ARETÉ

08.05.2021 -

Diálogos entre o Samba e o Rebétiko

Nessa conversa, o grupo Zorbás e Andreia Menezes promovem um intercâmbio cultural ao analisarem como dois dos mais importantes movimentos na música grega e brasileira populares, o Samba e o Rebétiko, retratam em letras de canção as figuras marginais do malandro e do mángas.

Autora do livro Pandeiros e bandoneones: vozes disciplinadoras e marginais no samba e no tango (2017), Andreia Menezes trará análise de sambas do início ao meio do século XX que dialogam com músicas rebétikas do mesmo período.

Andreia Menezes é professora da área de Língua Espanhola e suas Literaturas do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e do Programa de Pós-graduação em Letras da mesma instituição. É também autora do livro Pandeiros e bandoneones: vozes disciplinadoras e marginais no samba e no tango (2017).

O Grupo Zorbás de Danças Gregas foi fundado em 2004 e dedica-se ao ensino, pesquisa e apresentações de danças gregas tradicionais e populares.

Link da palestra no Youtube:

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades