ARETÉ

10.03.2023 -

Bizâncio e a Aurora do Renascimento Ocidental

Esta mesa-redonda visa apresentar, analisar e discutir as contribuições e legados bizantinos para o movimento renascentista do Século XV, bem como, a dinâmica e as condições históricas dos processos de preservação do conhecimento e do acervo das obras da antiguidade clássica helênica pelos bizantinos e de sua transmissão para o Ocidente latino.

O Império Bizantino tardio, reduzido e restrito aos territórios antes ocupados pelos estados da Grécia Clássica, reage e refugia-se em sua herança helênica promovendo um renascimento cultural em pleno contexto de deterioração política e econômica. Esta retomada da herança e tradição helênicas torna-se um grande ativo intelectual para a Europa Renascentista. A procura por textos originais e conhecimento dos clássicos e, por outro lado, o avanço do Império Otomano reforçam a migração dos intelectuais bizantinos para as cidades italianas. Professores bizantinos, que carregam consigo a tradição e o acervo literário clássicos, assumem cadeiras nas universidades italianas e europeias para as disciplinas de Língua e Literatura Grega, Filosofia, etc.. Foram destes intelectuais, sejam eles Aristotélicos ou Platônicos, que os homens da Renascença aprenderam a língua, a literatura e a filosofia helênica clássica, elementos importantes de inspiração para as mentes originais do movimento renascentista.

Mediador Raphael Retucci
Convidados Maria Peretto, Nicola Galgano, Jorge Kapotas e Eduardo Henrique Peiruque Kickhöfel

Bibliografia Sugerida
Iorga, N., Byzantium after Byzantium, Center for Romanian Studies, Histria Books, Las Vegas, 1996.
Lymberopoulou, A. & Duits, R. (eds.), Byzantine Art and Renaissance Europe, Routledge, London & New York, 2013.
Plescau, A. I., The Byzantine Influence on the Italian Renaissance, in C. Ignatescu (ed.), 12th LUMEN International Scientific Conference Rethinking Social Action Core Vaules in Practise, 15 – 17 May 2019, Iasi – Romani, pp. 256-262.
Runciman, S., The Last Byzantine Renaissance, Cambridge University Press, Cambridge, 1970.
Setton, K., The Byzantine Background to the Italian Renaissance, in Proceedings of the American Philosophical Society, Vol 100, Number 1, Feb,24, 1956, pp 1-76.
Wilson, N.G., From Byzantium to Italy: Greek Studies in the Italian Renaissance, Duckworth, London, 1992.

Evento presencial e online
1/abril (sábado), 10h30-12h30
O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.

Link para o evento online: https://meet.google.com/eyo-pywn-zji
_

Maria Peretto – Formação em Pedagogia (Sedes Sapientiae/PUC); Jornalismo (Cásper Líbero); e Mestrado em Estética e História da Arte (USP). Vida profissional desenvolvida na área de Turismo e posterior ao Mestrado, como professora de História da Arte, tanto no ensino regular como na preparação de guias de turismo. Hoje desenvolve atividade voluntária no grupo da SIANK (Sociedade Internacional de Amigos de Nikos Kazantzákis), como membro do Brasil.

Eduardo Henrique Peiruque Kickhofel – Graduado em artes plásticas e mestre história da arte, tem doutorado em filosofia. Desde 2008, é professor de História da Filosofia da Renascença na Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Unifesp. Estuda o cosmos renascentista e a formação da ciência moderna, e labora uma nova edição dos manuscritos de anatomia de Leonardo da Vinci.

Nicola Galgano – Licenciado em Filosofia, com mestrado, doutorado e pós-doutorado em Filosofia Antiga pela USP de São Paulo. É autor de Parmênides: não ser como contradição ed. Paulus. É Editor Geral do projeto internacional de publicação: “Eleatic Ontology: origin and reception”.

Jorge Kapotas – Doutor em Matemática Aplicada (IME-USP), Mestre em Modelagem Matemática em Finanças pela (IME-USP), MBA (Anderson School of Management-UCLA), Historiador (FFLCH-USP) e Administrador de Empresas (FEA-USP). Nos EUA foi Vice Presidente da Merrill Lynch Capital Markets e no Brasil ocupou várias posições executivas em diversas instituições financeiras brasileiras e internacionais. Atualmente é CEO da OctaPlus Financial Analytics.

Raphael Retucci – Professor universitário há 12 anos, leciona atualmente em cursos de mestrado disciplinas como Ética e Filosofia do Direito. Psicanalista clínico e oficial da polícia militar, é também presidente da comissão de oratória da OAB e faz parte do núcleo de história da Areté.

_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos 

e-mail: secretaria@arete.org.br

whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

 

 

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades