ARETÉ

03.05.2022 -

Sobre a (falsa) suposição sobre a falsa posição no Papiro de Rhind

Em comemoração ao Dia Nacional da Matemática (06 de maio), a palestra tem como tema a tradução diretamente do egípcio ao português de parte do conteúdo do Papiro Matemático de Rhind. Tal tradução serve de evidência contra a aceitação quase universal de que os egípcios antigos utilizavam o Método da Falsa Posição para resolver equações. Serão apresentados alguns argumentos que corroboram para uma nova interpretação dos procedimentos empregados no Papiro de Rhind para resolução de Problemas aHa (aHá), a saber, propondo um “algoritmo” que pode explicar a resolução dos Problemas 24, 25, 26 e 27.

Neste trabalho apresentamos o que é, possivelmente, a primeira tradução diretamente do egípcio ao português de parte do conteúdo do Papiro Matemático de Rhind. Tal tradução serve de evidência contra a aceitação quase universal de que os egípcios antigos utilizavam o Método da Falsa Posição para resolver equações. Apresentamos, sucintamente, alguns argumentos que corroboram para uma nova interpretação dos procedimentos empregados no Papiro de Rhind para resolução de Problemas aHa (aHá), a saber, propondo um “algoritmo” que pode explicar a resolução dos Problemas 24, 25, 26 e 27, os quais são apresentados aqui na versões hieráticas, e em transcrições hieroglíficas, transliterações, traduções interlineares e em nossa tradução final ao português. Também são apresentadas traduções de parte do Problema 21 do Papiro de Rhind e do Problema aHa do Papiro de Lahun.

Link para a tradução: http://www.rbhm.org.br/index.php/RBHM/article/view/18

 

O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.

3/maio, 19h-21h

link para a palestra (via Google Meet):

https://meet.google.com/bwq-hozu-any

_

Fábio Maia Bertato – Possui graduação em Matemática e Doutorado em Filosofia; é Diretor Associado do Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência (CLE – Unicamp) na área de Epistemologia e História da Ciência. É membro da Sociedade Brasileira de História da Matemática (SBHMat) e da Sociedade Brasileira de Lógica (SBL). Possui experiência na área de Matemática, com ênfase em Lógica.

_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos 

e-mail: secretaria@arete.org.br

whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

 

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades