ARETÉ

17.09.2011 -

Fórum Visões sobre a Grécia de ontem e hoje

A “Areté – Centro de Estudos Helênicos” promoveu um ciclo de painéis e debates sobre a cultura grega, de 17 de setembro a 8 de outubro de 2011, dando início às atividades da ONG. O objetivo foi proporcionar uma breve visão sobre a Grécia, do período arcaico até os tempos modernos.
O Fórum de debate interno possibilitou colher subsídios para a elaboração das atividades de 2012. O programa de quatro módulos incluiu como temas: literatura clássica, mitologia, filosofia, história e literatura moderna, além de painéis sobre culinária, danças e música grega. A apresentação dos painéis contou com o apoio de estudiosos da área e, em média, 35 participantes por módulo.
O sábado de Literatura Clássica foi dedicado a Homero, Hesíodo e Píndaro, enquanto o de Mitologia trouxe os heróis Heracles, Teseu e Jasão, tendo como palestrantes, nos dois módulos, Stylianos Tsirakis, Vera Couto e Ivanete Pereira, respectivamente.
A viagem pela Filosofia começou com os Pré-socráticos, passou por Platão e terminou com o painel sobre Aristóteles, contando como palestrantes com os professores Alexandre S. De Santi (PUC), Rachel Gazolla (PUC) e Marco Zingano (USP)
O passeio pela Cultura Grega Atual, realizado no último sábado do ciclo, abrangeu aspectos históricos, a literatura, dança, música e culinária. O primeiro painel “História da Língua Grega e a formação do Estado Moderno Grego” foi realizado por teleconferência diretamente de Atenas, com Kriton Iliopoulos.
“Um olhar sobre a literatura grega do século XX”, contou com participação da professora Lucília Soares Brandão, do Rio de Janeiro,que falou sobre a “Odisséia” de Nikos Kazantzakis; e o painel sobre o poeta Konstantino Kaváfis foi apresentado por Aspasia Papazanakis.
Na parte da tarde, foi a vez de apresentar aspectos da culinária grega, com degustação, por Monique Bouffis; Música Folclórica (Dimotiká), por Stewart Meninn; e Dança folclórica e popular, com o professor Paulo Sertek.

Programação
17 de setembro, das 9 às 12h – Módulo I – Literatura Clássica
Homero – palestrante Stylianos Tsirakis
Hesíodo – palestrante Vera Couto
Píndaro – palestrante Ivanete Pereira
24 de setembro, das 9 às 12h – Módulo II – Mitologia
Heracles – palestrante Stylianos Tsirakis
Jasão – palestrante Ivanete Pereira
Teseu – palestrante Vera Couto
1º de outubro, das 9 às 12h – Módulo III – Filosofia
Pré-socráticos – palestrante Alexandre S. de Santi
Platão – palestrante Rachel Gazolla
Aristóteles – palestrante Marco Zingano
8 de outubro, das 9 às 17h – Módulo IV – Cultura Grega Atual
9h às 10h30 – História da Língua Grega e a formação do Estado Moderno Grego – Teleconferência com Kriton Iliopoulos
10h30 às 12h – Um olhar sobre a literatura grega do século XX
Nikos Kazantzákis – palestrante Lucilia S. Brandão
Konstantino Kaváfis – palestrante Aspasia Papazanakis
13h às 15h30 – Passeio gastronômico palestrante Monique Bouffis
15h30 às 17h – Música e Dança
Música – palestrante Stewart Meninn
Dança – palestrante Paulo Sertek

DEIXE SEU E-MAIL

para receber novidades