ARETÉ

25.08.2019 -

Grupo Amazonon

Apresentação realizada em agosto de 2019

O nome Amazonon evoca a mitologia grega, com a tribo das Amazonas, ao mesmo tempo em que remete à nossa brasileira selva amazônica.
Este projeto nasce do encontro entre tradições musicais distantes; a música do leste do Mediterrâneo (Grécia, Turquia e Oriente médio) em toda sua complexidade melódica com a riqueza da música brasileira.
Nos últimos dois anos, Juliano Abramovay (Grand Bazaar, Luiza Lian, Orkestra Bandida) esteve na Europa pesquisando e participando de projetos ligados à música modal de diferentes tradições.
Agora, o músico retorna ao Brasil ao lado de Ricardo Zoyo (contrabaixo) e João Fideles (bateria).

Juliano se apresenta no violão e alaúde, instrumento tradicional presente no Leste do Mediterrâneo e Oriente Médio. Esta região é marcada por tradições musicais milenares com sistemas modais (Makam, Maqam, Mugam, Dashtag) onde melodia e percussão são os elementos de destaque.
Chrysanthi Gkika (Grécia) é um expoente da Lyra, instrumento de corda tradicional da região da Grécia e Turquia. Aluna de Sokratis Sinopoulos, ela participou de importantes orquestra como a “Mitos” Orquestra, dirigida por Ross Daly, além de se apresentar e promover workshops na Espanha, China e Turquia.
O repertório conta com composições de artistas contemporâneos como Rabih-Abou Kalil (Líbano), Anouar Brahem (Tunísia), Efren Lopez (Catalunha), John Zorn (EUA) e Egberto Gismonti (Brasil), além de composições próprias e peças tradicionais da Turquia e Grécia. Participação especial do Grupo Zorbás de danças gregas.

https://youtu.be/enX6_zpgof4

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades