ARETÉ

22.02.2016 -

Competições infantis

“Paramos diante de uma vitrine com vasos que representavam crianças em competições.
 
– Crianças participavam de competições? – perguntou Berenice.
 
– Sim, havia competições na categoria adulta e infantil. Os jogos em Olímpia eram abertos pelas competições das crianças, o que demonstra que a educação física constituía parte fundamental na formação do indivíduo.
 
Vejamos esses dois vasos que retratam atletas cuidando da limpeza de seus corpos. Um deles representa atletas adultos e o outro, atletas infantis. Observem as proporções de seus corpos em um vaso e no outro. Nesse, em que os atletas parecem mais gordinhos, eles são, na verdade, crianças.
 
– O que estão segurando nas mãos? – perguntou Antônio.
 
– Esse instrumento recurvo é o estrígil, uma espécie de espátula para raspar o corpo e retirar o azeite e a poeira. Eles untavam o corpo com azeite de oliva e depois retiravam com esse instrumento. Essa garrafinha, cujo conteúdo é entornado pelo pequeno atleta sobre as mãos de seu companheiro, tem o nome de aríbalo e serve para o transporte de azeite.
 
Vejam que nesta outra peça estão representados alguns aríbalos (pequenos vasos) pendurados em ganchos e também nas mãos do atleta adulto. Agora vamos ver esses objetos de verdade na outra vitrine.”

* Artigo foi extraido do livro Uma viagem à Grécia: os jogos olímpicos e os deuses, de Stylianos Tsirakis.

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades