ARETÉ

09.01.2023 -

A GRÉCIA, A ARQUEOLOGIA E A IDADE DO FERRO

com Camila Diogo de Souza
De 04/06/2022 a 25/06/2022 – 14h às 16h.

O Núcleo de Arqueologia da Areté convida a professora visitante do departamento de História da UFF Camila Diogo de Souza para oferecer o curso gratuito “A Grécia, a Arqueologia e a Idade do Ferro”, em formato on-line, nos dias 4, 11, 18 e 25 de junho.

 

O curso tem como objetivo apresentar a Idade do Ferro do mundo grego, que ocorreu aproximadamente entre 1100 e 700 a.C. e é conhecida, sobretudo, por meio dos vestígios arqueológicos encontrados nas sepulturas tanto da área continental, quanto da ilha de Creta.

 

A primeira aula abordará sobre o histórico e o recorte cronológico da Idade do Ferro. A segunda e a terceira aulas têm como objetivo apresentar os vestígios arqueológicos de natureza funerária que permitem estudá-lo e identificá-lo como um período atualmente tão diversificado fundamental para o entendimento dos períodos posteriores da história da Grécia. Na última aula discutiremos as novas abordagens e os desenvolvimentos das pesquisas sobre a história e a arqueologia da Idade do Ferro.

 

A atividade integra a programação do Núcleo de Arqueologia da Areté, composto por arqueólogos e historiadores especializados em Grécia, tendo por objetivo a divulgação da pesquisa acadêmica em arqueologia da Grécia para o público em geral e especializado.

 

Para interessados em História, Arqueologia e cultura grega, professores da Educação básica, graduandos em História e áreas afins, historiadores e arqueólogos.

 

Sábados, dias 4, 11, 18 e 25 de junho – 14h às 16h

Curso on-line

Gratuito

Os inscritos que participarem dos 4 encontros terão direito a certificado.

Inscrição e informações:

Celular: (11) 97113-0660

Whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

_

Camila Diogo de Souza — Arqueóloga. Professora visitante do departamento de História da UFF, coordenadora do TAPHOS (Grupo de Pesquisa em Práticas Mortuárias no Mediterrâneo Antigo)/MAE/USP e pesquisadora do LABECA (Laboratório sobre os Estudos da Cidade Antiga)/MAE/USP. Pesquisadora da École française d’Athènes (EfA) e responsável pela publicação do dossiê intitulado “Tombes Géométriques d’Argos II”.

_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos 

e-mail: secretaria@arete.org.br

whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades