ARETÉ

07.05.2016 -

A celebração dos Jogos Olímpicos na antiguidade – segundo encontro

Este será o segundo de quatro encontros promovidos pela Areté em conjunto com a Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp (Univesidade Federal de São Paulo) voltados a aspectos dos Jogos Olímpicos na antiguidade.
O encontro é aberto a todos que queiram participar. Como há limite de vagas (60 pessoas), sugerimos que os interessados se inscrevam através do e-mail secretaria@arete.org.br. Os participantes que quiserem um certificado poderão solicitá-lo no dia no evento.
Neste segundo encontro, cinco estudiosos da Antiguidade Clássica abordarão os poetas Píndaro e Baquílides, aspectos literários e formais de suas produções poéticas e a influência que exerceram nos classicismos francês e russo e em Horácio. Píndaro e Baquílides são poetas gregos do período arcaico tardio que cantaram em seus poemas os vitoriosos os Jogoso Olímpicos gregos. Horácio, poeta latino do primeiro século antes de Cristo, deixou-se influenciar fortemente pela poesia grega e por Píndaro. A seguir está a programação do dia. Pode-se fazer o download do resumo das palestras no link mais abaixo.

10hrs Rafael Frate– ὑστέρων ἀρχὰ λόγων: Píndaro nos classicismos francês e russo
11hrs Érico NogueiraA Horácio leitor de Píndaro – tradução rítmica da Ode IV 2
12 às 14 hrs – intervalo para o almoço
14hrs Paula Correa –Mitos da casa de Atreu em Píndaro
15hrs Giuliana Ragusa –Píndaro (Olímpica 1), Baquílides (Epinício 5): distintas estratégias de celebração de uma mesma vitória atlética
16hrs André Malta Campos –O som das imagens nas Olímpicas

EVENTO GRATUITO

INSCRIÇÕES
Como há limite de vagas (60 pessoas), sugerimos que os interessados se inscrevam através do e-mail secretaria@arete.org.br.

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades