ARETÉ

31.03.2022 -

série POETAS-PROFETAS DA MODERNIDADE

No mês de março, o Núcleo de Literatura começará a publicar a série de vídeos POETAS-PROFETAS DA MODERNIDADE.

No Canal do Youtube da Areté.

 

Esta série trata de alguns poetas gregos nascidos na segunda metade do século XIX e com atuação crucial desde o início do século XX.

Foram por nós denominados POETAS-PROFETAS DA MODERNIDADE visto que, cada qual à sua maneira, prenunciaram as grandes correntes do modernismo na literatura neogrega.

 

Vídeo I: KONSTANTINOS KAVÁFIS (1863/1933) – 27’52”

Pesquisa e apresentação: Aspásia Papazanákis

https://youtu.be/1BtSEpht07Y

A série começa com um dos maiores e mais célebres poetas da Grécia moderna que, com sua riqueza temática inimaginável, deu ao mundo poemas históricos, filosóficos e eróticos de primeira grandeza, onde o mergulho no passado conduz ao futuro.

 

Vídeo II: ÂNGELOS SIKELIANÓS (1884/1951) – 29’19”

Pesquisa e apresentação: Maritza Bethánis

https://youtu.be/Ejf2vWinl9g

Um ser singular, idealizador em 1927 dos Festivais Délficos, talvez o poeta mais representativo do encontro entre os cultos da Antiguidade e o espirito da tragédia antiga com o sonho de integração e busca da verdadeira essência humana.

 

Vídeo III: KOSTAS VÁRNALIS (1884/1974) – 16’22”

Pesquisa e apresentação: Vassiliki Constantinidou

https://youtu.be/jc25ZlGmz2w

Originalmente simbolista e essencialmente dionisíaco, Várnalis foi poeta de extrema vitalidade, escritor de versos satíricos e de denúncia que criaram imagens poéticas líricas e, ao mesmo tempo, não convencionais, proclamadoras de uma revolução social.

 

Vídeo IV: KOSTAS KARIOTÁKIS (1896/1928)

Pesquisa e apresentação: Silvia Ricardino

https://youtu.be/an2lJAkkSpM

Elo entre Kaváfis, Sikelianós e Várnalis e os poetas das gerações seguintes, o controvertido Kariotákis foi um solitário inadaptado, que se suicidou aos 32 anos, legando uma obra revestida de pessimismo e ironia, mas audaciosa e inovadora em sua exaltação do não heroísmo e das insignificâncias do cotidiano.

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades