ARETÉ

05.03.2022 -

Dioniso e as Mulheres

No mês do Dia Internacional da Mulher, os Núcleos de Mitologia e Literatura da Areté convidam o escritor e tradutor Ordep Serra, membro da Academia de Letras da Bahia, para realizar a palestra:

 

Dioniso e as Mulheres

Dioniso era sempre ligado a divindades femininas e todos os estudiosos do culto que lhe era dedicado destacam o que Eudoro de Sousa chamou de “ambiência feminina da celebração”. Nesta palestra, Ordep falará da relação de Dioniso com grandes deusas como Cibele (que Eurípides identifica com Reia), de sua complicada ligação com Hera e com outras deusas, com destaque para Afrodite. O autor tratará também da figura de Sêmele/Tione e fará considerações sobre as bacantes – destacando o papel das mulheres no culto dionisíaco e na vida religiosa dos antigos helenos. A palestra será concluída com um pequeno comentário sobre o que o palestrante chama de vertente feminina da cultura grega e seu extraordinário alcance.

A palestra contará com a mediação de Mary Lafer, professora doutora em Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP.

 

O evento é gratuito. Não é preciso fazer inscrição.

5/março, 17h-19h

link para a palestra: https://bit.ly/DionisoEasMulheres

_

Nas palavras do palestrante Ordep Serra:

Eu me propus um tema que reconheço complexo: daria para um seminário, ou mesmo um curso inteiro. Há pouco, num Simpósio internacional de que participei, assisti uma bela exposição de MIriam Valdès Guia sobre o assunto. Ela o abordou considerando basicamente a iconografia de Dioniso e das bacantes. Tomarei outro caminho. Mas primeiro quero expor os motivos que me levaram a escolha tão ousada. Primeiramente, o propósito de fazer uma homenagem às mulheres no mês que lhes é consagrado. Em segundo lugar, motiva-me o fato de que recentemente concluí uma tradução de As Bacantes, de Eurípides: tenho no prelo um livro que inclui, além do texto tal como o leio e da tradução propriamente dita, acrescida de comentários e notas, um ensaio sobre Dioniso e seu culto. Mas evitarei repetir-me. Vou fazer uma trajetória um tanto sinuosa. Pretendo começar minha fala considerando a ligação íntima de Dioniso com divindades femininas. Quando o Núcleo de Mitologia da Areté me convidou a fazer essa palestra, pediu-me que falasse de Dionioso e Afrodite. Começarei por aí, evocando passagens da tragédia que recentemente traduzi. Mas como todos sabem, Dioniso era sempre ligado a divindades femininas. Falarei da sua relação com Cibele, a Mater Magna asiática, que Eurípides identifica com Reia, de sua complicada ligação com Hera e com outras deusas. Deixarei por último a figura de Sêmele/Tione. Ao tratar de Sêmele, abrirei caminho para algumas considerações sobre a figura das bacantes, sobre o papel das mulheres no culto dionisíaco e na vida religiosa dos antigos helenos, de um modo geral. Penso encerrar a conversa com um pequeno comentário sobre o que chamarei de vertente feminina da cultura grega e seu extraordinário alcance.

_

Ordep Serra é escritor e tradutor, doutor em Antropologia, professor aposentado associado do Departamento de Antropologia da FFCH / UFBA. Ordep é membro da Academia de Letras da Bahia, membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia e presidente de sua Câmara de Patrimônio. Com várias traduções do grego antigo de Hinos Homéricos e Hinos Órficos, Ordep é também estudioso das tradições afro-brasileiras e tradutor de Oriquís dos Orixás (Odysseus Editora). Na tradução das Bacantes, sua mais recente empreitada, procurou recuperar trechos perdidos dessa obra nos versos de uma outra, bastante peculiar, Christos Paschon, escrita por um epíscopo cristão bizantino do século IX d.C., atestando pontos de contato entre o cristianismo e a figura de Dioniso.

Mary Lafer é professora de Língua e Literatura Grega no Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH / USP, tendo obtido mestrado e doutorado na mesma instituição. Tradutora de poesia grega dos períodos arcaico e clássico, recebeu o prêmio da APCA-1996 pela tradução de Os Trabalhos e os Dias de Hesíodo (tradução e comentário, publicado pela Editora Iluminuras). Ensaísta com artigos publicados em revistas e jornais, tem no prelo (Editora Ateliê) tradução e comentários ao Hino Homérico a Afrodite. Pertence ao Conselho Administrativo da Organização Social POIÉSIS em São Paulo.

_

contato

Areté – Centro de Estudos Helênicos 

e-mail: secretaria@arete.org.br

whatsapp: https://bit.ly/WhatsappAreté

tel: (11) 3032-3939  | (11) 97113-0660

 

 

 

 

 

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades