A Ilíada de Homero narra, em forma poética, os episódios de um pouco mais que 50 dias do décimo ano da guerra e culmina com a morte de Heitor prenunciando o fim de Troia e a entrega de seu cadáver ao seu pai, Priamo, marcando a humanização de Aquiles.
Sendo uma obra poética de extensão, 24 cantos, o leitor se sente frequentemente assolado pela profusão de nomes de heróis e menção a episódios que ele desconhece, criando dificuldades para a leitura e fruição dessa magnífica obra, marco da cultura grega e ocidental. Por outro lado, a narrativa de Homero se dá em dois planos, o divino e o humano, o que requer do leitor uma certa familiaridade com os deuses olímpicos, dado seu protagonismo na narrativa. Para facilitar a intelecção e reflexão, fazemos uma leitura dos volumes de Stephanides, “Ilíada: a Guerra de Troia” e “Deuses do Olimpo”, Odysseus Editora.
Um dos desafios dos Grupos de Estudo de Mitologia da Areté tem sido reunir especialistas e leigos em seus encontros; aproveitando o conhecimento prévio de uns e o deslumbrar de outros, as conversas, como trocas, convergem para os valores e formação humanista do pensamento mítico. Os encontros terão partes expositivas seguidas de conversa sobre os trechos dos textos previamente estipulados. Uma análise interpretativa dos mitos de heróis e deuses com foco antropológico, psicológico e cultural. Cada encontro prevê a discussão das passagens e interpretação de seus conteúdos mítico- simbólicos, históricos e filosóficos, com intuito de estimular a crítica interpretativa, contribuindo assim para a missão reflexiva e transformadora dos mitos.
————–
O que os mitos gregos nos ensinam sobre a formação das Cidades-Estado gregas, a história, a organização social, divisão de poderes, ética, casamento e relações entre gêneros? Os deuses influem em nossas personalidades e escolhas?
Platão no século IV a.C. nos lembra que Homero e Hesíodo foram os educadores dos gregos. O edifício da mitologia grega já se encontra erigido no Período Arcaico com numerosas obras que compunham o ciclo épico do qual chegaram até nós; a Ilíada e Odisseia, creditadas a Homero e a Teogonia e Os trabalhos e os dias de Hesíodo. Das obras perdidas restaram fragmentos em citações e referencias em comentários posteriores. Séculos mais tarde, as tragédias atenienses do século V ainda exploram e desenvolvem os temas e narrativas a partir desse imenso acervo cultural.
Aristóteles, na Poética, discorre sobre as diferenças entre mitologia (poética) e história e conclui que o propósito da história é revelar os fatos tais quais eles ocorreram e o da mitologia é relatar como esses eventos poderiam ter ocorrido, um pouco mais adiante afirma que a mitologia é, pelas suas características, mais filosófica. Os mitos remetem a acontecimentos e períodos históricos do passado, mas, analisando as etimologias dos nomes de inúmeros personagens soam na maioria das vezes criações que nos revelam algo sobre personas e não pessoas históricas.
A respeito do mito e do fazer mítico-poético, a poiesis, também Hesíodo nos oferece pistas importantes; no seu proêmio na Teogonia, as musas alertam: “sabemos muitas mentiras dizer símeis aos fatos/ e sabemos, se queremos, dar a ouvir revelações” (vs 26 e 27 em Teogonia, trad. Jaa Torrano). Além de aspectos históricos, os mitos revelam a natureza humana em suas múltiplas dimensões e facetas fundando assim a base de uma visão humanista.
O grupo é voltado a todos os interessados por Mitologia.
Com Stylianos Tsirakis.
Atividade gratuita (Grupo de Estudos)
Encontros online (Zoom)
Início 19/fevereiro
20h às 22h (2as feiras)
Ficha de Inscrição: https://forms.gle/d6ZKn5gh33LxEAJJ6
Informações – E-mail: secretaria@arete.org.br
Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté – Celular: (11) 97113-0660
_
Stylianos Tsirakis — Arquiteto pela FAU USP, fundador e editor, desde 1.999, da Odysseus Editora. Membro fundador da Areté, Centro de Estudos Helênicos e do seu Núcleo de Mitologia, autor do livro Uma viagem à Grécia, a origem dos Jogos Olímpicos e os deuses, Odysseus Editora. Tem ministrado cursos e coordenado grupos de estudo sobre: a ilíada e a Odisseia; Os trabalhos e os dias; As gêneses e os feitos dos heróis: Perseu, Hércules, Jasão e Teseu; O ciclo tebano em cinco tragédias (Édipo Rei, Édipo em Colono, Antígona, Sete contra Tebas e As bacantes) e sobre os deuses do Olimpo.
_
contato
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660