ARETÉ

18.12.2016 -

Cultos e Santuários na Grécia Antiga

18/12 (domingo) – às 15h30.  A Areté – Centro de Estudos Helênicos, em parceria com o Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (MAE-LABECA / USP) convidam a todos para um encontro especial a ser realizado no próximo dia 18 de dezembro (domingo), a partir das 15h30. Esperamos contar com vocês para celebrarmos juntos a passagem de um ano cheio de realizações para mais um ano repleto de desafios. Confirmem presença através do nosso email: secretaria@arete.org.br

Programa

15:30 – Recepção
16:00 – Palestra: O santuário de Deméter e Core em Elêusis: o mito eleusino, o culto de mistérios e as fases construtivas do santuário, com Felipe Perissato (LABECAMAE/USP).
17:00 – Palestra: O culto de Zeus – suas funções sociais e sua expressão nos espaços sagrados da Grécia antiga, com Lilian de Angelo Laky (LABECA -MAE/USP).
18:00 – Palestra: Descobrindo e Redescobrindo o Passado: Arte e Arqueologia nas ilhas Cicládicas, com Erica Angliker  LABECA/Universidade de Zurique.
19:00- ConfraternizaçãoPALESTRAS E PALESTRANTES
O santuário de Deméter e Core em Elêusis: o mito eleusino, o culto de mistérios e as fases construtivas do santuário, com Felipe Perissato.

Os Mistérios Eleusinos foram um dos mais prestigiosos cultos pan-helênicos da Grécia Antiga. Localizado na Ática, o santuário de Elêusis abrigou o culto das deusas agrícolas Deméter e Core desde seguramente o Período Arcaico, atraindo para si peregrinos provenientes de todas pólis gregas. Nesse sentido, tanto o culto quanto o próprio santuário sofreram transformações no decorrer de seus desenvolvimentos históricos.
Dessa maneira, essa palestra tem como objetivo apresentar as principais questões a respeito da topografia do santuário e da organização do culto, articulando o material arqueológico e textual para a compreensão das diversas fases construtivas de Elêusis do Período Arcaico

O culto de Zeus: suas funções sociais e sua expressão nos espaços sagrados da Grécia antiga, com Lilian de Angelo Laky

Nesta palestra apresentaremos alguns dos resultados obtidos durante a nossa pesquisa de doutorado acerca do culto a Zeus no mundo grego. A análise e a interpretação de dados levantados sobre todos os tipos de santuários de Zeus, datados entre a Idade do Bronze e a época clássica, possibilitaram-nos a percepção de como o culto dessa importante divindade grega se manifestou nas mais variadas paisagens e espaços (no alto de montanhas, em cavernas, em locais costeiros, dentro das cidades etc.), desempenhando destacada função social tanto na vida política quanto na afirmação de identidades locais e pan-helênicas.

Descobrindo e Redescobrindo o Passado: Arte e Arqueologia nas ilhas Cicládicas, Erica Angliker. 

Excetuando Delos, as demais ilhas cicládicas aparecem na literatura greco-romana como um lugar isolado, empobrecido e habitado por homens de caráter moral duvidoso. Tais concepções sobre as ilhas se perpetuaram ao longo dos séculos e estão entre as causas do pouco interesse dos eruditos pelo arquipélago. Esse quadro, todavia, tem mudado drasticamente nas últimas décadas devido a uma frutífera combinação entre achados arqueológicos e novos conceitos sobre a insularidade cicládica. Através da discussão desses dois últimos tópicos, mostraremos em nossa apresentação como as ilhas Cicládicas foram “redescobertas” e tiveram sua arte, arqueologia e historia revalorizadas. Particular atenção será dada a santuários recentemente descobertos nas ilhas de Despotiko, Siphnos, Naxos, Citinos e Andros.

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades