ARETÉ

09.01.2023 -

A cerâmica grega antiga, religião e arqueologia: contextos votivos e usos específicos do vaso como oferenda votiva no espaço feminino

SETEMBRO 2019

Ministrante:
Dra. Juliana Figueira da Hora
Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga (LABECA/MAE-USP)

Este curso tem como objetivo apresentar a cerâmica a partir dos contextos arqueológicos, mais especificamente santuários no período arcaico. É possível observar o comportamento de determinados objetos e a relação com a sociedade a que ele pertenceu. Nos 4 encontros que teremos, aprofundaremos o conceito de pólis e religião no período arcaico a partir de estudos de caso comparativos: Atenas (Ática), Corinto (Peloponeso), Norte do Egeu (Tasos) e nas Cíclades (Paros). A partir da discussão e das relações específicas existentes entre a sociedade e a religião, partiremos para a cerâmica e os seus usos no período arcaico no Mediterrâneo, sua transformação em documento, a trajetória de estudos desde o colecionismo até os estudos arqueológicos até nos depararmos com o contexto votivo, o contexto de culto e os seus usos nos santuários mais importantes do período arcaico grego: o Santuário de Ártemis e o Santuário de Deméter.
Para além destas questões, discutiremos a relação do apotropaico, a iconografia especificamente de proteção, as formas de vaso mais comumente encontradas em determinados santuários. A partir destas relações mostraremos como os arqueólogos possuem condições de chegar às relações  que trouxeram elementos que permitem interpretar o multiculturalismo imbricado aos objetos, o mimetismo e as inovações na decoração da cerâmica figurada em período arcaico, além da demanda em termos quantitativos de determinados vasos que se mostraram carregados de informações  e significados de culto. A partir das características que nos revelaram práticas certamente votivas, desveladas pela sua maneira de exposição, pelos traços decorativos, nos deteremos em 4 estudos de caso, localizados em regiões importantes da Grécia arcaica, a Ática, o Peloponeso, o Egeu do Norte e as Cíclades no sul do Egeu. Estes locais possuem um histórico de conexão e de redes importantes de trocas comerciais, culturais, bastante visíveis na cerâmica pintada de época arcaica. Vamos observar que há uma relação intrínseca ligada às diversas fases de Ártemis e de Deméter, aos ritos de passagem e à proteção da mulher no parto.

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades