ARETÉ

27.11.2020 -

PERCEPÇÃO DE RITMOS ASSIMÉTRICOS NA MÚSICA TRADICIONAL GREGA Com Marcelo Queiroz

PERCEPÇÃO DE RITMOS ASSIMÉTRICOS NA MÚSICA TRADICIONAL GREGA   Com Marcelo Queiroz

Essa palestra explora aspectos da percepção rítmica no contexto da música tradicional grega, que exibe uma rica variedade de padrões rítmicos assimétricos, isso é, contendo unidades rítmicas (beats) de durações diferentes.  

Um experimento de escuta com estudantes universitários de música foi feito a fim de investigar questões básicas referentes à acurácia temporal e a estrutura métrica percebida pelos voluntários.  

O estudo sugere que a identificação acurada dos padrões rítmicos/métricos na música tradicional grega está longe de ser uma tarefa fácil, mesmo entre os estudantes gregos, ainda que diferenças estatísticas significativas possam ser observadas em função do background cultural.  

A análise estatística das respostas revela correlações entre elementos associados com a dificuldade da tarefa, tais como o grau de concordância entre os participantes, os tempos de resposta e o número de vezes que cada excerto foi escutado, e aspectos musicais tais como andamento, estruturas métricas e simetria/assimetria dos ritmos.

Marcelo Queiroz é Professor Associado do Departamento de Ciência da Computação e vice-coordenador do NuSom – Núcleo de Pesquisas em Sonologia da Universidade de São Paulo. Sua formação inclui bacharelados em Ciência da Computação e em Música/Composição, mestrado em Matemática Aplicada e doutorado e livre-docência em Ciência da Computação. Foi pesquisador visitante nas Universidades de Coimbra (Portugal), Maynooth (Irlanda) e Thessaloniki (Grécia). Seus interesses de pesquisa incluem processamento sonoro/musical/de voz, acústica computacional, música móvel e em rede, modelagem bioacústica e de paisagens sonoras, etnomusicologia computacional e de modo geral análise/composição/performance/improvisação musicais mediadas por tecnologia.

http://arete.org.br/arquivos/FMA2018-perception-asymmetric-rhythms.pdf

http://arete.org.br/arquivos/slides_ritmos_assimetricos.pdf

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades