ARETÉ

08.06.2023 -

O Julgamento de Sócrates: os limites da democracia ateniense

Em 399 a.c., a polis ateniense processa e julga publicamente Sócrates, seu maior filósofo de Sócrates de dois crimes: “impiedade”, em relação aos deuses oficias da polis ateniense, e de corromper os jovens da cidade. Questões milenares procuram ainda hoje as suas respostas. Muitas perguntas e questões fazem parte do enredo deste histórico julgamento.

Convidados
Nicola Galgano – Licenciado em Filosofia, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia Antiga pela USP de São Paulo.
Jorge Kapotas – Doutor em Matemática Aplicada (IME-USP), Mestre em Modelagem Matemática em Finanças pela (IME-USP), e Historiador.
Bruno Conte – Doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e pós-doutorando na FFLCH/USP. Editor-assistente da revista Hypnos.

Mediador
Dimitrios Bozinis – Mestrado em Física pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Posteriormente obteve Doutorado em Física pela Universidade de Califórnia do Sul em Los Angeles. Trabalhou no laboratório JPL como pesquisador da NASA. Foi professor pela UNICAMP até 1996. Seu trabalho foi principalmente na área de pesquisa e de aplicações do raio laser na medicina. Estudioso da cultura Grega clássica.

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades