ARETÉ

25.10.2022 -

Pappus e sua Coleção Matemática, obras e matemáticos citados

O Núcleo de Ciências e Matemáticas – Grupo Gnómon convida a professora Marcela Melo Amorim para ministrar a palestra online “Pappus e sua Coleção Matemática, obras e matemáticos citados”, com mediação do professor João Cortese.

Essa palestra, voltada para estudantes e professores de matemática, trata do resgate de Euclides, sete séculos depois, por Pappus em sua principal obra Coleção Matemática. Quem foi Pappus: matemático, comentarista, professor, estudioso, pai e alexandrino? O que ele teve acesso e com quem parece ter convivido? Como é composta sua principal obra conhecida como Coleção Matemática? Como são seus livros, conteúdos e prefácios? Quais obras de outros estudiosos são citadas e como são interligadas? (Em especial, as de Euclides, Apolônio e Arquimedes).

 

O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.

25/outubro, 19h-21h

link para a palestra:

https://meet.google.com/wsv-jqez-ddz

_

Marcela Melo Amorim – Professora de Matemática há 32 anos, já trabalhou na PUC-Rio, Ibmec-RJ, CEFET-RJ, entre outros. Atualmente, é coordenadora geral de Matemática do Colégio Pedro II. Mestre em Matemática pela UNIRIO, com a dissertação intitulada “Os 10 Problemas de Apolônio: Uma proposta para o Ensino Médio”. Especialista em Aprendizagem Matemática pela UERJ. Doutoranda em História da Matemática, no PEMAT/UFRJ, orientada pelo prof. Gerard Emile Grimberg.

_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos 

e-mail: secretaria@arete.org.br

whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

 

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades