσταντίνος Τάκης (Apostólis Konstantínos Tákis) em 2000 e 2001;
  • Paulo e Selma em Curso promovido pelo SAE – World Council of Hellenes Abroad, com os professores Kostas Tsonis e Elena Papastergiou, em 2010;
  • Paulo e Selma em aulas na escola da Prefeitura de Atenas (Leste) – município de Αχαρνών (2011) com o professor Αχιλλέας Νταγιάντας (Aquiléas Daghiándas), com o Grupo de danças folclóricas “Ο Κόκκινος Μύλος”.

 

_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos 

e-mail: secretaria@arete.org.br

whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades