ARETÉ

09.01.2023 -

AULAS DE DANÇA GREGA

com Paulo e Selma Sertek
Dia 02/08/2022 – 19h30 às 21h.

No mês de agosto, o Núcleo de Dança e Música da Areté retoma as aulas presenciais de Dança Grega após as férias!

 

O programa das aulas tem duas vertentes cuja inter-relação os alunos percebem logo que aprofundam um pouco seu contato com a dança grega:

1. Danças cotidianas, dançadas principalmente em festas noturnas, nas tavernas e em eventos diversos, como forma de lazer e entretenimento. Nessa vertente estão as danças populares (laiká) hassápiko, zeibékiko, tsiftetéli e sirtáki (Zorba) e as danças folclóricas pan-helênicas, como o ballo, o kalamatianó e o tsámiko.

2. Danças folclóricas (paradossiaká) do continente e das ilhas gregas, que traduzem as mais diversas tradições coreográficas dos inúmeros vilarejos. Dançam-se, em sua maior parte, em roda ou em espiral.

Os alunos dos cursos e das oficinas têm acesso ao repertório de músicas das aulas e também a textos sobre as danças do programa.

 

Curso presencial

Início: 2 de agosto / 3a feira – 19h30 às 21h

Inscrição e informações: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Paulo e Selma Sertek são dançarinos e coordenadores do grupo Zorbás de danças gregas, fundado em 2004. Foram dançarinos e coordenadores do grupo Neolea de danças gregas, vinculado à Coletividade Helênica de São Paulo. Professores de danças em aulas e oficinas do Centro Kaváfis de Cultura Helênica em 2008 e desde 2011 realizam esse trabalho junto à Areté. Suas formações em danças gregas ocorreram na Grécia e no Brasil:

– Paulo pelo Centro de Danças Tradicionais “Bakxes”, com o professor Αποστόλης Κωνσταντίνος Τάκης (Apostólis Konstantínos Tákis) em 2000 e 2001;

– Paulo e Selma em Curso promovido pelo SAE – World Council of Hellenes Abroad, com os professores Kostas Tsonis e Elena Papastergiou, em 2010;

– Paulo e Selma em aulas na escola da Prefeitura de Atenas (Leste) – município de Αχαρνών (2011) com o professor Αχιλλέας Νταγιάντας (Aquiléas Daghiándas), com o Grupo de danças folclóricas “Ο Κόκκινος Μύλος”.

_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos 

e-mail: secretaria@arete.org.br

whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades