ARETÉ

21.09.2023 -

Conversas Helênicas – A Dramaturgia Antiga no Contexto da Polis Ateniense

O Conversas Helênicas é uma série de rodas de conversas que procura incentivar o debate entre os diversos campos do conhecimento e das artes e o público.

A dramaturgia antiga desempenhava uma importante função, religiosa, cívica e social na Atenas, do século V a.c., período no qual os grandes poetas trágicos produziram as suas obras. Estas eram encenadas durante as celebrações religiosas anuais da polis ateniense, dedicadas a Dionísio.
As tragédias da polis ateniense não representam, apenas, grandes eventos de entretenimento popular, mas, também, poderosas plataformas de expressão religiosa, moral e política que molda e reforça a identidade sociocultural do cidadão ateniense antigo. O seu importante e longevo legado continua a impactar significativamente a literatura e o teatro modernos, como um paradigma duradouro da história da civilização ocidental.

Com os palestrantes João Estevam de Lima Almeida, Jorge Kapotas, Stylianos Tsirakis e mediação de Bruno Conte e Luiz Eduardo N. Ramos de Oliveira.

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades