ARETÉ

03.10.2014 -

Café Literário

BURITI DO BRASIL E DA GRÉCIA – Patriarcalismo e dionisismo no sertão de Guimarães Rosas.

Venha participar às 20h da conversa com Luiz Roncari,autor do livro Buriti do Brasil e da Grécia, lançado recentemente. Centrando sua análise nessa novela, o professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo resolve várias camadas de sentido que conformam o texto rosiano para eleger uma poderosa matriz de interpretação: o mito grego de Dionísio/Ariadne e sua vigência no sertão de Guimarães Rosas. O café literário está marcado para o dia 3 de outubro.

Na fazenda Buriti Bom, a que chega Miguel – o mesmo Miguel, Miguilim, de “Campo Geral”, agora adulto -, tudo se dá sob a égide do Buriti-Grande, árvore axial e totêmica. Ali convivem lado a lado ritmos da natureza e ritos da cultura urbana e sertaneja, anseios de liberdade dos personagens e amarras do patriarcalismo tradicional. Com tino crítico acurado, Luiz Roncari ilumina as passagens decisivas desta novela excepcional em que os impulsos antagônicos de Eros e de Pan se manifestam com uma força incomum.

Luiz Roncari é professor Titular da Área de Literatura Brasileira da USP; pesquisador bolsista do CNPq; autor, entre outros, dos  livros: Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos (2a. reimpressão, São Paulo: Edusp, 2014); O Brasil de Rosa: o Amor e o Poder (1a. reimpressão, São Paulo: Editora Unesp, 2004); O Cão do Sertão: literatura e engajamento (São Paulo: Editora Unesp, 2007); Buriti do Brasil e da Grécia: patriarcalismo e dionisismo no sertão de Guimarães Rosa (São Paulo: Editora 34, 2014)

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades