ARETÉ

03.07.2014 -

Aspectos relevantes da Cultura Helênica

Dimitrios Zevelakis, Cônsul da Grécia em São Paulo, discurso na íntegra, durante a cerimônia de inauguração.
 
"É uma grande honra e prazer participar da inauguração do Areté – Centro de Estudos Helênicos. Esta instituição tem um papel importante na cidade de São Paulo. Apresentar à comunidade helênica e ao público paulistano, mais amplamente, ideias, histórias, arte, música e outros aspectos da cultura, que o espírito helênico produziu durante sua longa trajetória, desde os períodos minóico, cicládico, micênico, arcaico, clássico, helenístico, romano, bizantino, até a fundação do estado grego moderno e hoje.
 
Gostaria de cumprimentar o presidente Sr. StylianosTsirakis e todos os membros da Diretoria Executiva e do Conselho Deliberativo por terem incluído todas estas fases da história do helenismo. Somente assim podem ser percebidos mais claramente os laços de continuidade que as percorrem, em primeiro lugar a língua grega, que sempre foi um elemento central desde Homero até hoje, mas também de vários outros aspectos da civilização grega.
 
Permitam-me destacar três destes aspectos, que acho especialmente relevantes hoje e que, talvez, possam nos inspirar para as futuras atividades do Areté.
Colocar o ser humano no centro do mundo e render-lhe o ponto de referência de todo pensamento e atividade. Isso constituiu uma revolução filosófica, considerando que as civilizações mais antigas, como as da China, Assíria, Babilônia e do Egito, tinham priorizado o bem e o progresso do conjunto ou do soberano, acima de tudo. O indivíduo não existia como noção.
 
A inclusão. A cultura grega é acolhedora, não só no sentido da tão conhecida hospitalidade, mas também no sentido da abrangência. Isócrates, orador e retórico ateniense do quinto século a.C., disse:
//Έλληνες εισίν οι της ημετέρας παιδείας μετέχοντες// São gregos todos aqueles que participam da nossa cultura).
Foi baseado nesta ideia que Alexandre o Grande vislumbrou um estado mundial no qual a língua e a cultura helênica formariam um vínculo entre todos os cidadãos.
 
A liberdade de espírito.
A liberdade de espírito foi uma outra característica do pensamento e da criação grega. Desde Arquimedes, que ignorou o soldado romano ocupador, mandando-lhe embora para não perturbar seus estudos de geometria, até o revolucionário de 1821 que lutou contra o império otomano e conquistou sua independência.
O grande poeta Andreas Kalvos disse:
//Θέλει αρετήν και τόλμην η ελευθερία// (A liberda de precisa de areté e de coragem)
 
Estou convencido de que todos os envolvidos na Areté darão sua colaboração nesta instituição com Areté, coragem e liberdade de espírito.
 
Gostaria de parabenizar todos que contribuíram com a realização deste digno projeto, de desejar muito sucesso nas atividades do Areté e de assegurar a vocês o pleno apoio do Consulado Geral da Grécia em São Paulo e de mim pessoalmente."

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades