Reencenando as ações e movimentos do notório golpe militar, perpetrado pelos “coronéis”, contra o governo, legalmente constituído do primeiro-ministro Panayotis Kanellopoulos, na fatídica manhã do dia 21 de Abril de 1967, tanques e destacamentos do exército grego, mais uma vez, ocupam as ruas de Atenas, ao alvorecer do dia 25 de Novembro de 1973. O seu objetivo é derrubar o recém empossado governo da nova República Helênica, instituída através do referendum de 29 de Julho de 1973. Esta tem como seu presidente, o ex-coronel Georgios Papadopoulos, protagonista do triunvirato militar, que por longos seis anos governara com mão-de-ferro o povo grego. Papadopoulos, desta feita, sucumbe à força das mesmas baionetas que outrora o apoiavam, tal qual o criador vitimado pela sua própria criatura.
O contragolpe interno da facção mais autoritária e linha-dura do exército grego, liderada pelo General de Brigada Dimitrios Ioannides, radicaliza as posições internas e, especialmente, externas do novo regime militar. Neste sentido a busca pela Enosis, ou seja, a incorporação de Chipre pelo estado helênico, torna-se um dos principais objetivos do governo de Ioannides, que considera o líder político cipriota, o presidente e arcebispo Makarios III, seu maior obstáculo para tal intento.
Do outro lado do Mediterrâneo, o Presidente Makarios III, enfrenta os desafios impostos por um cenário interno polarizado, repleto de hostilidades intercomunais, e por um intervencionismo crescente de duas potencias garantidoras da República Cipriota, Grécia e Turquia. O malabarismo político de Makarios III, que tenta assegurar a independência de Chipre, frente às incursões do novo regime militar grego e das ameaças turcas de invasão, é interrompido pelo atentado de 15 de Julho de 1974. Milagrosamente, Makarios III escapa ileso do ataque e refugia-se na Grã-Bretanha. As forças da Guarda Nacional Cipriota, lideradas por oficiais gregos, fieis ao regime de Ioannides, e dos contingentes paramilitares do EOKA-B tomam o poder e apontam Nikos Sampson como novo presidente cipriota. A derrubada do governo constitucional de Makarios III põe em marcha, em 20 de Julho, a invasão turca de Chipre. O governo da “nova junta” de Ioannides não resiste aos acontecimentos e sai de cena em 24 de Julho, levando consigo o seu títere cipriota, após brevíssimos oito dias de mandato presidencial.
Por décadas, muitas perguntas procuram respostas para este nebuloso e opaco período da história helênica, cujos eventos e seus desdobramentos ainda são dolorosamente sentidos no panorama geopolítico regional e global.
A mesa-redonda terá a participação de Jorge Kapotas, Domingos Stavridis, Efstathios Tsotsos e mediação de Nicolas Tingas.
Bibliografia Sugerida
Anastasakis, O. & Lagos, K. (eds.); The Greek Military Dictatorship: Revisiting a Troubled Past 1967 – 1974, Berghahn Books, New York, 2021.
Asmussen, J.; Cyprus at War: Diplomacy and Conflict during the 1974 Crisis, I. B. Tauris, London, 2008.
Varnava, M.; Cyprus Before 1974: The Prelude to Crisis, I. B. Tauris, London, 2019.
Woodhouse, C. M.; The Rise and Fall of the Greek Colonels, Granada Publishing, London, 1985.
Evento presencial e online
1/julho (sábado), 10h30 às 12h30
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.
Link para o evento online: https://meet.google.com/fmi-uhtt-fxe
_
Efstathios Tsotsos – Doutorando em Teologia (PUC-PR); Mestre em Teologia e Pós-Graduação no Novo Testamento Aplicado pelas Faculdades Batista do Paraná (FABAPAR); Graduado em Teologia pela Faculdade Batista Pioneira (Ijuí, RS). Cursando em Paleografia (EAD) pelo Instituto de Paleografia de Atenas, e do Instituto Helênico de Paleografia da Tessalônica, Grécia. Atualmente é professor e pesquisador do Núcleo de Pesquisa de Altos Estudos do Mundo Helênico, “Russell Shedd”, do Colégio Batista Brasileiro – Departamento de Teologia.
Jorge Kapotás – Doutor em Matemática Aplicada (IME-USP), Mestre em Modelagem Matemática em Finanças (IME-USP), MBA (Anderson School of Management-UCLA), Historiador (FFLCH-USP) e Administrador de Empresas (FEA-USP). Atualmente é CEO da OctaPlus Financial Analytics.
Domingos Kyriakos Stavridis – Engenheiro, pesquisador e estudioso da História da Grécia.
Nicola Tingas – Economista de mercado financeiro nacional e internacional. Economista chefe da Acrefi. Membro colaborador do ARETE.
_
Areté – Centro de Estudos Helênicos
e-mail: secretaria@arete.org.br
whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté
tel: (11) 3032-3939 | (11) 97113-0660