ARETÉ

18.06.2016 -

A celebração dos Jogos Olímpicos na antiguidade – quarto encontro

Este será o quarto de cinco encontros promovidos pela Areté em conjunto com o Núcleo de Estudos Clássicos da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp (Univesidade Federal de São Paulo) voltados a aspectos dos Jogos Olímpicos na antiguidade.
O encontro é aberto a todos que queiram participar. Como há limite de vagas (60 pessoas), sugerimos que os interessados se inscrevam através do e-mail secretaria@arete.org.br. Os participantes que quiserem um certificado poderão solicitá-lo no dia no evento.
Neste quarto encontro, teremos dois estudiosos da Antiguidade Clássica abordando aspectos e ressonâncias filosóficas da produção de Píndaro e um especialista em iconografia grega analisando a representação dos certames atléticos na cerâmica (vasos gregos). Píndaro é um poeta grego do período arcaico tardio que em seus poemas cantou os vitoriosos dos Jogos Olímpicos. A seguir está a programação do dia. Pode-se fazer o download do resumo das palestras no link mais abaixo.

10hrs Sílvia Anderson –A doutrina da metempsicose em Píndaro e seus desdobramentos em Platão.
11hrs Paulo Ferreira –Areté em Píndaro
12hrs Gilberto Francisco Figuras de atletas na cerâmica grega: o caso das ânforas panatenaicas.
EVENTO GRATUITO

INSCRIÇÕES
Como há limite de vagas (60 pessoas), sugerimos que os interessados se inscrevam através do e-mail secretaria@arete.org.br.

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades