20 de outubro
GREGOS OTOMANOS – a vida cotidiana dos gregos súditos do Sultão, com Lígia Sanchez. Horário 15h às 17h.
A partir de 1204, quando Constantinopla foi tomada e saqueada pelos cruzados, mais e mais gregos viram sua terra natal ser dominada pelos turcos otomanos. A queda de Constantinopla em 1453 marcou o fim do Império Bizantino e o início de uma vida totalmente diferente para os cristãos, que agora tinham um senhor muçulmano. Como viveram sob o novo monarca? Existem muitas histórias de escravos e heróis da resistência, mas quanto se conhece de fato sobre esses gregos que viveram à sombra do Islã até 1923, e alguns até os dias de hoje? Estas e outras questões foram abordadas pela pesquisadora e pedagoga Lígia Sanchez.
23 e 30 de junho
“GUERRA DE TRÓIA: MITO OU REALIDADE? – As Origens e Trajetórias da historiografia micênica”, com Jorge C. Kapotas. Horário: 15h às 17h.
14 de fevereiro
“RECUPERAÇÃO OU RUPTURA? – A crise grega e a turbulência financeira no Velho Continente”, com a participação dos economistas Francisco Petros, Jorge Kapotas e Nicolas Tingas. O evento realizado na sede da instituição, contou com a presença de mais de 70 participantes e teve como mediador o jornalista Paulo Panayotis.
A palestra teve início com uma breve introdução de Nicolas Tingas, que abordou a “arquitetura financeira global” com suas crises e tentativas de superação, destruição de riqueza e sofrimento social. Em seguida, Jorge Kapotas apresentou o histórico da evolução econômica do estado grego moderno, caracterizando os seus desequilíbrios estruturais. Na última parte, Francisco Petros falou sobre os aspectos conjunturais e as saídas econômicas da Grécia, no contexto da atual crise européia.
Palestrantes
Francisco Petros é economista, MBA pelo IBMEC-SP, graduando em Direito pela Universidade Mackenzie. Atua no mercado financeiro e de capital há mais de 25 anos, nas áreas de corporate finance, análise financeira e asset manaASPRELEVANTEent, tendo sido diretor-executivo de instituições financeiras e administração de recursos. Foi presidente (2000-2001) da ABIMEC-SP (Associação Brasileira dos Analistas e Profissionais de Investimentos do Mercado de Capitais). É o atual presidente do Conselho de Supervisão dos Analistas do Mercado de Capitais, órgão de auto-regulação do segmento. Colabora com diversas publicações brasileiras e do exterior.
Jorge C. Kapotas é administrador (FEA – USP e mestrado UCLA), matemático (mestrado e doutorado IME – USP), historiador (FFCHL-USP),com larga experiência nos mercados financeiros internacionais, desde 1986. Concluiu seu MBA na University of California – Los Angeles (UCLA) com forte concentração em Finanças.” Em Nova Iorque iniciou sua carreira nos mercados financeiros globais na Merrill Lynch, onde permaneceu ate 1991 como Vice Presidente na Merrill Lynch Capital Markets. No Brasil ocupou posições executivas nas tesourarias de vários bancos em São Paulo. É autor de inúmeros artigos, publicações e trabalhos em finanças e atualmente é o CEO da OctaPlus Financial Analytics.
Nicola Tingas é Mestre em Economia Política pela PUC-SP, pós–graduado em Economia e Finanças Públicas pela FGV-SP, tem especialização em “Economia Global” pela Harvard University (USA) e em “Gestão Macroeconômica” pelo World Bank – USP. Atualmente é economista-chefe da ACREFI. Foi economista-chefe da FEBRABAN e economista sênior para América Latina do Banco WestLB, trabalhando baseado em São Paulo e em New York. Atua também como professor da FGV ManaASPRELEVANTEent, Palestrante Economista/Estrategista Financeiro, e Conselheiro Empresarial.